Seminário de pesquisa Cultura Pop e Ação Historiadora

Um encontro de exploração das relações entre a pesquisa histórica e a cultura pop como objeto e como linguagem

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De 1 a 2 de outubro Todos os dias das 09h00 às 21h00

Sobre o Evento

Promovido pelo CUME – Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória (Unifesp/USP) e com apoio do LabhPac e da Rede Brasileira de História Pública (RBHP), o Seminário de Pesquisa Cultura Pop e Ação Historiadora constitui-se como espaço para reflexões provocativas sobre a relação entre a cultura pop e a história: como objeto de análise da comunidade historiadora, como campo de observação (com conjuntos de fontes específicos, capazes de fornecer materiais e suscitar interpretações para diversas perspectivas de estudo histórico) e como linguagem (enquanto recurso de comunicação da pesquisa histórica e de desenvolvimento de práticas participativas de investigação, em diálogo com a história pública).

O evento parte do entendimento da cultura pop – em suas múltiplas e por vezes conflitantes elaborações conceituais – como um elemento estruturante da contemporaneidade. Busca-se, a partir dele, construir espaços de diálogo, reflexão, trocas e compartilhamentos de experiência que permitam despertar uma reflexão coletiva acerca de como a comunidade historiadora pode se aproximar, tensionar e problematizar seus produtos, sujeitos, relações e produções – e como ela, de fato, tem feito isso. Assume-se, de saída, a relevância da cultura pop como um elemento que produz identificações, subjetividades, memórias, relatos (auto)biográficos e representações que informam sobre as relações entre o individual e o coletivo, sujeito e nação, mercado e Estado, academia e sociedade, transitando entre esses pólos e suas nuances.

Com grande abrangência e diversidade temática, o Seminário de Pesquisa Cultura Pop e Ação Historiadora tem como proposta convidar pessoas comprometidas com a análise dos fenômenos da cultura pop – que remontam ao século XX, mas que intensificaram-se a partir dos anos 1980, e suas atualizações/expansões no século XXI – a apresentar suas pesquisas, iniciando um diálogo em rede. A chamada para trabalhos está aberta até 10 de agosto de 2025. São bem-vindas propostas de resumos em múltiplos níveis (professores, pesquisadores, profissionais e estudantes) que remetam a investigações ou reflexões sobre a cultura pop, formuladas a partir da prática historiadora.

Percorrendo discussões e problemas teóricos e conceituais estruturantes na construção de uma agenda de investigações sobre a cultura pop dentro da disciplina da História, o seminário buscará abarcar, entre outros, trabalhos pertinentes a:

  1. Desafios, abordagens metodológicas, experiências historiográficas com, através e na análise da cultura pop;

  2. Cultura pop, mercado, indústria e consumo;

  3. Fontes, memórias, arquivos e objetos da cultura pop no tempo presente;

  4. Intersecções entre cultura pop, identidades e interseccionalidades na construção das subjetividades contemporâneas;

  5. Engajamentos, política e manifestações no espaço público;

  6. Cultura pop, produção historiográfica e as suas múltiplas linguagens e expressões artísticas;

  7. Trajetórias, percursos e experiências de grupos e sujeitos no campo da cultura pop;

  8. Oralidades, memórias e narrativas de pertencimento, lembrança ou afetos;

  9. Fandoms e redes sociais como espaços de produção de memória;

  10. História do tempo presente e disputas narrativas: polêmicas e funções da cultura pop no presente.

Em cada um desses eixos, adotamos uma perspectiva ampla, considerando que os trabalhos podem abordar diversas manifestações no âmbito do pop: música, televisão, quadrinhos, games, esportes, redes sociais, streamings e cultura digital, moda, entre outros.

Provocando refletir sobre a cultura pop, seus atravessamentos na contemporaneidade e diferentes ações historiadoras possíveis, o Seminário de Pesquisa Cultura Pop e Ação Historiadora chama a comunidade historiadora para, ao longo de dois dias de intensos encontros virtuais, ouvir, ver, sentir, experienciar e problematizar um eixo estruturante de nosso tempo presente. Por isso, historians: get in formation and Let's Go!

Palestrantes

  • Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho
  • Carlos Eduardo Barzotto
  • Carlos Eduardo Pereira Oliveira
  • Francisco Diemerson de Sousa Pereira
  • Henrique Cintra Santos
  • Iuri Bauler Pereira
  • Íra Lopes Barillo
  • Márcio dos Santos Rodrigues
  • Mônica Rebecca Ferrari Nunes
  • Paul Jardim Martins Afonso
  • Robson Scarassati Bello
  • Ronald Canabarro
  • Samantha Viz Quadrat
  • Soleni Biscouto Fressato
  • Vanessa Spinosa

Programação

10h00 Sessão 01 - Fontes, memórias, arquivos e objetos da cultura pop no tempo presente Apresentação de Trabalhos
Local: Salas virtuais

Sessão 01 - Fontes, memórias, arquivos e objetos da cultura pop no tempo presente

Mediação: Ulisses Marques

Data/Horário: 01 de outubro de 2025, 10h

TV Pinel e Bicho de Sete Cabeças: produções midiáticas nas políticas de saúde mental no Brasil

Jonas João do Nascimento

Vozes e Narrativas de pertencimento em projetos editoriais de oralidade

Nelson Barros da Silva Junior

Cinema e Ensino de História: representações do processo de colonização em Avatar (2009)

José Bonifácio de Andrade Lima, Carla Monteiro de Souza

Deus é pop: um olhar historiográfico sobre a cobertura da cultura pop pelo periódico evangélico RELEVANT Magazine

