ATENÇÃO! Informamos a alteração nas datas de realização do curso. Novas datas: 24 e 25 de julho de 2025.
Objetivo: Identificar os elementos essenciais de um conflito: pessoas envolvidas, problemas em questão e o processo de interação entre as partes, a fim de facilitar o mapeamento de casos.
Data: dias 24 e 25 de julho de 2025.
Horário: das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Formato: Presencial.
Local: Rua do Sol, nº 143, 5º andar – Escola Superior do MPPE.
Carga horária: 16h/a.
Público: membros, servidores e assessores do MPPE, com prioridade para os membros e servidores do MPPE.
Vagas: serão oferecidas 40 vagas, a serem preenchidas por ordem cronológica de inscrição, observando-se o critério de prioridade.
Certificado: O certificado será emitido para o participante com frequência mínima de 75% da carga horária total do curso. A liberação do certificado ocorrerá em até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de encerramento da atividade.
Inscrições: até o dia 21 de julho de 2025 ou até o preenchimento das vagas oferecidas.
Conteúdo Programático:
- Pessoas (indivíduos e grupos) - Conceitos e atividades relacionadas com o primeiro elemento do mapeamento de conflitos. Aspectos da Comunicação Não-Violenta, percepções, camadas, implicação, Níveis, relações das pessoas nos conflitos. Mapeamento das pessoas envolvidas no conflito.
- Problemas (temas/questões) - Conceitos e atividades relacionadas com o segundo elemento do mapeamento de conflitos. Ferramentas voltadas para o mapeamento do problema: Levantamento e verificação de informações (matriz CSV), Árvore de problemas, Enquadramentos (perspectivas, narrativas, Reenquadramentos), Questões, Opções, Alternativas e temas recorrentes. Mapeamento das questões e temas do conflito em atividades individuais e em grupo.
- Processo (dinâmica de interação) - Conceitos e atividades relacionadas com o terceiro elemento do mapeamento de conflitos. Passado, presente e futuro da interação entre os envolvidos. Histórico, Relacionamento, Comunicação, Esperança e Mudança. Mapeamento do processo de interação, do relacionamento e das possibilidades de intervenção no conflito mapeado.
- Fechamento com compartilhamento de insights e aprendizados do grupo.
Metodologia: Aulas Expositivas e dialogadas; Dinâmicas, exercícios e atividades, práticas presenciais; Diálogos em grupo e em duplas, compartilhamento de ideias; Dinâmicas e simulações; e Check in e Check out.
Instrutor: Vladimir da Matta Gonçalves Borges, Facilitador de diálogos e mediador de conflitos. Profissional capacitado em Práticas Colaborativas no Direito de Família pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6521051844593029
Realização: Escola Superior do MPPE e Nupia.