Curso totalmente Gratuito, 100% virtual e com emissão de certificado de 160h emitido pelo Instituto Federal de Alagoas. Não será aprovado o/a participante que não obtiver o mínimo de nota 7 ao final do curso, bem como quem não obtiver o mínimo de 75% de registro de presenças no curso.
Curso com Prof. Dr. Hugo Brandão e participações especiais dos professores Dr. Flávio Veiga e Doutorando Wilson Ceciliano.
Este curso é fundamental para aqueles que desejam produzir trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas de alta qualidade, seguindo as melhores práticas e os padrões da ABNT. Durante o curso, serão explorados os princípios e as características da pesquisa científica, compreendendo sua relevância. Além disso, terá uma introdução à linguagem e à escrita acadêmica, entendendo as etapas fundamentais da redação científica. O presente curso tem como objetivo central a formação teórico-prática em escrita acadêmica, com ênfase na produção textual orientada para os principais gêneros utilizados no meio científico. Alinhado às exigências atuais do meio educacional e profissional, o curso tem como diferencial a culminância com a organização e publicação de uma coletânea de textos acadêmicos elaborados pelos participantes, sob orientação e revisão docente. Assim, além de formar redatores acadêmicos competentes, a proposta promove o incentivo à produção autoral e à inserção dos discentes na cultura científica. Assim, objetivamos capacitar os participantes para a elaboração de textos acadêmico-científicos de forma clara, coesa, ética e adequada às normas técnicas, promovendo a autonomia na pesquisa, na escrita e na publicação científica, bem como trabalharmos especialmente como escrever trabalhos acadêmicos; incluindo a produção de gêneros como fichamento, resumo e resenha. O curso oferece um foco especial na elaboração de projetos, dando atenção minuciosa aos elementos essenciais, como tema, introdução, justificativa e objetivos. Temos como metas abordarmos a estrutura de um artigo científico, assim como dois tipos comuns de relatórios: pesquisa e estágio, de maneira didática e passo a passo, e, também, abordamos elemento constituinte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de serem fornecidas sugestões valiosas para o momento da defesa. Uma das nossas metas principais é discorrermos acerca da elaboração de trabalhos acadêmicos/científicos altamente elaborados, fornecendo as habilidades e técnicas necessárias para alcançar excelência acadêmica. Temos por objetivos específicos:
- Apresentar e ensinar os diversos textos acadêmicos, numa escala crescente de complexidade, desde o Fichamento até o TCC;
- Conhecer a estrutura e a finalidade dos testos acadêmicos e formatá-los segundo as normas da ABNT;
- Conhecer dicas importantes para a apresentação oral de trabalhos científicos.
- Compreender os fundamentos da linguagem acadêmica e sua função no meio científico;
- Dominar as normas da ABNT para formatação, citação e estruturação de textos;
- Produzir, com acompanhamento docente, os principais gêneros acadêmicos (fichamento, resumo, resenha, artigo, projeto e relatório);
- Desenvolver competências para a revisão crítica e a reescrita de textos científicos;
- Estimular a autoria responsável e ética na escrita acadêmica;
- Organizar e publicar, ao fim do curso, uma coletânea com os textos produzidos pelos participantes.
Metodologia:
A metodologia deste projeto será ativa, participativa e dialógica, articulando fundamentos teóricos, análise de modelos textuais e práticas de escrita. O curso será estruturado em quatro módulos mensais, com aulas síncronas às quartas-feiras e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. Cada encontro incluirá exposições dialogadas com recursos digitais, leitura e discussão de textos teóricos e acadêmicos, oficinas de escrita e reescrita, orientação individual ou em grupo, rodas de leitura crítica e preparação de textos conforme normas editoriais. O primeiro módulo introduz os fundamentos da pesquisa científica e da linguagem acadêmica, destacando sua relevância para a formação estudantil. O segundo módulo explora as etapas da escrita científica e técnicas de redação acadêmica. O terceiro foca a produção de gêneros como fichamento, resumo e resenha. No quarto módulo, os participantes desenvolverão projetos de pesquisa, com atenção à elaboração de cada seção: tema, introdução, justificativa, objetivos, metodologia, desenvolvimento e considerações finais. Por fim, o quinto momento concentra-se na produção do artigo científico e dos relatórios de pesquisa. Ressaltamos que haverá atividades avaliativas durante todo o curso e avaliação final, a qual consiste na entrega do texto escrito para publicação. Texto que será avaliado e passível a aprovação ou reprovação enquanto material acadêmico a ser publicado como produção acadêmica/científica do nosso curso. Não será aprovado o/a participante que não obtiver o mínimo de nota 7 ao final do curso, bem como quem não obtiver o mínimo de 75% de registro de presenças no curso. A metodologia adotada será predominantemente ativa, participativa e dialógica, com articulação entre fundamentos teóricos, análise de modelos textuais e atividades práticas. O curso será dividido em quatro módulos mensais, organizados progressivamente do estudo teórico à produção textual final. As aulas serão compostas por:
- Exposições dialogadas com uso de recursos didáticos digitais;
- Leitura e discussão de textos teóricos e exemplos de produções acadêmicas;
- Oficinas práticas de escrita e reescrita;
- Sessões de orientação individual ou em grupo sobre os textos em desenvolvimento;
- Rodas de leitura crítica e revisão coletiva;
- Preparação de textos para publicação com formatação editorial adequada.
