Conversa com Pesquisadores: CiênciArte em Ação!

9 de abril de 2021, 15h00 - 17h00

Informações

Imagem de capa: Tá na Rua. Exemplo vivo da "A arte tem de ir aonde o povo está" e mais ainda, "A Arte está onde o povo está!". Amir Haddad com o grupo "Tá na Rua" participou de várias aberturas das Noites do Céu, com cenas de Galileu Galilei, em praças públicas com o Espaço Ciência Viva nas década de 1980-1990 e em eventos comuns posteriormente. Fotografia Acervo Tá na Rua.

Vide Manifesto Tá Na Rua.

Vide Manifesto Espaço Ciência Viva.

Sei que a Arte é irmã da Ciência

Ambas filhas de um Deus fugaz

Que faz num momento

E no mesmo momento desfaz".

Gilberto Gil, Álbum Quanta, 1977.

Essas são palavras do músico Gilberto Gil em sua canção Quanta, que mostra como a Arte e a Ciência são próximas uma da outra. É claro que, assim como Gil, nós do Espaço Ciência Viva somos completamente apaixonados pela junção desses mundos não tão distintos assim, e que podem se apoiar bastante. Gostou da ideia? Na live de abril, te convidamos a conhecer as notáveis experiências cênicas dos nossos convidados dentro do tema!

Respeitável público, o tema da Conversa com Pesquisadores de abril é “CiênciArte em ação!”.

Os convidados são:

Prof. Dr. Leonardo Maciel Moreira, ator e diretor de teatro. Professor e pesquisador no Campus Macaé da UFRJ, coordenador do Projeto Ciênica e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (IQ-UFRJ).

Educadora Leticia Guimarães, diretora de teatro no Museu da Vida (Fiocruz), bacharel em Artes Cênicas, atriz e especialista em Arte, Cultura e Sociedade no Brasil.

Nossos convidados possuem importantes vivências na interface Ciência e Arte no teatro. No nosso encontro eles vão contar como essa intersecção se apresenta e todos os desdobramentos, desde a produção e criação das peças à resposta do público e o aprendizado geral!

Além disso, a mediação vai ser feita por feras da equipe ECV:

Eleonora Kurtenbach, pós-doutora em Biologia Molecular pelo NIMR de Londres, Reino Unido, professora Associada do Instituto de Biofísica da UFRJ e presidente do Espaço Ciência Viva.

E Paulo Henrique Colonese, mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra, tecnologista em Saúde Pública do Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) e secretário-geral do Espaço Ciência Viva.

A live de abril integra o 11º Simposio de Ciencia, Arte e Cidadania, no biênio 2020/2021.

Venha ver esse espetáculo!

Entrada gratuita. É só acessar nosso canal do Youtube ou a página do Facebook do Espaço Ciência Viva pra ficar por dentro!

Aos interessados em certificado, as orientações estão na seção de Credenciamento aqui da página.

Te esperamos lá!

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Letícia Guimarães da Silva

Saiba mais

Eleonora Kurtenbach (mediadora)

Saiba mais

Paulo Henrique Colonese (mediador)

Saiba mais

Leonardo Maciel Moreira

Programação:

Abertura Abertura · Eleonora Kurtenbach (mediadora)

Conversa com Pesquisadora: Letícia Guimarães Seminário · Letícia Guimarães da Silva

Conversa com Pesquisador: Leonardo Maciel Moreira Seminário · Leonardo Maciel Moreira

Debates e Encerramento Encerramento · Paulo Henrique Colonese (mediador)

Credenciamento

As Lives Conversa com Pesquisadores são livres a abertas a todos os públicos.

A inscrição não é obrigatória. Basta seguir o link da transmissão.

A inscrição e o formulário de Avaliação são necessários para a emissão do Certificado de Participação.

Link para o Formulário de Avaliação.

O Formulário de Avaliação da Live Conversa com Pesquisadores: CiênciArte em Ação será ativado às 17h do dia 9 de abril, ao final da transmissão.

A avaliação é necessária para a emissão e envio eletrônico dos Certificados.
É necessária apenas para quem desejar obter o Certificado.
A avaliação tem como objetivo aperfeiçoar as LIVES do Ciência Viva.

Os comentários podem ser divulgados na página do site do Espaço Ciência Viva. (sem identificação, apenas com as iniciais, idade).

Caso não deseje que sejam publicados é só não autorizar no próprio formulário.

Agradecemos sua colaboração na melhoria das atividades do Espaço Ciência Viva.

