CONGRESSO DE PEDAGOGIA UNIFACOL 2021

CONGRESSO DE PEDAGOGIA UNIFACOL 2021

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De 20 a 22 de maio Todos os dias das 19h00 às 21h30
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

1) Inscreva-se gratuitamente no Congresso de Pedagogia, clicando no menu "INSCRIÇÕES" (referente à programação geral do evento, de 20 a 22 de maio);

2) Em seguida, escolha o minicurso de seu interesse para o sábado 22 de maio, das 14h às 16h30, clicando no menu "MINICURSOS" (neste menu, você encontrará a lista de minicursos disponíveis e o link para se inscrever no de sua preferência).


CONGRESSO DE PEDAGOGIA UNIFACOL 2021

Desafios para a pedagogia no cenário de desigualdades e reconhecimento das diferenças

A relação desigualdade-diferença diz respeito ao campo de estudo das ciências sociais preocupado em compreender como é construído socialmente o acesso desigual a bens materiais, simbólicos e culturais, responsável pela oportunidade de vida capaz de conferir reconhecimento ou exclusão do indivíduo. Dessa forma, por um lado, a questão da desigualdade remete aos problemas estruturais do colonialismo, da oligarquia e do patriarcalismo, o que, de certa forma, restringiu e hierarquizou o acesso aos recursos de cidadania. Por outro lado, a diferença social refere-se ao processo de diferenciação cultural, de estilos de vida e de modos de existir, o que torna a vida social plural e diferente (PLUMMER, 2015).

A partir dessa discussão, emergiu um campo de discussão fértil em diversas perspectivas do conhecimento científico tal como a educação, preocupada em compreender, por uma parte, como a questão da desigualdade emerge nos espaços escolares, o que nos permite aprofundar a temática da desigualdade de gênero, de raça, de deficiência e das questões geracionais, por exemplo. Por outra parte, o debate da diferença surgiu com foco no reconhecimento de direitos das populações historicamente marginalizadas pelo pensamento elitista da cultura eurocêntrica e norte-americana. Logo, a reafirmação das diferenças (identidade, sexualidade, grupos raciais, gênero) passa a ser compreendida como fator de pluralidade, aquela que valoriza a conquista e reconhecimento da vida democrática como um caminho de empoderamento do sujeito moderno (HONETH, 2003; HALL; WOODWARD; DA SILVA, 2014).

Com a emergência da Covid-19 e as recomendações sanitárias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi necessário engendrar uma série de modificações em nosso cotidiano. Atividades como: estudo remoto, trabalho na modalidade home-office, redução das atividades do setor de serviço, entre outros aspectos. Tais modificações, entre outras coisas, acentuou a desigualdade social, o que repercutiu no mundo da educação, mobilizando vários desafios: dificuldades de acesso a plataformas de estudos online, falta de familiaridade com as ferramentas pedagógico-tecnológicas, aumento do cansaço mental, maior “tempo de tela” devido à imersão profunda no mundo digital e maior acentuação do adoecimento docente. Paralelamente a isso, assistimos à luta pelo reconhecimento do movimento negro e ressignificação das agendas de luta e emancipação das pautas feministas como denota a professora Nilma Lino Gomes, no texto “Racismo e novo coronavírus: armas mortíferas no Brasil” (2020). Todos esses fenômenos e acontecimentos, trazem novos olhares e reflexões para o campo da educação.

Nesta direção, tal situação desafiadora constitui um momento seminal para o debate acadêmico do Congresso de Pedagogia UNIFACOL 2021, evento online e gratuito, voltado para estudantes e profissionais da educação em geral, o qual, a partir dos esforços reflexivos da sua comunidade acadêmica, procura refletir ousadamente possibilidades de empoderamento e emancipação da educação no atual cenário pandêmico brasileiro, promovendo atividades variadas, conforme descrição a seguir:

1. WEBINÁRIO

(Composto por quatro mesas virtuais, a serem realizadas nos dias 20 e 21 de maio, no horário das 19h às 21h30, nos canais da UNIFACOL no Youtube e Facebook, conforme programação abaixo.)

