Os povos indígenas, no Brasil atual, vivem em constante retomada de seus territórios ancestrais, de suas culturas e de suas línguas. São alvos de violências por parte dos órgãos do Estado e de alguns setores da sociedade civil.
Neste sentido, o curso propõe romper com alguns estereótipos cristalizados no imaginário social sobre os povos indígenas, passando a entender as dinâmicas culturais originárias e como e onde vivem na contemporaneidade, no intuito de valorizar, respeitar e fortalecer as mais de 300 etnias que habitam Pindorama (Brasil).
Sendo assim, o curso se constitui como um importante espaço para oferecer subsídios epistemológicos e didáticos aos professores, contribuindo para visibilizar dignamente a diversidade cultural dos povos indígenas no currículo escolar. Traz à tona outros olhares, contrastando com as concepções colonialistas e etnocêntricas que perduram até os dias atuais no imaginário da maioria da população brasileira.
Objetivos:
Promover um letramento étnico-racial indígena, (re)conceituando e desmistificando alguns termos cristalizados no sistema educacional brasileiro;
Abordar os princípios e fundamentos da educação antirracista e intercultural indígena;
Oferecer uma formação continuada sobre a temática indígena na sala de aula, como uma forma de implementar a Lei federal 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Culturas Indígenas na Educação Básica;
Identificar e caracterizar as etnias, suas línguas e culturas;
Analisar a potencialidade das literaturas indígenas enquanto recurso didático;
Contribuir para minimizar as ações produzidas pelo racismo e discriminações aos povos indígenas;
Produzir coletivamente sequências didáticas decoloniais.
Conteúdo programático:
Decolonialidade e Interculturalidade;
Princípios e fundamentos da pedagogia decolonial antirracista;
História das sociedades indígenas e as contribuições à cultura brasileira;
Os povos indígenas na história do Brasil: movimentos e resistências;
Diversidade linguística e cultural dos povos indígenas do Brasil;
A literatura dos povos indígenas e suas especificidades;
Produção de materiais didáticos na perspectiva intercultural e sua aplicabilidade na sala de aula.
Curso online e ao vivo.
Carga horária de 40 horas com emissão de certificado. Serão 04 encontros síncronos de 02h cada, além das atividades extraclasse. Dias e horários: 30/11 + 07/12 + 14/12 e 21/12 +, das 14h às 16h. Aos sábados.
Ao final do curso será disponibilizado o material em PDF.
Caso o aluno não consiga comparecer à aula, será disponibilizada a gravação.
Valor: 250,00
Idealizado e ministrado
Prof. Aly Orellana
Doutor em Educação Escolar Indígena pela PUC/SP