O I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar terá como tema: “AÇÕES INCLUSIVAS QUE CONTEMPLAM A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA PLURALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA". Tendo como objetivo conhecer, fomentar e apresentar ações inclusivas, destacando a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, abordagens que abrangem diversas áreas do conhecimento e convidam ao compartilhamento de saberes.
Neste Congresso enfatizamos a pluralidade da pessoa com deficiência, bem como a participação da família no processo de habilitação e reabilitação, como princípios fundamentais para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, humanizada e sensível aos direitos das pessoas com deficiência.
Para isso, promovemos o encontro de renomados palestrantes do Brasil e da Europa, que atuam em ações inclusivas na perspectiva da pluralidade da pessoa com deficiência, nos âmbitos da saúde, educação e assistência social.
O evento é direcionado a participação de pessoas com deficiência e seus familiares, instituições e gestão de serviços, estudantes e profissionais das áreas de educação, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, serviço social, terapia ocupacional, medicina, educação física e áreas afins e quaisquer outros públicos interessados em compartilhar conosco esse momento de troca.
Histórico
A ADEFIP conta com uma experiência em promoção de eventos desde 2017 com a realização do I Simpósio de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar. A ideia de promover um evento para disseminação do conhecimento e partilha de experiências da instituição com outros serviços, setores e profissionais, nasceu da vontade de levar o trabalho da ADEFIP para além dos muros da instituição.
Dessa forma, oportunizamos momentos de trocas de conhecimento no sentido de potencializar ainda mais a qualidade e excelência dos serviços prestados com práticas baseadas em evidências científicas, aproximando a prática da teoria, perspectiva que a ADEFIP preza na formação de seus profissionais, muitos também pesquisadores, uma vez que temos na instituição a pesquisa viva, que nos dá condição de trabalhar e estudar para melhor entender as demandas da pessoa com deficiência.