Curso de Letramentos Indígenas: História e Culturas na Sala de Aula.

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De 26 abril a 17 de maio Todos os dias das 09h00 às 11h00

Sobre o Evento

O curso de formação continuada se constitui como um espaço para oferecer subsídios epistemológicos e didáticos aos professores, contribuindo para a implementação da lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Culturas Indígenas na Educação Básica. Propõe-se a visibilizar dignamente a diversidade cultural dos povos indígenas no currículo escolar. Traz à tona outros olhares, contrastando com as concepções colonialistas que perduram até os dias atuais no sistema educacional brasileiro.

Objetivos:

  • Promover um letramento étnico-racial, (re)conceituando e desmistificando alguns termos cristalizados no sistema educacional brasileiro;
  • Abordar os princípios e fundamentos da educação antirracista e intercultural indígena;
  • Identificar e caracterizar as etnias, suas línguas e culturas;
  • Estudar a potencialidade das literaturas indígenas como recurso pedagógico;
  • Realizar uma análise crítica sobre o ensino da história e culturas indígenas na sala de aula;
  • Produzir coletivamente sequências didáticas decoloniais.

Conteúdo programático:

  • Propor coletivamente sequências didáticas decoloniais.
  • Princípios e fundamentos da pedagogia decolonial;
  • História das sociedades indígenas e suas contribuições à cultura brasileira;
  • Os povos indígenas na história do Brasil: movimentos e resistências;
  • Diversidade linguística e cultural dos povos indígenas;
  • A literatura dos povos indígenas e suas especificidades;
  • Fundamentos teóricos e práticos para a produção de materiais didáticos na perspectiva intercultural e sua aplicabilidade na sala de aula.

Curso online e ao vivo.

Carga horária de 40 horas com emissão de certificado. Serão 4 encontros síncronos de 2h cada, além das atividades assíncronas. Dias e horários: 26/04 + 03/05 + 10/05 e 17/05, das 09h às 11h.

Caso o aluno não consiga comparecer à aula, será disponibilizada a gravação.

Idealizado e ministrado

Prof. Aly Orellana

Doutor em Educação Escolar Indígena pela PUC/SP

http://lattes.cnpq.br/8279823920833824

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Organizador

Aly David Arturo Yamall Orellana

Amazônida da nação Guarani: Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Rondônia e Pedagogia pela UNICID. Atuou como professor no curso de Letras do Instituto Singularidades na disciplina de Literaturas e Culturas Indígenas (2022); professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP nas disciplinas: Educação e Currículo e Literatura para crianças e contação de histórias. Na Faculdade Sumaré ministrou as disciplinas: Currículos e Programas, Literatura Infantil. É Formador de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais: História e Culturas Indígenas em consonância com a Lei 11.645/08. Tem experiência no ensino de espanhol, português para estrangeiros, Teoria do Currículo, Literaturas Indígenas, Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural. Foi pesquisador no projeto do Observatório da Educação Escolar Indígena MEC/PUCSP (2009-2012), atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação escolar indígena, formação de professores indígenas e interculturalidade. Atualmente é formador de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo na temática indígena, administra a página Letramentos indígenas, ministra cursos, oficinas e consultorias para escolas, universidades e entidades culturais com a finalidade de realizar um Letramento Étnico-racial na perspectiva dos povos originários.