Luca Lima Iacomini

Trupe Chá de Boldo – 20 anos de experimentações artísticas e resistências

Lúcia Soares da Silva

14h00 Sessão 02 - Cultura pop, produção historiográfica e as suas múltiplas linguagens e expressões artísticas Apresentação de Trabalhos
Local: Salas virtuais

Sessão 02 - Cultura pop, produção historiográfica e as suas múltiplas linguagens e expressões artísticas

Mediação: Ivan Lima (UFG)

Data/Horário: 01 de outubro de 2025, 14h

Um verão gaúcho na tela: circulação e recepção de Houve uma vez dois verões em 2002

Tiago Gonçalves

Entre o sensível e o pop: curadoria pública e escuta historiadora na obra de Sérgio Panceri

Michel Kobelinski

História viva: cultura pop e literatura, denúncia que atravessa séculos

Isabela Maria Queiroz Fonseca

A carne aberrante: configurações da monstruosidade em “Tomie”, de Junji Ito

Alanis Zambrini Gonçalves

Tensões no palco principal: o projeto do Latin Grammy e os embates com a comunidade cubana exilada

Igor Lemos Moreira

16h00 - Carlos Eduardo Pereira Oliveira, Iuri Bauler Pereira, Robson Scarassati Bello Rastros do pop? Arquivos, fontes e métodos de pesquisa Mesa Temática
Local: Sala principal

A mesa propõe uma reflexão sobre os desafios metodológicos na pesquisa em cultura pop, com ênfase no acesso e constituição de arquivos, no emprego de fontes de diferentes naturezas e na construção de abordagens historiográficas inovadoras, voltadas à multiplicidade de suportes e linguagens presentes na cultura pop.

19h00 - Henrique Cintra Santos, Íra Lopes Barillo, Paul Jardim Martins Afonso, Ronald Canabarro Transgressão! Gênero, performance e sexualidade na cultura pop Mesa Temática
Local: Sala principal



História pop? A linguagem da cultura pop na produção histórica

10h00 Sessão 03 - Interpelações entre cultura pop, identidades e interseccionalidades na construção das subjetividades contemporâneas Apresentação de Trabalhos
Local: Salas virtuais

Sessão 03 - Interpelações entre cultura pop, identidades e interseccionalidades na construção das subjetividades contemporâneas

Mediação: Livia Lima

Data/Horário: 02 de outubro de 2025, 10h

Disputas Discursivas sobre Trabalho Sexual no Cinema: uma análise do filme Anora (2024)

Beatriz Bertoncini Rodrigues

Que tempo bom: a popularização do passado e da cultura pop negra em Sr. Tempo Bom de Thaide & DJ Hum

Igor Henrique Morais

“Sou uma moça sem recato”: sensualidade, sexualidade e sexualização das mulheres da música brasileira nas décadas de 1970 e 1980.

Sabrina Pinheiro Freitas Madeiras

A mulher como protagonista na dramaturgia brasileira: um paralelo entre Malu Mulher (1979-1980) e Todas as Flores (2022)

Anne Araujo Vilela, Lisandro Magalhães Nogueira

Game Over nos Jardins: homofobia, música e o fechamento do Atari Club

Vinícius Magnun Santos Rocha

14h00 Sessão 04 - Narrativas midiáticas, fandoms e redes sociais como espaços de produção de memória Abertura
Local:

Sessão 04 - Narrativas midiáticas, fandoms e redes sociais como espaços de produção de memória

Mediação: Ludmila Masih

Data/Horário: 02 de outubro de 2025, 14h

(R)existência digital: representação e recepção de mulheres indígenas no TikTok

Glicia Kaliane Lucas Machado de Souza

Emocore.com - internet e música nos anos 2000.

Leandro Antonio Batista

"Ainda tem gente que escuta CD? Que coisa do passado!": a difusão do Tecnobrega com a ascensão das redes sociais (2007-2024).

Luara dos Santos Cabral

Memória, Esquecimento e Narrativa histórica em The Last of Us

Marina Luz de Carvalho

This is genius marketing: A estratégia para o lançamento do álbum “The Death Of Slim Shady: Coup de Grâce” e a recepção do vídeo “THE FACE-OFF”

Leonel Dimas Remícius Barbosa Casco, Bruno Schimidt

16h00 - Carlos Eduardo Barzotto, Márcio dos Santos Rodrigues, Soleni Biscouto Fressato, Vanessa Spinosa História pop? A linguagem da cultura pop na produção histórica Mesa Temática
Local: Sala principal

A mesa discutirá como diferentes recursos, códigos e fórmulas da cultura pop têm sido, ou podem ser, incorporados na escrita, produção e comunicação da história, particularmente aquela visando públicos não acadêmicos.

19h00 - Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho, Francisco Diemerson de Sousa Pereira, Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Samantha Viz Quadrat Consumo, logo sou! O consumo como experiência histórica e narrativa Mesa Temática
Local: Sala principal

A mesa abordará as práticas de consumo da e na cultura pop como experiência histórica e como forma de construção narrativa de si e do próprio tempo, assumindo o pop como espaço de produção e negociação de identidades, sentidos e pertencimentos.

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Apoiadores

Organizador

CUME – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória

O CUME – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória é espaço de pesquisa interdisciplinar que congrega pesquisadoras e pesquisadores interessados nos fenômenos da cultura, das artes e comunicações, da memória e seus processos de elaboração, organização e transmissão, no marco da história do tempo presente. Fundamentado na ideia da história como forma social de conhecimento, o laboratório investiga práticas posicionadas dentro e fora da produção acadêmica – e, com ainda mais ênfase, em suas bordas e porosidades –, valorizando formas plurais de elaboração, organização e transmissão da experiência.