Esta oficina insere-se no conjunto de atividades formativas da disciplina 'Seminário de Pesquisa', ofertada pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas Campus Santana do Ipanema, no semestre 2021.02.
A proposta dos Colóquios de Seminário de Pesquisa está voltada para: o desenvolvimento e a consolidação do projeto de pesquisa dos graduandos, por meio de estudos e debates do referencial teórico e metodológico da disciplina; a reflexão sobre as abordagens qualitativas e quantitativas no âmbito das Ciências Sociais e das Ciências Humanas, em especial na área da Educação; o manuseio de softwares de análise de dados qualitativos e o acesso a banco de dados e repositórios, dentre outros enfoques.
O primeiro colóquio versou sobre 'Normas da ABNT e escrita acadêmica', e foi ofertado pela Profa. Dra. Simone Maria Rocha Oliveira - IF Baiano e IESKS/Assunção-Paraguai, em 23/09/2021.
A segunda atividade, conduzida pela profa. Bela. Luiza Maria Cerqueira Silva - IF Baiano/UFBA, em 14/10/2021, abordou o 'Portal de Periódicos Capes e repositórios: manuseio das plataformas na pesquisa em Educação'.
O terceiro encontro contemplou 'O paradigma pós-estruturalista na pesquisa em Educação', e contou com a participação da Ped. Ma. Stelina Moreira de Vasconcelos Neta - UFBA, em 21/10/2021.
A quarta oficina, ministrada pelo Prof. Me. Arthur Rezende da Silva - IFF/FAETEC-RJ, em 04/11/2021, tratou dos 'Novos horizontes para a pesquisa qualitativa em Educação: a Análise Textual Discursiva'.
A atividade de 12/11/2021, intitulada 'Software de gerenciamento de referências: características e aplicações do Mendeley na pesquisa em Educação', foi conduzida pela Profa. Dra. Alessandra Cabral Nogueira Lima - UFS.
Oficina 06: Contribuições do Materialismo Histórico-Dialético para a pesquisa em Educação
Convidados: Profa. Dra. Sandra Maria Marinho Siqueira – FACED/UFBA e Prof. Me. Francisco Pereira Silva – Unijorge Salvador
Data: 18/11/2021
Horário: 19h00 às 22h00
Google Meet: https://meet.google.com/ttr-ymtf-qgw
Coordenação e mediação dos Colóquios: Prof. Dr. Ferdinando Melo
Público-alvo: discentes matriculados em Seminário de Pesquisa, estudantes do Curso de Pedagogia da UNEAL Campus II, graduandos de outras instituições, pós-graduandos e demais interessados na temática.
Obs.: Serão expedidos certificados de 4 horas para os participantes de cada colóquio, mediante preenchimento de formulário de presença socializado ao longo das transmissões.
Acessar o Google Meet: https://meet.google.com/ttr-ymtf-qgw, às 19h00 de 18/11/2021.
Preencher o formulário de presença e avaliação do evento que será socializado durante a transmissão, para emissão e envio do certificado de 4 horas. Os certificados serão enviados para o e-mail cadastrado na plataforma.
Link para acesso à gravação do colóquio: Contribuições do Materialismo Histórico-Dialético para a pesquisa em Educação
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Campus Santana do Ipanema
Curso de Pedagogia
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1995), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1999), mestrado em Educação e Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, marxismo, movimentos sociais, educação do campo. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (LEMARX) e o Coletivo de Mulheres do LEMARX - Grupo de Estudos sobre a obra de Angela Davis.
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará-UFC, concluído em 2001. Tem experiência na docência de ensino superior na área de Direito, com ênfase nas disciplinas de Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Teoria Geral do Direito, Introdução ao Estudo do Direito, Metodologia da Pesquisa Científica, Ética Profissional, Direito Constitucional e Direito Econômico. Desenvolveu pesquisas na esfera da Teoria Crítica do Direito, dedicando-se atualmente à docência e à pesquisa sobre Teoria Geral do Direito. Ensinou também as disciplinas de Direito do Trabalho, Direito e Legislação Social (Serviço Social) e Direito Empresarial. Tem atuado há uma década na advocacia, especialmente nas áreas de Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Comercial, Direito Tributário, Direito de Família e Direito Administrativo. É colaborador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (LeMarx), localizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA).