OBJETIVO : trazer aos participantes a linguagem, costumes e regras específicas das cortes de justiça , fortalecendo as tradições e ritos seculares, observando as normas do Decreto 70.274/72, combinadas com as resoluções 263 e 283 do STF, com a CF/88, e provimentos, portarias, e a lei 5.700/71 dos símbolos nacioanis, além dos símbolos inerentes da carreira jurídica, tais como: as vestes talares. Desenvolver as habilidades e competências para os ritos solenes, para comunicação verbal acertiva, e a precedência das autoridades envolvidas nesse sistema.
PÚBLICO - ALVO: servidores do poder Judiciário federal, estadual e municipal, chefes de ceremonial, assistentes de ceremonial, mestres de cerimônias, assessores de comunicação, chefes de gabinete, secretários de escola de magistratura , ajudantes de ordem e agentes de segurança.
1. Etiqueta Profissional
1.1. Formas de cumprimentos e apresentações
1.1.1 O uso dos trajes
1.1.2 Comportamento em eventos
1.1.3 Comportamento e etiqueta à mesa
1.1.4 Formas de tratamento
1.1.5. Do uso de cartões de visita
1.1.6. Montagem de mesas para reuniões e banquetes
1.1.7. Recepção as autoridades no salão nobre
2. Cerimonial Público
2.1 Origens e evolução
2.2. Funções e uso nas cerimônias
2.3. Normas de Cerimonial Público e a Ordem Geral
de Precedência
(o Decreto 70.274 e sua adaptação à conjuntura atual e organizacional)
2.4. Resolução 263 e 283 do STF;
2.5. Constituição Federal /88;
2.6. Provimento da OAB;
2.7. Portarias;
2.8. Nos eventos na Capital Federal
2.9.- Nos eventos nos Estados com a presença de Autoridades Federais
2.10. Nos eventos nos Estados
2.11. Nos eventos nos municípios
2.12. Especi cidades do cerimonial judiciário 2.13. Precedência nos Três Poderes
2.14. Protocolo
2.15. Normas protocolares
3. O Cerimonial nos eventos públicos:
3.1. Solenidades de assinaturas de contratos
3.2. Assinaturas de convênios
3.3. Inaugurações de prédios, varas, fóruns
3.3. Solenidades de pedra fundamental
3.4. Instalação de bustos e galerias de fotos de presidentes e corregedores
3.5. Solenidades de Posses de mesa diretora, e de magistrados
3.6. Outorgas de títulos e comendas
3.7. Aposição de placas, homenagens
3.8. Encontro de corregedores
3.9. Encontro de presidentes
3.10. Visitas de ministros e presidentes de cortes superiores
3.11. Jubileus
3.12. Obliteração de selos
3.13. Congressos, seminários, palestras
3.14. Eventos culturais
4. O Cerimonial na organização do evento
4.1 Noções gerais
4.2. Mesa para receptivo
4.3. Livro de presença
4.4. Lista de con rmações
4.5. Reserva de lugares
4.6.Mapa de distribuição das autoridades (dispositivos)
4.7. Nominatas
4.8. Mapa de composição da mesa de honra e extensão de mesa
5.Normas de apresentação e recebimentode autoridades e demais convidados
5.1. Fila de cumprimentos / tapete de cumprimentos
5.2. Outros dispositivos
5.3. Citação dos componentes da mesa e autoridades presentes
5.4.- Ordem dos pronunciamentos 5.5.- Visitas estrangeiras
5.6.- Protocolo internacional
6.Formas de Tratamento:
6.1.- Comunicação verbal - Vocativo
6.2.- Endereçamento de correspondências oficiais
6.3.- Textos para convites
6.4.- Modelos de ofícios e comunicações
7. Símbolos Nacionais:
7.1. Bandeira, Hino, Armas e Selo.
7.2. Uso e disposição das Bandeiras Nacionais e Internacionais
7.3. Organismos Internacionais.
7.4. Dispositivo de bandeiras e demais símbolos
8. Como planejar o Cerimonial nos even-
tos:
8.1. Planejamento estratégico
8.2. Planos de ação
8.3. Desenvolvimento
8.4. Execução
8.5- Avaliação e pós-evento.
8.6. Regras de segurança em eventos 8.7. Precursora
8.8. Relatórios
METODOLOGIA
Desenvolvimento dos assuntos por meio de aula ex- positiva, análise de cases, de experiências vividas pe- los participantes e pelo facilitador, exercícios práticos, dinâmicas e vídeos.
CARGA HORÁRIA
24 horas aula
MATERIAL DO CURSO :
Pasta, bloco, crachá, apostila dos slides do curso, mini decreto de bolso, certificado e coffee-break nos três dias de treinamento.
INVESTIMENTO
Inscrição por participante: R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais)
DETALHAMENTO:
Não está incluído: passagens aéreas ou terrestre, tras- lado, hospedagem e alimentação ( almoço e jantar) .
A KA Gestão e Negócios se reserva o direito de can- celar o curso, caso não tenha o número mínimo e inscrições.
O cancelamento poderá ser efetuado em até dez (10) dias anteriores a realização do curso.
INFORMAÇÕES GERAIS :
*INSCRIÇÕES PELO SITE APENAS PARA EMPRESAS PRIVADAS.
Ou favor identificar o depósito
** PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS, FAVOR ENCAMI- NHAR, FICHA DE INSCRIÇÃO, NOTA DE EMPE- NHO PARA:
Razão Social: L K A Gestão de Eventos Cursos e Ne- gócios Ltda- ME.
Nome fantasia: KA GESTÃO E NEGÓCIOS
Rua Rivadavia Carnaúba, 91, sala 04, Caixa Postal AC173, Pinheiro, Maceió –AL, CEP: 57.057-260 CNPJ no 18.500.164/0001-43 - Inscrição Municipal no 901383642