O curso consiste em um ciclo de apresentações de vertentes teórico-práticas, ministrado por profissionais experientes no atendimento e assistência aos indivíduos autistas, e que executam a tarefa transdisciplinar no enriquecimento do ambiente para o autista.
Objetivo:
Público-Alvo:
Carga horária:
Credenciamento Credenciamento
Abertura do Evento Abertura
Neurodesenvolvimento no TEA Palestra · Dr. Caio Abujadi
Comunicação e Linguagem no Tea Palestra · Aline Vianna Barreto Kabarite
Almoço Almoço
Educação, Família e maternagem na adolescência e vida adulta Palestra · Dra. Diana Negrão Cavalcanti
Educação, Família e maternagem na infância Palestra · Dra. Viviane Lione
Intervalo Coffee break
Tratamento Odontológico Humanizado a pacientes com TEA Palestra · Ms. Robertha Túlio
Encerramento Encerramento
O Credencimento será realizado no dia e local do evento.
Todos os participantes deverão levar o voucher de confirmação de inscriçaõ que é enviado para o e-mail cadastrado no ato de inscrição.
R. Salusse, 616
Centro, Nova Friburgo - RJ
28625-286
R. Salusse, 616
Centro, Nova Friburgo - RJ
28625-286
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A Escola Legislativa de Nova Friburgo (Elenf) tem como objetivos oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas, bem como fortalecer a cultura legislativa no município. Através do planejamento e execução de atividades pedagógicas destinadas ao desenvolvimento cultural e profissional dos vereadores, assessores, servidores públicos e sociedade local; além do desenvolvimento de programas de formação continuada, aperfeiçoamento e especialização técnica de pessoal; a realização de cursos, palestras, debates e seminários, inclusive em parceria com instituições científicas e educacionais, tanto para seu público interno quanto para a sociedade local; buscando a aproximação entre a Câmara Municipal e a comunidade, por meio de projetos de educação política e de mecanismos de participação popular, objetivando a qualificação de lideranças comunitárias e políticas, visando ao fortalecimento do Poder Legislativo como instrumento essencial ao Estado Democrático e ao exercício pleno da cidadania.
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi bolsista PRODOC/CAPES (UFF), pesquisador visitante (Fiocruz) e bolsista PNPD (UFF). Foi Professora Adjunto A no Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (2013) e desde 2014 é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência e Biotecnologia (PPBI) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde atualmente é coordenadora (2018-2022). Orienta alunos de graduação e pós-graduação na área de Biologia Marinha, biotecnologia marinha (com ênfase em Química dos Produtos Naturais, algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, dereplicação e biossintese) e em Ensino (com ênfase em inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, principalmente autismo). Participa de projetos de extensão com o tema Algas Marinhas. É membro da Associação Caminho Azul, instituição civil sem fins lucrativos que atua em diversas vertentes do Autismo, onde exerce a função de secretária; e da Abdin (Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão), associação civil científica sem fins lucrativos, que congrega os profissionais e estudantes que atuem na área ou que tenha interesse no estudo e divulgação de temas relacionados à Diversidade e Inclusão.
Médico psiquiatra da infância e adolescência, atuando em Consultório Particular. Graduação em Medicina pela PUC de Campinas (2004); Especialização em Psiquiatria Geral pela PUC de Campinas (2007); Extensão Universitária em Curso de Neuropsicologia Infantil pela UNICAMP (2007); Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela PUC de Campinas (2008); Mestre em Psiquiatria pela USP, com o tema "Estimulação Magnética Transcraniana em Indivíduos com Autismo" (2014). Tem ampla experiência no diagnóstico e tratamento de crianças e jovens com Transtorno Global do Desenvolvimento. Foi médico psiquiatra da Associação para o desenvolvimento dos autistas em Campinas, membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, Ambulatório Neuro Dificuldades de Aprendizado da Universidade Estadual de Campinas e Pesquisador do Ambulatório de Estimulação Magnética Transcraniana da Universidade de São Paulo.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado sanduíche em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Federal de São Paulo (2007). É pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo com ênfase em microscopia confocal e eletrônica (2008). Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Prof Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, atuando em bioensaios para o desenvolvimento de fármaco e medicamentos antibacterianos, antiparasitários e antitumorais. Em adição, atua na área de Biofarmácia desenvolvendo modelos in vitro e ex vivo de permeabilidade de fármacos, bem como ensaios toxicológicos de fármacos. É colaboradora no Laboratório de Investigação de Peptidases - Instituto de Microbiologia - UFRJ e no Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular - Instituto de Biologia - UFF. Tem experiência na área de Cultivo de células animais, humanas, bacteriana e parasitos, atuando nos temas de screening de moléculas, bioensaios, microscopia eletrônica e confocal, mecanismos de adesão e invasão celular. Também atua na área de Ensino como professora colaboradora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - IB-UFF nas linhas de transtorno, síndromes e deficiências, com interesse em Autismo, neurociências e educação, produção de material didático inclusivo e estratégias pedagógicas para atendimento a pessoa com deficiência.
Fonoaudióloga, Mestre em Educação (UNESA), Pós graduada em Patologias da Linguagem (UNESA), Psicomotricidade (CLAVE) e Psicopedagogia (PUC). Diretora do Instituto PRIORIT.