As pré-inscrições para o curso de Mise-en-scéne estão abertas até 10/09 pela apenas pela plataforma Doity. Os encontros do serão realizados nos dias de 14, 21, 27 de setembro, 04 e 05 de outubro, sendo das 18:30 às 21:30 às sextas e aos sábados das 13:30 às 18:30 no Sesc Poço sob orientação de Nuno Balducci.
O curso tem como público-alvo pessoas interessadas em saber mais sobre as potencialidades do cinema como forma de reapresentação do mundo, a partir de 16 anos. Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição e apresentar currículo artístico (não precisa ter experiência em audiovisual).
O curso tem como objetivo apresentar uma das principais discussões teóricas da História do cinema e da crítica cinematográfica: O uso do conceito de mise-en-scène. Aplicado inicialmente ao teatro europeu do século XIX, mas tornado mundialmente famoso pela crítica francesa de cinema dos anos 50 do séc. XX, o conceito foi utilizado para ressaltar traços e características particulares e autorais de certos diretores e filmes. Mais de meio século depois, o conceito fora reformulado, aperfeiçoado, criticado e até questionado.
Ao apresentar a encenação cinematográfica o curso não tem o objetivo de introduzir a uma determinada História do Cinema ou das estéticas e estilos cinematográficos, mas de contribuir para a ampliação do olhar sobre o material fílmico, ressaltando as suas potencialidades e especificidades, a partir das visões de teóricos, críticos e realizadores acerca do papel da encenação cinematográfica.
Parte da Mostra Sesc de Cinema essa ação formativa está sendo realizada como proposta de estimular o contato do público com os realizadores do cinema brasileiro. Balducci foi o primeiro realizador alagoano a ter seu filme, “Os Desejos de Miriam”, exibido em todo o Brasil através da 2ª Mostra Sesc de Cinema.
Sobre o instrutor
Nuno Balducci é realizador, pesquisador e cineclubista. Dirigiu e roteirizou os curtas-metragens de ficção “Atirou para Matar” (2014) e “Os Desejos de Miriam” (2017). Em sua pesquisa de mestrado em Antropologia Social, investigou a relação entre masculinidade e performance cinematográfica em filmes do Nordeste contemporâneo. Atuou também como crítico, escrevendo para a revista eletrônica Filmologia, curador, na IV Mostra Sururu de Cinema Alagoano, e oficineiro, direção cinematográfica na 2ª edição do Doc Lab. Atualmente é membro do cineclube Curtos Circuitos.
Curso de Mise-en-scéne
Inscrições abertas até 10/09 pelo link https://doity.com.br/curso-de-mise-en-scene
Cronograma:
Dias: 14, 21/09 e 05/10, das 13:30 às 18:30 e 27/09 e 04/10 das 18:30 às 21:30.
Local: Sesc Poço
Vagas: 20
Informações: cdra@sescalagoas.com.br
O QUE É MISE-EN-SCÈNE? Curso
A mise-en-scène clássica Curso
A mise-en-scène não-clássica Curso
Mise-en-scène Curso
Construção da mise-en-scène de filmes alagoanos Curso
Rua Pedro Paulino
Poço, Maceió - AL
57025-340
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.