As avaliações devem ser respondidas das 17h do dia 9 de abril até as 24h do dia 14 de abril.
Os certificados digitais serão enviados de 16 a 19 de abril.

Espaço Ciência Viva

O Espaço Ciência Viva é uma Associação Civil sem fins lucrativos.

E uma incrível história de paixão e envolvimento pela Ciência e pela Educação.

Uma história com muitas alegrias, desaxxfios e conquistas e de muita colaboração para manter o sonho em Divulgação e Educaç&atildxxxe;o em Ciências vivo!

Letícia Guimarães da Silva

Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz


Atriz, Diretora de teatro, Performer, Humorista.

Leticia Guimarães é bacharel em Artes Cênicas, com especialização em Arte, Cultura e Sociedade no Brasil. Trabalha há mais de duas décadas como atriz e diretora de teatro. Ingressou no Museu da Vida em 2003 como bolsista do Ciência em Cena. Participou de diversas peças do espaço, até se integrar à equipe em 2012. Dirigiu produções artísticas e teatrais mais recentes do Ciência em Cena, Tenda da Ciência Virgínia Schall, abordando múltiplas linguagens artísticas e cênicas.

Coautora do livro Ciência em Cena: teatro no Museu da Vida. Conheça essa incrível história aqui,

Conheça os espetáculos aqui.

Veja fotos dos espetáculos aqui.

Eleonora Kurtenbach (mediadora)

Espaço Ciência Viva / UFRJ


Graduada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1988) e Pós-doutorado no NIMR de Londres, Reino Unido (1991). Foi Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho de (2011 a 2013). Atualmente é Professora Associada IV da UFRJ e Presidente do Espaço Ciência Viva, um dos museus pioneiros da Divulgação Científica do Brasil. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: defensinas de plantas, cardiopatias autoimunes, controle de expressão gênica e expressão de proteínas de interesse biotecnológico em sistemas heterólogos. Desenvolve projetos e orientações em Divulgação Científica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1920923288705691

Paulo Henrique Colonese (mediador)

Espaço Ciência Viva / Museu da Vida, COC, Fiocruz


Graduado em Bachalerado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra com tema o Laboratório de Matemática na formação de professores, 2014). Tecnologista em Saúde Pública do Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde já atuou no Serviço de Visitação e Acolhimento de Público (Parque da Ciência e Ciência em Cena) e atualmente no Serviço de Itinerância, Ciência Móvel. Coordenador dos módulos interativos e participativos de Matemática e Física do Espaço Ciência Viva, Ex-professor do curso de licenciatura em Matemática do Centro Universitário UNIABEU e do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Áreas de investigação: Educação Matemática, Educação em Ciências, Formação de Professores, Educação em tecnologias de informação e comunicação, Educação não formal, Desenvolvimento de Exposições e Formação de Mediadores, Experimentos Interativos, Mapas Conceituais. No Ciência Móvel, desenvolve trabalhos explorando as interações entre Ciência e Arte no campo não formal, formação de mediadores e desenvolvimento de experimentos interativos e cadernos de mediação. No Mestrado Profissional em Educação Matemática investigou o conceito e o papel do Laboratório de Matemática na formação de professores da Educação Básica, produzindo uma coleção de Cadernos Didáticos sobre jogos matemáticos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1432256231448414

Leonardo Maciel Moreira

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé Aloísio Teixeira


Licenciado em Química (UFJF), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (USP).

É pesquisador no Mestrado Profissional em Ensino de Química, da Pós Graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRJ (PEQUI-IQ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ), parecerista nos periódicos Educação e Pesquisa (USP), Iniciação e Formação Docente (UFTM) e Revista Virtual de Química, sendo consultor da FAPEAM.

Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Química e colaborador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-Formal e Divulgação em Ciência (GEENF-USP) e na Rede Latino Americana de Pesquisa em Ensino de Química (RELAPEQ).

É professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, atuando nas graduações em Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Química - Macaé no período de 2012-2013 e coordenador de Extensão Universitária do Campus Macaé da UFRJ (2014-2016).

Coordena o Projeto Ciênica, que visa a enculturação artística e científica. Recebeu o prêmio de menção honrosa na realização de atividades de extensão universitária nos anos de 2010 e 2013, e prêmio de menção honrosa em pesquisa científica no ano de 2015. Conheça os espetáculos do Projeto Ciênica aqui.

 

Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências, focalizando os temas teatro de temática científica e formação de professores (saberes e identidade docente).