Programação:
A Estrutura Programática e Cronograma se dará com aulas virtuais síncronas pelo Google Meet, semanais às quartas-feirase às sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. Consulte na programação oficial. Destacamos que na PROGRAMAÇÃO oficial que consta nesse site, só foram inseridas as aulas virtuais síncronas das Quartas-feiras, deixando em cada aula a seguinte observação que reforçamos novamente aqui: "continuação desta aula na sexta-feira da mesma semana,em mesmo horário, das 14h30 às 16h30!"
Avaliação:
O processo avaliativo será contínuo e formativo, centrado em três dimensões:
- Participação ativa e reflexiva nas aulas e oficinas (30%);
- Qualidade e progressão das produções textuais ao longo do curso (30%);
- Entrega e adequação do texto final às normas editoriais e científicas (40%).
Justificativa:
A necessidade de aprimoramento na produção textual acadêmica é recorrente em diversos níveis de ensino. Muitos estudantes e profissionais demonstram dificuldades ao redigir textos científicos, seja por desconhecimento das normas técnicas, seja pela ausência de práticas formativas consistentes. A proposta deste curso parte da premissa de que escrever academicamente é uma competência que pode – e deve – ser desenvolvida por meio de formação continuada, prática orientada e acompanhamento sistemático. Além disso, ao propor a publicação coletiva de textos como produto final, o curso busca não apenas formar escritores acadêmicos, mas também introduzir os participantes nos processos de curadoria editorial, revisão técnica e divulgação científica, incentivando o protagonismo estudantil e a valorização da produção intelectual. O curso justifica-se fundamentalmente pela necessidade e importância de capacitar estudantes e profissionais para produzir trabalhos de qualidade no âmbito acadêmico. Há exigências acadêmicas e profissionais cada vez mais rigorosas em relação a produção de textos científicos. Em instituições educacionais e ambientes profissionais, a produção de trabalhos acadêmicos de alta qualidade é frequentemente requisitada. Esse curso proporciona as habilidades necessárias para atender a essas exigências, capacitando os participantes a elaborar documentos acadêmicos bem estruturados, claros e consistentes. Escrever trabalhos acadêmicos exige habilidades específicas de pesquisa, redação, formatação e referências bibliográficas. O curso oferece um conjunto de conhecimentos que são fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional, aprimorando as habilidades de comunicação escrita e análise crítica. Enfim, O curso justifica-se pela necessidade de capacitar os estudantes e profissionais com habilidades essenciais para a produção de trabalhos acadêmicos de alto nível, alinhados às exigências das instituições e ambientes profissionais. Ao propormos uma publicação coletiva de textos como produto final, o curso busca não apenas formar escritores acadêmicos, mas também introduzir os participantes nos processos de curadoria editorial, revisão técnica e divulgação científica, incentivando o protagonismo estudantil e a valorização da produção intelectual.
Resultados Esperados:
Os resultados esperados para nosso curso são variados e incluem uma série de objetivos alcançáveis pelos participantes. Por exemplo, evolução nas habilidades de escrita, resultando em um aprimoramento na redação acadêmica, incluindo clareza, coesão, precisão e fluidez na comunicação escrita. Há também o desenvolvimento da capacidade de pesquisa eficiente, onde os alunos passarão a conduzir pesquisas de forma eficaz, identificando fontes confiáveis e coletando e organizando informações relevantes para seus trabalhos. Espera-se que haja uma maior capacidade de elaboração de trabalhos acadêmicos bem estruturados. Os alunos compreenderão a importância de introduções, desenvolvimento, conclusões e demais seções pertinentes de acordo com o tipo de trabalho. Além disso, espera-se que os participantes dominem a produção de diferentes gêneros acadêmicos, como resumos, resenhas, fichamentos, artigos científicos, entre outros, de acordo com a demanda do meio acadêmico ou profissional. Enfim, esperamos como resultado que os estudantes se sintam mais confiantes e competentes na produção de trabalhos acadêmicos, podendo aplicar as habilidades adquiridas em suas futuras atividades acadêmicas ou profissionais. Esses resultados esperados visam capacitar os alunos para enfrentar os desafios da produção acadêmica, tornando-os mais proficientes na elaboração de textos científicos. Assim ainda destacamos enquanto resultados esperados:
- Apropriação teórico-prática das principais normas e estruturas da escrita científica;
- Produção autônoma de textos acadêmicos com clareza, precisão e originalidade;
- Ampliação das competências argumentativas e comunicativas em contexto acadêmico;
- Formação ética na prática da escrita e do uso de fontes;
- Publicação de coletânea científica composta pelos textos produzidos no curso, representando a materialização do aprendizado e a valorização da autoria discente.