DIA 20 DE MAIO

19h00 às 20h00 - MESA VIRTUAL 01: Alfabetização e os desafios do cenário atual

Palestrantes: Dra. Magna do Carmo Silva e Dra. Renata Araújo Jatobá de Oliveira.

20h00 às 21h30 - MESA VIRTUAL 02: Educação do campo e o centenário de Paulo Freire

Palestrantes: Dr. Valdir Borges e M.e Isaías da Silva.

Participação: Marcione Santos (concluinte de Pedagogia UNIFACOL)

DIA 21 DE MAIO

19h00 às 20h00 - MESA VIRTUAL 03: Educação das Relações Étnico-Raciais, racismo e desigualdades

Palestrantes: Dra. Maria da Conceição dos Reis e Dr. Wellington Duarte Pinheiro.

20h00 às 21h30 - MESA VIRTUAL 04: Desafios para o trabalho docente no contexto de pandemia

Palestrantes: M.ª Cyntia de Oliveira Freitas, M.e Luciano Aprígio da Silva Júnior e Esp. Renato Duarte Gomes.

2. SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL – dia 22/05, das 09h00 às 11h00, em salas virtuais do Google Meet (os links serão disponibilizados posteriormente):

Organizadas conforme os eixos temáticos, visam a possibilitar reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento (resumos expandidos) e de experiências vivenciadas (relatos de experiência) em estágios ou atividades de prática pedagógica, vídeos, oficinas, cursos, projetos de extensão, produções artísticas, dentre outras vivências. Os trabalhos deverão ser submetidos por e-mail (congressopedagogiaunifacol@gmail.com), no período de 03 a 10 de maio de 2021, conforme normas definidas pelo Comitê Científico. Os textos aprovados e apresentados durante o Congresso serão publicados nos anais do evento (conference proceedings), com ISBN, em formato de e-book. O Comitê Científico, ao emitir o parecer avaliativo a ser encaminhado ao(s) autor(es), poderá solicitar ajustes no trabalho como condição necessária para a publicação no e-book.

As normas para submissão de trabalhos, seja no formato de resumo expandido, seja no formato de relato de experiência, estão apresentadas no menu “TRABALHOS”, neste site do evento.

PREMIAÇÃO: Os 03 (três) melhores trabalhos de cada categoria (resumo expandido e relato de experiência) serão premiados com certificado especial, conforme colocação obtida (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar).

3. MINICURSOS E OFICINAS – dia 22/05, das 14h às 16h30, em salas virtuais do Google Meet (os links serão disponibilizados posteriormente).

As propostas de minicursos/oficinas deverão ser submetidas por e-mail (congressopedagogiaunifacol@gmail.com), no período de 23 a 29 de abril de 2021, conforme normas definidas pela Comissão Organizadora. As normas para submissão de propostas de minicursos ou oficinas estão disponíveis no menu “MINICURSOS”, neste site do evento.

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO E FREQUÊNCIA:

Será conferido certificado de participação aos congressistas inscritos e credenciados, que participarem de ao menos 75% das atividades e que assinarem as listas de frequência, as quais serão disponibilizadas durante a realização das atividades online. O certificado corresponderá ao total de 20 horas de atividades.

