O curso de formação continuada se constitui como um espaço para oferecer subsídios epistemológicos e didáticos aos professores, contribuindo para a implementação da lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Culturas Indígenas na Educação Básica. Propõe-se a visibilizar dignamente a diversidade cultural dos povos indígenas no currículo escolar. Traz à tona outros olhares, contrastando com as concepções colonialistas que perduram até os dias atuais no sistema educacional brasileiro.
Objetivos:
- Promover um letramento étnico-racial, (re)conceituando e desmistificando alguns termos cristalizados no sistema educacional brasileiro;
- Abordar os princípios e fundamentos da educação antirracista e intercultural indígena;
- Identificar e caracterizar as etnias, suas línguas e culturas;
- Estudar a potencialidade das literaturas indígenas como recurso pedagógico;
- Realizar uma análise crítica sobre o ensino da história e culturas indígenas na sala de aula;
- Produzir coletivamente sequências didáticas decoloniais.
Conteúdo programático:
- Propor coletivamente sequências didáticas decoloniais.
- Princípios e fundamentos da pedagogia decolonial;
- História das sociedades indígenas e suas contribuições à cultura brasileira;
- Os povos indígenas na história do Brasil: movimentos e resistências;
- Diversidade linguística e cultural dos povos indígenas;
- A literatura dos povos indígenas e suas especificidades;
- Fundamentos teóricos e práticos para a produção de materiais didáticos na perspectiva intercultural e sua aplicabilidade na sala de aula.
Curso online e ao vivo.
Carga horária de 40 horas com emissão de certificado. Serão 4 encontros síncronos de 2h cada, além das atividades assíncronas. Dias e horários: 26/04 + 03/05 + 10/05 e 17/05, das 09h às 11h.
Caso o aluno não consiga comparecer à aula, será disponibilizada a gravação.
Idealizado e ministrado
Prof. Aly Orellana
Doutor em Educação Escolar Indígena pela PUC/SP