O Curso Arte no Enem busca promover a compreensão do fenômeno artístico como conhecimento estético, histórico e sociocultural nos diferentes períodos da história da humanidade, sobretudo, a partir do contato com as diversas linguagens artísticas, gêneros e/ou movimentos artísticos. Serão destacados materiais, obras e técnicas utilizadas com o intuito de proporcionar ao estudante a apreciação, a fruição e a reflexão sobre a importância da arte como um instrumento de cidadania e transformação social.
Este curso faz parte do Projeto De olho no Enem – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias é oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas/ Campus Satuba, na modalidade a distância pela plataforma Moodle do IFAL/DIREAD e tem como objetivo desenvolver práticas de leitura, interpretação e produção textual por meio de interações e atividades, destinadas aos alunos do cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria na modalidade integrado ao ensino médio do IFAL/Campus Satuba, por meio de cursos de 40h dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Arte, pertencentes à área Linguagens e Códigos
Professoras responsáveis: Anne Delly Gomes Leão e Valeska de Souza Duarte Siqueira.
Carga horária: 40 h
Público Alvo: alunos do ensino médio de Agropecuária e Agroindústria
Referências bibliográficas
CHOZAS, Diego y DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Ediciones SM, 2003.
CONCHA MORENO e ERES FERNÁNDEZ, Gretel. Gramática contrastiva del español para brasileños. Madrid: SGEL, 2007.
COSTA, Cacilda Teixeira. Arte no Brasil 1950-2000. Movimentos e meios. Editora Alameda, 2009. ed 3ª.
GIORGI, Maria Cristina (et al). Espanhol Instrumental 1: volume único. Fundação Cecierj: Rio de Janeiro, 2016.
GOMBRICH, Eric H. A história da arte. Tradução de Álvaro Cabral. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Ática, 2000.
MURPHY, Raymond. English grammar in use. Londres: Cambridge University Press, 2004.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira (Orgs.) Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências. Campinas: Pontes, 1996.