CALENDÁRIO DO CONGRESSO DE PEDAGOGIA UNIFACOL 2021:

Evento

Período

Apresentação de propostas de minicursos e oficinas

23 a 29 de abril

Submissão de trabalhos (resumos expandidos e relatos de experiência)

03 a 10 de maio

Inscrições (GRATUITAS) de participantes no congresso

03 a 19 de maio

Divulgação dos trabalhos aprovados e links para as salas virtuais

19 de maio

Realização do Congresso

20 a 22 de maio

Liberação dos certificados

A partir de 14 de junho

Palestrantes

  • MAGNA DO CARMO SILVA
  • RENATA ARAÚJO JATOBÁ DE OLIVEIRA
  • MARIA DA CONCEIÇÃO DOS REIS
  • VALDIR BORGES
  • WELLINGTON DUARTE PINHEIRO
  • ISAÍAS DA SILVA
  • CYNTIA DE OLIVEIRA FREITAS
  • LUCIANO APRÍGIO DA SILVA JÚNIOR
  • RENATO DUARTE GOMES
  • JAILSON SILVA DOS SANTOS
  • PRISCILLA MARIA SILVA DO CARMO PONTES
  • ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO
  • ARIENE GOMES DE OLIVEIRA
  • ANA CONCEIÇÃO CAVALCANTI DE MELO
  • SILVÂNIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ
  • WINNIE GOMES DA SILVA BARROS
  • BRUNA AGLIARDI VERASTEGUI
  • JOSÉ AILTON DIAS DA SILVA
  • MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
  • RIBBYSON JOSÉ DE FARIAS SILVA
  • RIVALDO MENDES DA SILVA
  • WASHINGTON LOPES DA SILVA
  • JOABSON LUIZ PEREIRA

Programação

19h00 - MAGNA DO CARMO SILVA, RENATA ARAÚJO JATOBÁ DE OLIVEIRA MESA VIRTUAL 01: ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO CENÁRIO ATUAL Webinário
MESA VIRTUAL 01: ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO CENÁRIO ATUAL
Local: Canais da UNIFACOL nas redes sociais (Youtube e Facebook).

As professoras Magna Silva e Renata Jatobá, sob a mediação de Nathália Késsia, debatem sobre o tema: "Da educação Infantil à alfabetização: os desafios do processo de aprendizado da leitura e escrita no contexto de pandemia".

20h00 - ISAÍAS DA SILVA, VALDIR BORGES MESA VIRTUAL 02: EDUCAÇÃO DO CAMPO E CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE Webinário
MESA VIRTUAL 02: EDUCAÇÃO DO CAMPO E CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE
Local: Canais da UNIFACOL nas redes sociais (Youtube e Facebook).

Os professores Valdir Borges e Isaías da Silva conversam sobre o tema "Paulo Freire e a Educação do Campo: entre a história e as lutas sociais - um legado para a humanidade", tendo a mediação do professor Allan Figueiredo.

A mesa contará com a participação da aluna concluinte do oitavo período do curso de Pedagogia, Marcione Santos, que atua na rede municipal de Glória do Goitá/PE há 8 anos, na modalidade da educação do campo, com turma Multisseriada:Infantil e 1° ano; Marcione falará sobre o projeto “No Campo Também Podemos”, elaborado por ela e que foi premiado recentemente em concurso nacional.

19h00 - MARIA DA CONCEIÇÃO DOS REIS, WELLINGTON DUARTE PINHEIRO MESA VIRTUAL 03: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, RACISMO E DESIGUALDADES Webinário
MESA VIRTUAL 03: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, RACISMO E DESIGUALDADES
Local: Canais da UNIFACOL nas redes sociais (Youtube e Facebook).

A professora Conceição Reis, coordenadora do Núcleo ERER/UFPE, e o professor Wellington Pinheiro discutem sobre os desiguais efeitos da pandemia na sociedade brasileira e a importância da Educação das Relações Étnico Raciais na formação de professores e no contexto escolar. Mediação: professor Cristiano Dornelas de Andrade.

20h00 - CYNTIA DE OLIVEIRA FREITAS, LUCIANO APRÍGIO DA SILVA JÚNIOR, RENATO DUARTE GOMES MESA VIRTUAL 04: DESAFIOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA Webinário
MESA VIRTUAL 04: DESAFIOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA
Local: Canais da UNIFACOL nas redes sociais (Youtube e Facebook).

