CURSO DE LIBRAS PARA ATENDIMENTO ACESSÍVEL EM EMPRESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

CURSO DE LIBRAS PARA ATENDIMENTO ACESSÍVEL EM EMPRESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Faça sua inscrição
De 2 fevereiro a 1 de julho Todos os dias das 20h00 às 22h00

Sobre o Evento

CURSO DE LIBRAS PARA ATENDIMENTO ACESSÍVEL EM EMPRESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

JUSTIFICATIVA: A falta de conhecimento prático da Libras deixa muitos ouvintes envergonhados e sem reação quando se deparam com um surdo por não conseguirem se comunicar.Isso acontece até mesmo com ouvintes que já fizeram um, dois, três ou até mais cursos tradicionais de Libras, mas que aprenderam só a teoria, sem nenhuma eficácia prática para as situações que acontecem no dia a dia.

OBJETIVO: Oportunizar ao profissional, o entendimento das reais implicações das deficiências, de modo a propiciar atitudes favoráveis aos indivíduos nessa condição e suas famílias, com a finalidade de desenvolver procedimentos que possam beneficiá-los, nos espaços coletivos de construção do conhecimento e da cidadania. Proporcionar ao cursista oportunidades de discussão sobre os aspectos do atendimento inclusivo do sujeito surdo. Investir, participar e realizar experiências práticas em uma sociedade inclusiva, respeitando as diferenças, de forma a garantir os direitos básicos de todo cidadão e a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva. Aprender e poder dialogar em Libras, conhecendo sua gramática e aspectos lexicais.

DOCENTES: PROF. MÁRCIO ARAÚJO

CARGA HORÁRIA: 100 horas

DURAÇÃO: 6 meses

MATERIAL DIDÁTICO: Apostilas, vídeos, imagens e slides postados no AVA(ambiente virtual de aprendizagem via Google Classroom)

RECURSOS NECESSÁRIOS: Google Meet, Google Classroom, Slidesgo, Padlet, Kahoot, Youtube, Doity.

QUANTIDADE DE ALUNOS: mínimo de 20 pessoas e máximo de 50 pessoas por turma.

MATRIZ CURRICULAR

1° SEMESTRE (BÁSICO) 100H

História dos surdos e Filosofias da Educação de Surdos;

Cultura surda e as mãos;

Surdez/ causas da surdez e Graus de deficiência auditiva;

Como lidar com a surdez e A comunicação em Libras;

A profissionalização e os profissionais que atuam com Libras;

A função da escola e tipos de escolas;

Tecnologia assistiva e Aplicações ;

Parâmetros da Libras: Fonologia;

Alfabeto datilológico, regras de soletração e contagem;

Sinais soletrados: Soletração rítmica e Iniciação;

Números cardinais, ordinais e quantidade;

Cumprimentos e saudações;

Sinais da área de Atendimento ao público, comércio, indústria e empresarial;

PÚBLICO-ALVO: pessoas ouvintes não-fluentes na Libras que atuam com atendimento ao público ou que atuem com possíveis colaboradores surdos.

METODOLOGIA: Predominantemente ativa, centrada na interatividade e na participação. Portanto, a metodologia de ensino-aprendizagem enfatiza a transferência de conceitos e técnicas aplicáveis através de aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudos de casos, atividades vivenciais, relatos de experiências, exercícios individuais e em grupos etc. Avaliações teóricas e práticas.

CERTIFICAÇÃO: Frequência mínima de 75% (cem por cento) da carga horária, média 7,0 nas avaliações. Válida para concursos e progressões.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA: Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, cadastro via site Doity. cópias do comprovante de residência, RG e CPF, histórico do ensino médio.

PREVISÃO DE INÍCIO: (aula inaugural e início das aulas).

Carregando área de inscrição

Organizador

Márcio Araújo de Almeida

PROFESSOR, AUDIODESCRITOR, LEDOR, PEDAGOGO, TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS A MAIS DE 15 ANOS