Curso de Mise-en-scène

14 de setembro de 2019, 13h30 até 5 de outubro de 2019, 18h30
SESC Poço - Maceió, AL

Informações

As pré-inscrições para o curso de Mise-en-scéne estão abertas até 10/09 pela apenas pela plataforma Doity. Os encontros do serão realizados nos dias de 14, 21, 27 de setembro, 04 e05 de outubro, sendo das 18:30 às 21:30 às sextas e aos sábadosdas 13:30 às 18:30 no Sesc Poço sob orientação de Nuno Balducci.


O curso tem como público-alvo pessoas interessadas em saber mais sobre as potencialidades do cinema como forma de reapresentação do mundo, a partir de 16 anos. Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição e apresentar currículo artístico (não precisa ter experiência em audiovisual).


O curso tem como objetivo apresentar uma das principais discussões teóricas da História do cinema e da crítica cinematográfica: O uso do conceito de mise-en-scène. Aplicado inicialmente ao teatro europeu do século XIX, mas tornado mundialmente famoso pela crítica francesa de cinema dos anos 50 do séc. XX, o conceito foi utilizado para ressaltar traços e características particulares e autorais de certos diretores e filmes. Mais de meio século depois, o conceito fora reformulado, aperfeiçoado, criticado e até questionado.

Ao apresentar a encenação cinematográfica o curso não tem o objetivo de introduzir a uma determinada História do Cinema ou das estéticas e estilos cinematográficos, mas de contribuir para a ampliação do olhar sobre o material fílmico, ressaltando as suas potencialidades e especificidades, a partir das visões de teóricos, críticos e realizadores acerca do papel da encenação cinematográfica.

Parte da Mostra Sesc de Cinema essa ação formativa está sendo realizada como proposta de estimular o contato do público com os realizadores do cinema brasileiro. Balducci foi o primeiro realizador alagoano a ter seu filme, “Os Desejos de Miriam”, exibido em todo o Brasil através da 2ª Mostra Sesc de Cinema.

Sobre o instrutor

Nuno Balducci é realizador, pesquisador e cineclubista. Dirigiu e roteirizou os curtas-metragens de ficção “Atirou para Matar” (2014) e “Os Desejos de Miriam” (2017). Em sua pesquisa de mestrado em Antropologia Social, investigou a relação entre masculinidade e performance cinematográfica em filmes do Nordeste contemporâneo. Atuou também como crítico, escrevendo para a revista eletrônica Filmologia, curador, na IV Mostra Sururu de Cinema Alagoano, e oficineiro, direção cinematográfica na 2ª edição do Doc Lab. Atualmente é membro do cineclube Curtos Circuitos.

Curso de Mise-en-scéne

Inscrições abertas até 10/09 pelo link https://doity.com.br/curso-de-mise-en-scene

Cronograma:

Dias: 14, 21/09e 05/10, das13:30 às 18:30e27/09 e04/10 das 18:30 às 21:30.

Local: Sesc Poço

Vagas: 20

Informações: cdra@sescalagoas.com.br

Carregando área de inscrição

Programação:

O QUE É MISE-EN-SCÈNE? Curso

A mise-en-scène clássica Curso

A mise-en-scène não-clássica Curso

Mise-en-scène Curso

Construção da mise-en-scène de filmes alagoanos Curso

SESC Poço

Rua Pedro Paulino

Poço, Maceió - AL

57025-340

SESC Poço

Rua Pedro Paulino

Poço, Maceió - AL

57025-340