Os professores Luciano Aprígio, Cyntia Freitas e Renato Gomes, sob a mediação da professora Lindinalva Queiroz, conversam sobre os desafios para o trabalho docente, e para a educação em geral, no contexto da pandemia da covid-19.

09h00 SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL Apresentação Oral
Local: Salas virtuais no aplicativo Google Meet

Momento reservado à apresentação dos trabalhos submetidos pelos participantes, em diferentes modalidades (RESUMOS EXPANDIDOS e RELATOS DE EXPERIÊNCIA), distribuídos em EIXOS TEMÁTICOS.

14h00 - ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO, ANA CONCEIÇÃO CAVALCANTI DE MELO, ARIENE GOMES DE OLIVEIRA, BRUNA AGLIARDI VERASTEGUI, JAILSON SILVA DOS SANTOS, JOABSON LUIZ PEREIRA, JOSÉ AILTON DIAS DA SILVA, MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA, PRISCILLA MARIA SILVA DO CARMO PONTES, RIBBYSON JOSÉ DE FARIAS SILVA, RIVALDO MENDES DA SILVA, SILVÂNIA MARIA DA SILVA AMORIM CRUZ, WASHINGTON LOPES DA SILVA, WINNIE GOMES DA SILVA BARROS MINICURSOS Minicurso
Local: Salas virtuais no aplicativo Google Meet

Momento reservado para minicursos, conforme lista abaixo (cada congressista só poderá escolher um minicurso, visto que todos serão ministrados no mesmo horário, das 14h às 16h30, do dia 22 de maio):


MINICURSO 01

MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: reflexões sobre as estratégias de leitura

Ministrante:

Me. Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz (http://lattes.cnpq.br/2931674928715770)

Objetivo geral: Pretende-se discutir sobre a importância de desenvolver a competência comunicativa multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN,1996); DIONÍSIO, 2004; 2011) dos estudantes, partindo da reflexão sobre os diferentes papéis da imagem em distintos gêneros textuais/discursivos, dando ênfase à prática pedagógica voltada para a interpretação das relações entre imagem e texto verbal (SANTAELLA, 2012).

Ementa: Gêneros textuais/discursivos. Multimodalidade. Relação imagem-texto verbal. Ideologia.


MINICURSO 02

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM TEMPO DE PANDEMIA: desafios e soluções para os profissionais de educação

Ministrante:

Esp. Ana Conceição Cavalcanti de Melo (http://lattes.cnpq.br/9387816117223787)

Objetivo geral: Possibilitar o conhecimento e análise crítica de conceitos, princípios e métodos de trabalhos referentes à inteligência emocional e resiliência, e suas repercussões na relação aluno/professor.

Ementa: Breve introdução à psicologia. Análise do desenvolvimento humano e a importância da inteligência emocional na inter-relação das suas dimensões biológicas, sociocultural, afetiva e cognitiva. Compreensão do conceito de resiliência humana e a relação entre desenvolvimento humano e o processo educativo.


MINICURSO 03

PEDAGOGIA DO TERREIRO E DIFERENÇAS NA ESCOLA

Ministrante:

Me. Ariene Gomes de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/4289706750046291)

Objetivo geral: Analisar a pedagogia do terreiro como uma fonte de saberes ancestrais guiado pela fé nos Orixás.

Ementa: O papel do panteão africano na vida seus adeptos. A estrutura sagrada do terreiro, cargos de hierarquia e função das pessoas diante da comunidade. Filosofia ancestral e conduta de vida. O Eurocentrismo e imposição da fé cristã, como percussores da intolerância religiosa. Interculturalidade religiosa como alternativa de mudança.


MINICURSO 04

DESIGUALDADE, INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE HUMANA

Ministrantes:

Dr. Wellington Duarte Pinheiro (http://lattes.cnpq.br/2106732778108288)

Dr. Francisco Xavier dos Santos (http://lattes.cnpq.br/9771195472251594)

Objetivo geral: Analisar o entendimento de inclusão como prática humana e pedagógica e sua correlação com a questão conceitual da diversidade, o que nos permite ampliar o horizonte de entendimento da relação inclusão-diversidade.

