Curso de Formação Continuada “Letramentos Indígenas: História e Culturas na Sala de Aula”

Faça sua inscrição
De 30 novembro a 21 de dezembro Todos os dias das 14h00 às 16h00

Sobre o Evento

Os povos indígenas, no Brasil atual, vivem em constante retomada de seus territórios ancestrais, de suas culturas e de suas línguas. São alvos de violências por parte dos órgãos do Estado e de alguns setores da sociedade civil.

Neste sentido, o curso propõe romper com alguns estereótipos cristalizados no imaginário social sobre os povos indígenas, passando a entender as dinâmicas culturais originárias e como e onde vivem na contemporaneidade, no intuito de valorizar, respeitar e fortalecer as mais de 300 etnias que habitam Pindorama (Brasil).

Sendo assim, o curso se constitui como um importante espaço para oferecer subsídios epistemológicos e didáticos aos professores, contribuindo para visibilizar dignamente a diversidade cultural dos povos indígenas no currículo escolar. Traz à tona outros olhares, contrastando com as concepções colonialistas e etnocêntricas que perduram até os dias atuais no imaginário da maioria da população brasileira.

Objetivos:

Promover um letramento étnico-racial indígena, (re)conceituando e desmistificando alguns termos cristalizados no sistema educacional brasileiro;

Abordar os princípios e fundamentos da educação antirracista e intercultural indígena;

Oferecer uma formação continuada sobre a temática indígena na sala de aula, como uma forma de implementar a Lei federal 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Culturas Indígenas na Educação Básica;

Identificar e caracterizar as etnias, suas línguas e culturas;

Analisar a potencialidade das literaturas indígenas enquanto recurso didático;

Contribuir para minimizar as ações produzidas pelo racismo e discriminações aos povos indígenas;

Produzir coletivamente sequências didáticas decoloniais.

Conteúdo programático:

Decolonialidade e Interculturalidade;

Princípios e fundamentos da pedagogia decolonial antirracista;

História das sociedades indígenas e as contribuições à cultura brasileira;

Os povos indígenas na história do Brasil: movimentos e resistências;

Diversidade linguística e cultural dos povos indígenas do Brasil;

A literatura dos povos indígenas e suas especificidades;

Produção de materiais didáticos na perspectiva intercultural e sua aplicabilidade na sala de aula.

Curso online e ao vivo.

Carga horária de 40 horas com emissão de certificado. Serão 04 encontros síncronos de 02h cada, além das atividades extraclasse. Dias e horários: 30/11 + 07/12 + 14/12 e 21/12 +, das 14h às 16h. Aos sábados.

Ao final do curso será disponibilizado o material em PDF.

Caso o aluno não consiga comparecer à aula, será disponibilizada a gravação.

Valor: 250,00

Idealizado e ministrado

Prof. Aly Orellana

Doutor em Educação Escolar Indígena pela PUC/SP

http://lattes.cnpq.br/8279823920833824

Carregando área de inscrição

Organizador

Aly David Arturo Yamall Orellana

Amazônida da nação Guarani: Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Rondônia e Pedagogia pela UNICID. Atuou como professor no curso de Letras do Instituto Singularidades na disciplina de Literaturas e Culturas Indígenas (2022); professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP nas disciplinas: Educação e Currículo e Literatura para crianças e contação de histórias. Na Faculdade Sumaré ministrou as disciplinas: Currículos e Programas, Literatura Infantil. É Formador de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais: História e Culturas Indígenas em consonância com a Lei 11.645/08. Tem experiência no ensino de espanhol, português para estrangeiros, Teoria do Currículo, Literaturas Indígenas, Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural. Foi pesquisador no projeto do Observatório da Educação Escolar Indígena MEC/PUCSP (2009-2012), atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação escolar indígena, formação de professores indígenas e interculturalidade. Atualmente é formador de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo na temática indígena, administra a página Letramentos indígenas, ministra cursos, oficinas e consultorias para escolas, universidades e entidades culturais com a finalidade de realizar um Letramento Étnico-racial na perspectiva dos povos originários.