Cronograma Detalhado – Aulas e Atividades:
Carga horária do Curso serão distribuídas em momentos Síncronos – virtualmente com a “presença” virtual do professor e “presenças” virtuais dos participantes na plataforma do Google Meet – e Assíncronos, sem a presença do professor e com atividades a serem realizadas que contabilizarão a carga horária do curso. Na PROGRAMAÇÃO oficial que consta nesse site, só foram inseridas as aulas virtuais síncronas das Quartas-feiras, deixando em cada aula a seguinte observação que reforçamos novamente aqui: "continuação desta aula na sexta-feira da mesma semana,em mesmo horário, das 14h30 às 16h30!"
CRONOGRAMA PASSÍVEL A AJUSTES!
Aula | Tema | Síncrono (4h) - quartas-feirase às sextas-feiras, das 14h30 às 16h30, 2h a cada encontro. Podendo ser, desde que comunicado e acordado com a turma, 4h em um único desses dois dias na semana. | Assíncrono (6h) | Carga Total |
1 | Fundamentos da Pesquisa e Escrita Científica | Aula expositiva sobre pesquisa, ciência, linguagem acadêmica e ética científica. | Leitura de textos-base sobre ciência e escrita acadêmica. | 10h |
2 | Fichamento, Resumo e Resenha | Aula teórico-prática: estrutura, função e exemplos dos gêneros. | Produzir 1 fichamento, 1 resumo e 1 resenha sobre textos indicados. | 10h |
3 | Estrutura Formal dos Trabalhos Acadêmicos | Aula expositiva e prática: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais + normas ABNT. | Atividade: elaborar esboço da estrutura de um TCC, artigo ou relatório. | 10h |
4 | Normas ABNT – Citações e Referências | Aula prática sobre aplicação das normas de citação, formatação e referências. | Atividade: elaborar um arquivo de referências e aplicar citações em um texto. | 10h |
5 | Projeto de Pesquisa e Planejamento Científico | Aula orientando a construção dos elementos de um projeto: tema, problema, objetivos, justificativa, metodologia. | Redigir um pré-projeto de pesquisa com os elementos estudados | 10h |
6 | Relatórios e Trabalhos Acadêmicos em Ciências e Tecnologias (Práticas Laboratoriais) | Aula expositiva: elaboração de relatórios de laboratório, relatórios técnicos e descrição de procedimentos experimentais. | Simulação: elaborar um relatório de prática laboratorial fictícia ou real. Reescrever um texto com foco na melhoria da argumentação e coerência textual. | 10h |
7 | Relatórios e Trabalhos Historiográficos / Pesquisa de Campo | Aula teórica e prática: como elaborar relatórios historiográficos, uso de entrevistas, análise documental, fotografias e registros etnográficos. | Atividade: elaborar um roteiro de pesquisa de campo e simular uma análise documental ou uma breve entrevista. | 10h |
8 | Desenvolvimento Textual e Argumentação Científica | Oficina sobre construção de parágrafos, coerência, coesão e sequência lógica: Introdução e Desenvolvimento | Reescrever um texto com foco na melhoria da argumentação e coerência textual. | 10h |
9 | Conclusão e Referências | Características de uma conclusão eficiente; Regras para construção de referências (ABNT); | Oficina: construção da conclusão e lista de referências de um miniartigo | 10h |
10 | Ética na Pesquisa e Antiplágio | O que é plágio e como evitá-lo; Princípios da ética na produção textual; Ferramentas e boas práticas de citação | Descrever e catalogar as principais formas de plágio e suas respectivas normas. | 10h |
11 | Artigo Científico – Desenvolvimento, Resultados e Conclusão | Oficina de escrita: metodologia, resultados (se houver), análise e considerações finais. | Produzir a segunda parte do artigo, com desenvolvimento, análise e conclusão. | 10h |
12 | Escrita Avançada: Clareza, Precisão e Coesão Científica | Aula prática com foco em estratégias de clareza, precisão, objetividade, coesão e coerência textual. | Reescrever o artigo com base nos critérios de clareza, coesão e precisão. | 10h |
13 | Oficina de Revisão e Reescrita (Coletiva e Orientada) | Aula oficina: leitura dos textos dos colegas, feedback coletivo e orientações do professor. | Aplicar os feedbacks recebidos, realizar ajustes e entregar versão revisada. | 10h |
14 | Publicação em Revistas Científicas | Aula expositiva sobre critérios editoriais, escopo dos periódicos, avaliação por pares, formatação e submissão. | Escolher uma revista científica, analisar seu escopo e adequar o artigo para possível submissão. | 10h |
15 | Preparação Final dos Textos para a Coletânea | Oficina de revisão final: normatização, formatação, ajustes de texto, construção de biografia do autor e resumo. | Finalizar o texto com formatação editorial, resumo, palavras-chave e mini currículo. | 10h |
16 | Apresentação Pública para publicação dos textos em Coletânea | Evento síncrono: apresentação dos trabalhos pelos autores, socialização das produções, feedbacks e encerramento. | Avaliação final do curso + preenchimento de autoavaliação + organização do material para distribuição da coletânea. |