Ementa: Análise da produção do conhecimento sobre a relação inclusão-diversidade, identificando as limitações presente neste debate. Conceito de inclusão como uma práxis geradora de sentido. As possibilidades de entendimento do conceito de inclusão no cotidiano do educador. Práticas de reconhecimento social e sua relação com o empoderamento cidadão para a educação. Relação inclusão-exclusão e sua implicação para as questões étnico-raciais. Desigualdades sociais no contexto da pandemia.


MINICURSO 05

“ME CONTA DA TUA JANELA”: impactos do ensino remoto na profissionalidade e na saúde mental das professoras dos anos iniciais

Ministrantes:

Dr.ª Priscilla Maria Silva do Carmo Pontes (http://lattes.cnpq.br/4249183668115981)

Dr.ª Winnie Gomes da Silva Barros (http://lattes.cnpq.br/3185895137252047)

Objetivo geral: Compreender os impactos do ensino remoto na profissionalidade e na saúde mental das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa: As emoções que vêm atravessando as professoras nas vivencias das aulas remotas. As mudanças que o ensino remoto trouxe para a profissionalidade docente. Possibilidades e práticas de autocuidado mediante o exercício da profissão.


MINICURSO 06

PSICANÁLISE NA ESCOLA: caminhos para promoção de vínculos saudáveis

Ministrante:

Dr.ª Winnie Gomes da Silva Barros (http://lattes.cnpq.br/3185895137252047)

Objetivo geral: Refletir as implicações dos vínculos afetivos do professor-aluno, bem como as influências no desenvolvimento emocional dos alunos.

Ementa: A relação da Psicanálise no espaço escolar. Os vínculos afetivos entre professor-aluno à luz da psicanálise. Possibilidades de práticas em promoção de saúde emocional para a comunidade escolar.


MINICURSO 07

LGBTFOBIA NA ESCOLA: elaborando propostas de intervenção

Ministrantes:

Esp. Rivaldo Mendes da Silva (http://lattes.cnpq.br/0595613767188534)

Me. Ribbyson José de Farias Silva (http://lattes.cnpq.br/2128386167233994)

Objetivo geral: Propor uma reflexão sobre a LGBTfobia presente no espaço escolar, visando à elaboração de intervenções que considerem as diferenças de gênero e sexualidade na escola e o respeito às diversidades presentes na sociedade contemporânea.

Ementa: Diversidade sexual nos espaços escolares. Estudos do currículo pós-estruturalista. LGBTfobia nas escolas. Produção de intervenções da LGBTfobia nas escolas.


MINICURSO 08

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO XUKURU À LUZ DO PENSAMENTO DECOLONIAL

Ministrantes:

Me. Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo (http://lattes.cnpq.br/9370778718661637)

Me. Maria Roseane Cordeiro de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/8668227557942681)

Objetivo geral: Propor uma reflexão acerca da Educação Escolar Indígena a partir do Pensamento Decolonial, tomando como recorte específico para o diálogo interno no minicurso a Prática Pedagógica Escolar Indígena das/nas escolas do povo Xukuru do Ororubá.

Ementa: As bases do Pensamento Decolonial no confronto das colonialidades: a colonialidade do ser, a colonialidade do poder, a colonialidade do saber e a colonialidade da natureza. A categoria Prática Pedagógica em suas quatro dimensões, segundo Souza (2012): docente, discente, gestora e gnosiológica ou epistemológica. A Prática Pedagógica da Educação Escolar Indígena a partir do Pensamento Decolonial, especificamente no contexto da Educação Escolar Indígena Xucuru.


