A turma do 3° ano I de medicina da UPAP, através Do Enfermeiro especialista em saúde pública, Vanderlan Carvalho de Araujo, com capacitação em triagem e acolhimento com classificação de risco em Urgência e Emergência pelo GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ( PROTOCOLO DE MANCHESTER ) DE BELO HORIZONTE DE MINAS GERAIS ( BRASIL ), e Capacitação em Urgência e Emergência no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu-PR.
Traz pela 1ª vez o Curso de Punção Venosa Periférica e Injetaveis.
Os inscritos aprendem as técnicas necessárias para “puncionar” corretamente, procedimento considerado básico para quem vai atuar na área da saúde. A punção é essencial, por exemplo, para aplicação de medicamentos, hidratação do paciente, coleta de material, dentre outras finalidades. “É uma técnica que exige rigor”. O curso é voltado para alunos de Medicina da UPAP.
“Escolhemos esse tema porque muitos alunos chegam as aulas práticas sem um conhecimento básico prévio de punção venosa ou até mesmo aplicar medicação intramuscular”.
A capacitação está dividida em dois módulos. A aula teórica, além de mostrar a maneira correta de como fazer uma punção, ressalta a importância da higienização, assepsia e esterilização dos materiais. Na segunda parte, os inscritos fazem a punção na prática.