Curso de Elaboração e Gestão de Projetos

21 de maio de 2018, 09h00 até 10 de julho de 2018, 17h00

Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE, Recife, PE

Sobre

O Curso de Elaboração e Gestão de Projetos tem como objetivo discutir as bases introdutórias de formulação de projeto científicos e executivos, apresentar ferramentas de gestão e planejamento operacional, com vistas à elaboração de projetos para captação de recursos e apresentação em espaços acadêmicos.

O curso tem carga horária de 60h e será realizado no período de 21 de maio a 14 de junho de 2018.

Serão abertas duas turmas em dias e turnos diferentes:

Turma 1: Manhã - 9h às 12h (segundas e quartas) - com aula nos dias: 21, 23, 28, 30 de maio e 4, 6, 11, 13 de junho.
Turma 2: Tarde - 14h às 17h (terças e quintas) - com aula nos dias: 22, 24, 29, 31 de maio e 5, 7, 12, 14 de junho.

Local: UFRPE - Ceagri II
Ministrante: Profa. Dra. Soraya Giovanetti El-Deir e convidados.

 

Contato: cursoelabo.projetos@gmail.com

www.gampe.com.br

 

Local do evento

Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE - 52171-011, R. Manuel de Medeiros, 98-402, Dois Irmãos, Recife, Pernambuco

Palestrantes

  • Irene Maria Silva de Almeida

    Irene Maria Silva de Almeida - Gampe | UFRPE

    Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e possui especialização em andamento em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). É pesquisadora no grupo Gestão Ambiental em Pernambuco (GAMPE) e membro da comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos e do Epersol. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural Sustentável, Legislação e Gestão Ambiental e Logística Reversa.

    06/06 - 09h00 Psicodinâmica Organizacional: o homem e o trabalho

  • André Cardim de Aguiar

    André Cardim de Aguiar - Orgânica Engenharia e Consultoria

    Mestrando em Eng. Ambiental - UFRPE (2017), Engenheiro Agrícola e Ambiental - UFRPE (2016), Técnico em Saneamento Ambiental - IFPE (2006). Atualmente é pesquisador do Grupo de Gestão Ambiental em Pernambuco - (GAMPE), atuando principalmente nos seguintes temas: Saneamento ambiental, Gestão ambiental, Conservação de talude, Erosão e Degradação ambiental, Preservação ambiental.

    23/05 - 09h00 Orgânica Consultoria e Engenharia

  • Kardelan Arteiro da Silva

    Kardelan Arteiro da Silva - UFRPE

    Mestrando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Participou de projetos envolvendo impacto ambiental, tratamento de águas residuárias e educação ambiental.

    11/06 - 08h00 Elaboração de Projetos: Plano de Manejo e ECONOR

  • Raísa Prota Lins Bezerra

    Raísa Prota Lins Bezerra - UFPE

    Doutoranda em Engenharia Civil (Geotecnia Ambiental). Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFRPE (2011). Mestre em Geotecnia pelo programa de Pós Graduação em Engenharia Civil na UFPE (2014). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em gerenciamento de resíduos da construção civil, companhamento de obras e elaboração de relatórios ambientais. No Grupo de Gestão Ambiental em Pernambuco - GAMPE atuou principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, comunidades rurais, lixo, segurança hídrica e planejamento estratégico.

    24/05 - 14h00 Elaboração de Projetos: Flexibilidade e Melhoria Contínua

  • José Armando Torres Moreno

    José Armando Torres Moreno - Emprobio Ltda.

    Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), graduação em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e mestrado em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Diretor/Consultor da Empresa de Projetos Biodinâmicos Ltda (Desde 1991), professor da Escola Superior de Relações Públicas, professor da Faculdade Escritor Osman da Gosta Lins, professor da Faculdade Integrada da Vitoria de Santo Antão, professor da Faculdade Joaquim Nabuco, professor da Faculdade Mauricio de Nassau e professor da Faculdade Metropolitana, em todas as Instituições na modalidade de Pós-Graduação. 

