Congresso Virtual de Direto da UESB - Direito, Memória e Poder

Congresso Virtual de Direto da UESB - Direito, Memória e Poder

Faça sua inscrição
De 18 a 21 de novembro Todos os dias das 19h00 às 17h00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

O Centro Acadêmico Ruy Medeiros (CARM), entidade representativa dos estudantes de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) apresenta o Congresso Virtual de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, cujo tema é “Direito, memória e poder”. O evento acontecerá exclusivamente em plataforma virtual, de 18 a 21 de novembro de 2020.

Programação

19h00 Cerimônia de Abertura Abertura
Local: Online

Cerimônia de Abertura

19h15 Conferência de Abertura Conferência
Local: Online

Direito, Memória e Poder

Conferencista: Ezilda Melo

09h00 Mesa 1 - Cultura Política Brasileira Palestra
Local: Online

Cultura Política Brasileira, Memória e Poder

JoãoDiógenes e Guilhardes Júnior

19h00 Mesa 2 - Direito Constitucional Palestra
Local: Online

Novas Abordagens Constitucionais: Aportes Epistemológicos - A América Latina e a Colonialidade

Samuel Vida e Fábio Barbosa

09h00 Minicursos Minicurso
Local: Online

Minicursos temáticos oferecidos aos inscritos.

19h00 Mesa de Encerramento - Direito Penal Palestra
Local: Online

Direito Penal

Luciana Silva e Eduardo Viana

20h45 Cerimônia de Encerramento Encerramento
Local: Online

Cerimônia de Encerramento

08h30 Apresentação de Trabalhos Apresentação de Artigos
Local: Online

Apresentação de Trabalhos Aprovados. Acesse a ordem de apresentação clicando em bitly.com/paineldopesquisador

Organizador

CARM UESB

O Centro Acadêmico Ruy Medeiros – CARM, foi fundado em 07 de abril de 1999, e tem por objetivos estatutários o desenvolvimento de atividades de caráter acadêmico, social, político, cultural e recreativo, na qualidade de entidade oficial representativa do corpo discente do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Atualmente, o Centro Acadêmico Ruy Medeiros integra a Coordenação Nacional de Estudantes de Direito (CONED), enquanto Coordenação de Relações Institucionais e Jurídicas, e a Coordenação Regional de Estudantes de Direito (CORED Nordeste 1 – AL, BA e SE), coordenações da Federação Nacional de Estudantes de Direito (FENED), órgão representante de todos(as) estudantes de Direito do País.

O CARM carrega em seu nome a história e a coragem do Prof. Dr. Ruy Hermann Araújo Medeiros, preso político durante o regime ditatorial que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985. Ruy Medeiros foi preso e torturado graças à sua participação em movimentos de resistência ao regime. A primeira prisão ocorreu em 1968, quando protestava em defesa da liberdade dos líderes estudantis, presos pelos militares por causa da realização do Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Ibiúna.

Com base no Decreto-Lei 477, que punia professores, alunos e servidores do ensino por subversão, Ruy Medeiros recebeu outro duro golpe do regime militar, este decorrente de sua vinculação ao Partido Comunista do Brasil/PCdoB: a expulsão, em 1966, da Universidade Federal da Bahia/UFBA, onde cursava Direito. Ele e outros catorze colegas de curso foram proibidos de estudar por três anos. Em 1973, de volta a Vitória da Conquista, já tendo concluído o curso de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador, e iniciado a advocacia, é convidado pelo então prefeito Jadiel Matos para assumir a função de Procurador-Geral do Município (então denominado de Consultoria Jurídica). No entanto, ficou pouco tempo no cargo. Em maio de 1973, foi novamente preso. Mais uma vez, por suas vinculações com o Partido Comunista. Militares fortemente armados o abordaram na Travessa Adriano Bernardes, o jogaram dentro de um fusca e o conduziram até próximo do Distrito de Inhobim. Posteriormente transferido para Salvador, Ruy foi torturado e violentamente espancado.

Atual professor de Teoria da Constituição e Direito Constitucional, o prof. Dr. Ruy Medeiros representa, para o movimento estudantil, a coragem: a necessidade de não ter medo.