CURSO DE GEOPROCESSAMENTO VOLTADO AO PLANEJAMENTO URBANO 2.0

PLATAFORMA QGIS

Faça sua inscrição
De 5 a 22 de abril Todos os dias das 19h30 às 22h30
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

O Sistema de Informações Geográficas (SIG) é um instrumento essencial para o planejamento urbano, permite elaborar mapeamentos em coordenadas geográficas, análises exploratórias e estatísticas. A plataforma QGis é um software livre e de código-fonte aberto a quem possa ter interesse em trabalhar com geoprocessamento, fundamental para disciplinas que envolvam cartografia e análises espaciais, nas áreas de geografia, urbanismo, engenharia, dentre outras.

Devido ao sucesso da primeira versão do curso de GEOPROCESSAMENTO VOLTADO AO PLANEJAMENTO URBANO [PLATAFORMA QGIS] reformulamos a ideia e lançamos a versão 2.0, mais completa, com teorias e exemplos práticos, voltado tanto para iniciantes quanto para usuários que queiram aprimorar seus conhecimentos.

No MÓDULO INTRODUTÓRIO, que ocorrerá entre os dias 05 a 08 de abril de 2021 (de segunda a quinta-feira – das 19h30min às 22h30min), serão abordados os conhecimentos básicos do software QGis, contemplando ainda uma discussão sobre a aplicação do geoprocessamento no Planejamento Urbano. Os conteúdos a serem trabalhados no módulo I são:

MÓDULO INTRODUTÓRIO – Semana 1 (05/04 - 08/04 - das 19h30min às 22h30min)

_AULA 1: O que é geoprocessamento? | Bases geográficas e computacionais (sistema de coordenadas, etc.) | Aplicação do geoprocessamento no planejamento urbano;

_AULA 2: Introdução ao software QGIS | Interface e principais comandos | Tipos de camadas | Introdução à geometria primitiva (ponto, linha e polígono);

_AULA 3: Trabalhando o ponto e a linha (Elaboração de mapas);

_AULA 4: Trabalhando o polígono (Elaboração de mapas) | Configurando layout de impressão.

Na segunda semana teremos o MÓDULO INTERMEDIÁRIO, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de abril de 2021 (de segunda a quinta-feira – das 19h30min às 22h30min). Esta versão contemplará um conjunto de discussão mais aprofundada das funcionalidades da plataforma QGis, especialmente das ferramentas de geoprocessamento, assim como a consulta a banco de dados externos e elaboração de mapas mais complexos. O módulo II abordará os seguintes conteúdos:

MÓDULO INTERMEDIÁRIO – Semana 2 (19/04 - 22/04 – das 19h30min às 22h30min)

_AULA 1: Interface e sistema de coordenadas | Revisão sobre geometria primitiva – principais tópicos e exercícios;

_AULA 2: Explorando banco de dados |Estudo das ferramentas de geoprocessamento (parte 1);

_AULA 3: Estudo das ferramentas de geoprocessamento (parte 2) | Criação de mapas complexos;

_AULA 4: Métodos de descrição análise do espaço urbano aplicados ao QGis.

Será emitido certificados de horas complementares conforme a presença de cada aluno.

O NasCidades agora é uma parceria do IAB/SC!

Em parceria com o IAB serão sorteados 2 bolsas para associados. Faça a sua inscrição com o cupom de código: NASCIDADESIAB e participe do sorteio no primeiro dia de aula. É importante nos enviar o comprovante de associação no e-mail: contatonascidades@gmail.com.

Palestrantes

  • Jackson Magalhães
  • Laini Souza
  • Lais Bertolino

Organizador

Nas Cidades

O projeto NasCidades foi fundado em 2020 como resultado de inquietações e discussões dos seus colaboradores sobre a aplicação prática do urbanismo no processo de desenvolvimento das cidades. Os membros se conheceram ao longo de algumas atividades desenvolvidas no mestrado, entre 2017 e 2018, na Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]. Desde então, consolidaram seus conhecimentos e experiências técnicas em abordagens didáticas para tornar o conhecimento urbanístico acessível, com intuito de fomentar a participação de todas as esferas da sociedade nas atividades de planejamento urbano.