    07/06 - 14h00 O tema ambiental na elaboração dos projetos: um desafio interdisciplinar

  • João Paulo de Oliveira Santos

    João Paulo de Oliveira Santos - Gampe | UFRPE

    Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Durante a graduação foi estagiário do Laboratório de Limnologia da referida Universidade, desenvolvendo atividades relacionadas a avaliação da qualidade da água e do sedimento de reservatórios do estado da Paraíba. Atuou como Diretor de Recursos Humanos da ACJ (Agropecuária Consultoria Junior) do Campus II da UFPB no período de 2012/2013. Membro fundador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido (GESA). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuando com Avaliação de Impactos Ambientais e Pegada Ecológica.

    28/05 - 08h00 A Importância da utilização de Referêcias Atuais em um Projeto de Pesquisa

  • Rodrigo Cândido Passos da Silva

    Rodrigo Cândido Passos da Silva - UFPE

    Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Geotecnia Ambiental/UFPE, Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Pesquisador dos Grupos de Pesquisa em Resíduos Sólidos (GRS/UFPE) e em Gestão Ambiental (Gampe/UFRPE). Realizou o doutorado sanduíche na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo/Argentina) pelo Programa Capes CAFP 034.

  • Laisa Mirelle Barreto de Morais

    Laisa Mirelle Barreto de Morais - Crea Jr

    Graduanda em Engenharia Cartográfica na Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora estadual do CreaJr PE.

  • Tássia Camila Gonçalves dos Santos

    Tássia Camila Gonçalves dos Santos - UFRPE

    Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Graduada em Engenharia Agronômica pela UFRPE. Realizou graduação sanduíche no Centre International détudes Supérieures en Sciences Agronomiques SupAgro (França), pelo programa Capes/BRAFAGRI e fez estágio no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD). Atualmente desenvolvendo trabalhos no semiárido pernambucano com agricultores familiares além de participar como pesquisadora do grupo de Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe).

  • Liliana Andréa dos Santos

    Liliana Andréa dos Santos - UFPE

    Graduada em Bacharelado em Ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Mestre em Engenharia Ambiental pela UFRPE, Doutoranda em Engenharia Civil-UFPE, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental (Gampe) e Grupo de Resíduos Sólidos (GRS). Pesquisadora do Estudo Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia, da Rede Biogásfert (EMBRAPA).

Programação

Horário Atividade Descrição
23/05
09h00 Biblioteca Setorial da UFRPE (Auditório) Orgânica Consultoria e Engenharia
Palestra
André Cardim de Aguiar
24/05
14h00 Ceagri II UFRPE (Auditório) Elaboração de Projetos: Flexibilidade e Melhoria Contínua
Palestra
Raísa Prota Lins Bezerra
28/05
08h00 Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE A Importância da utilização de Referêcias Atuais em um Projeto de Pesquisa
Palestra
João Paulo de Oliveira Santos
06/06
09h00 Biblioteca Setorial da UFRPE (Auditório) Psicodinâmica Organizacional: o homem e o trabalho
Palestra
Irene Maria Silva de Almeida
07/06
14h00 Ceagri II UFRPE (Auditório) O tema ambiental na elaboração dos projetos: um desafio interdisciplinar
Palestra
José Armando Torres Moreno
11/06
08h00 Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE Elaboração de Projetos: Plano de Manejo e ECONOR
Palestra
Kardelan Arteiro da Silva

Inscrições

Organizador

  • Gestão Ambiental em Pernambuco - Gampe
    O Grupo de Gestão Ambiental em Pernambuco estuda e desenvolve propostas para a gestão ambiental no estado de Pernambuco.
    Nosso propósito é levar a temática ambiental aos diversos segmentos da sociedade, agregando os saberes das comunidades tradicionais e acadêmica, do setor produtivo e da população em geral.
    Entre em contato

Parceiros