MINICURSO 09

GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: (des)construindo conceitos

Ministrante:

Esp. José Ailton Dias da Silva (http://lattes.cnpq.br/6434931366576548)

Objetivo geral: Compreender os conceitos de gênero e sexualidade e suas implicações nas práticas educativas nas turmas de dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa: (Des)construção das práticas educativas que permeiam as manifestações de gênero e sexualidade. Discursos e posturas voltadas para meninos e meninas na escola. Possibilidades e práticas que possibilitem a valorização, respeito e igualdade de gênero e sexualidade na escola.


MINICURSO 10

APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 ATRAVÉS DA LITERATURA: educando para as relações étnico-raciais na educação básica

Ministrante:

Me. Bruna Agliardi Verastegui (http://lattes.cnpq.br/8159140554035569)

Objetivo geral: Analisar de que forma a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, pode ser abordada nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental – anos finais, através de textos literários.

Ementa: 1) História e Importância da Lei 10.639/03: Os movimentos sociais que pressionaram a inserção da Lei na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). As alterações na Lei 10.639/03 e sua obrigatoriedade. 2) História e Cultura Indígena: A história indígena a partir de um discurso não hegemônico. A cultura indígena como múltipla e diversa, afastando-se da ideia de um indígena que apenas vive em tribos e não na sociedade contemporânea. Exposição da produção de autores e autoras como Daniel Munduruku, Ailton Krenak e Eliane Potiguara. Leitura de trechos dos referidos autores e autoras. 3) História e Cultura Afro-Brasileira: A história africana a partir de um discurso não hegemônico. A cultura africana como múltipla, uma vez que a África é um continente, com diversos costumes, culturas e organizações. A cultura afro-brasileira como um conjunto de manifestações culturais, incluindo a literatura, que sofreu e sofre influências diretas e ou indiretas da África. Exposição da produção de autores e autoras como Machado de Assis, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus. Leitura de trechos dos referidos autores e autoras.


MINICURSO 11

A NEUROEDUCAÇÃO E O SUJEITO CEREBRAL

Ministrante:

Me. Washington Lopes da Silva (http://lattes.cnpq.br/5308093826955627)

Objetivo geral: Compreender os fundamentos básicos da Neuroeducação e sua relação com o sujeito cerebral.

Ementa: Fundamentos neurocientíficos. A Neuroeducação. O sujeito cerebral e a prática docente.


MINICURSO 12

CRIANDO ATIVIDADES AVALIATIVAS ON-LINE COM O GOOGLE FORMS

Ministrante:

Esp. Joabson Luiz Pereira (http://lattes.cnpq.br/0126393687241277)

Objetivo geral: Proporcionar, aos participantes do minicurso, momentos de reflexão sobre como deve ocorrer a elaboração de atividades pedagógicas com a ferramenta Formulários do Google, contextualizando-a para a realidade do estudante e do professor da Educação Básica

Ementa: Tecnologias na educação. Atividades avaliativas. Metodologias para o ensino. Formulários on-line. Ensino não presencial.


MINICURSO 13

OS DESAFIOS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA O DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Ministrantes:

Jailson Silva dos Santos – Gerente de Políticas Educacionais do Campo / Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (http://lattes.cnpq.br/9408443730572095)

Me. Cyntia de Oliveira Freitas (http://lattes.cnpq.br/5428345747969089)

Me. Isaías da Silva (http://lattes.cnpq.br/1688042279649916)

Objetivo geral: Refletir coletivamente sobre os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 para a Educação do Campo no contexto das Políticas Educacionais.

Ementa: Pandemia da Covid-19. Isolamento Social e Ensino Remoto Emergencial. Desafios da/para Educação do Campo. Políticas Educacionais. Lutas dos Movimentos Sociais Campesinos. Reinvenção Educacional.

Organizador

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACOL (UNIFACOL) - CURSO DE PEDAGOGIA

Rua do Estudante, nº 85 - Bairro Universitário - CEP 55612-650 - Vitória de Santo Antão/PE - Telefone: (81) 31141200
www.unifacol.edu.br