Debate "Consultoria em História Oral: Desafios, impasses e potencial"

Faça sua inscrição
Terça, 26 de agosto de 2025 Das 19:00 às 21:00

Sobre o Evento

Para além de uma metodologia de pesquisa acadêmica, a história oral constitui também um campo de prática cultural e profissional que articula dimensões memoriais e comunicacionais. Trata-se de um modo formalizado de produção de conhecimento capaz de gerar memórias públicas e construir sentidos de intervenção qualificada na esfera pública. Essa ação se desdobra e se expressa em trabalhos profissionais como os de concepção e realização de projetos culturais, curadoria e montagem de exposições, assessoria e consultoria para instituições públicas e privadas, criação de acervos e produtos editoriais, roteirização de conteúdos audiovisuais e desenvolvimento de ações educativas.

É para discutir uma dessas linhas de ação, e suas interlocuções com os debates sobre a atividade profissional de pesquisa histórica, que o CUME – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória promove no dia 26 de agosto, às 19h, o debate "Consultoria em História Oral: desafios, impasses e potencial. Realizado on-line, o evento online propõe uma conversa sobre as múltiplas possibilidades de atuação profissional com história oral, discutindo como planejar, precificar e transformar entrevistas em diferentes produtos culturais.

Participação de:

  • Daisy Perelmutter (CUME Lab - São Paulo, SP). Historiadora e socióloga, atua na triangulação entre narrativas de histórias de vida, produção de memória social e processo de produção de subjetividade. Graduada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP, com doutorado em História Social e mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, além de especialização em história oral pela Universidade de Essex. É pós-doutora pela EACH-USP. Possui vasta experiência como gestora e pesquisadora em instituições culturais, tendo atuado na Biblioteca Mário de Andrade e no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

  • Gabriel Vabo (Memória da Eletricidade - Rio de Janeiro, RJ). Mestre em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa (2022), graduado em Arquivologia pela UNIRIO (2021) e em História pela UFF (2014). Sua pesquisa de mestrado, “E os Negros dessa Terra”, utilizou a metodologia da história oral para investigar a trajetória da população negra de Nova Friburgo. Atua como arquivista e historiador no Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, na Gerência de Acervo e Pesquisa. No Convênio Memória Itaipu, participa da implementação do Programa de História Oral da Itaipu Binacional e do desenvolvimento do projeto 50 anos da ITAIPU Binacional: suas histórias e depoimentos.

  • Osias Neves (Escritório de Histórias - Belo Horizonte, MG). Graduado em Ciências Sociais pela UFMG, com especialização em Comunicação e Marketing. Atuou por mais de 20 anos com comunicação corporativa. Fundador e diretor do Escritório de Histórias desde 1999, empresa com mais de 100 projetos de memória institucional, empresarial e comunitária. Planeja e realiza pesquisas com história oral, e outras metodologias, para produzir, livros, websites, painéis e exposições. É escritor, poeta e compositor.

A mediação será de Ulisses M. R. Franco, com abertura de Ricardo Santhiago.



Uma realização do CUME – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória

Criado em 2019, o CUME é um espaço de pesquisa interdisciplinar que reúne pesquisadoras e pesquisadores interessados nos fenômenos da cultura, das artes, da comunicação e da memória, com foco na história do tempo presente. Fundamentado na ideia da história como forma social de conhecimento, o laboratório investiga práticas localizadas dentro e fora da produção acadêmica, com especial atenção às suas bordas e porosidades. Registrado no CNPq, o CUME desenvolve pesquisas coletivas e individuais, promove eventos e publicações, e mantém grupos de estudo permanentes, articulando-se com universidades e diferentes contextos sociais.

O debate é gratuito, aberto ao público e serão fornecidos certificados para os inscritos.

Palestrantes

  • Daisy Perelmutter
  • Gabriel Vabo
  • Osias Neves

Carregando área de inscrição

Organizador

CUME – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória

O CUME – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória (Unifesp/USP) é espaço de pesquisa interdisciplinar que congrega pesquisadoras e pesquisadores interessados nos fenômenos da cultura, das artes e comunicações, da memória e seus processos de elaboração, organização e transmissão, no marco da história do tempo presente. Fundamentado na ideia da história como forma social de conhecimento, o laboratório investiga práticas posicionadas dentro e fora da produção acadêmica – e, com ainda mais ênfase, em suas bordas e porosidades –, valorizando formas plurais de elaboração, organização e transmissão da experiência.