O Curso Leitura e Produção de Textos Dissertativo-Argumentativos tem o intuito de abordar, de forma prática, algumas orientações para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Serão apresentados conceitos, características, estruturas e esquemas textuais, visando desenvolver a leitura e produção desse tipo de texto, com um enfoque nas competências que são avaliadas no Enem.
Este curso faz parte do Projeto De olho no Enem – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias é oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas/ Campus Satuba, na modalidade a distância pela plataforma Moodle do IFAL/DIREAD e tem como objetivo desenvolver práticas de leitura, interpretação e produção textual por meio de interações e atividades, destinadas aos alunos do cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria na modalidade integrado ao ensino médio do IFAL/Campus Satuba, por meio de cursos de 40h dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Arte, pertencentes à área Linguagens e Códigos
Metodologia:
Para favorecer a compreensão e aprendizagem, serão disponibilizados textos, vídeos, slides e atividades de interpretação e produção textual.
O processo de produção, reescrita e correção dos textos dissertativo-argumentativos produzidos pelos participantes acontecerá de acordo com as seguintes etapas:
I Etapa: produção de texto dissertativo-argumentativo;
II Etapa: correção feita pelo professor do texto produzido pelo participante de acordo com os critérios adotados pelo Enem;
III Etapa: produção de uma reescrita do texto corrigido.
IV. etapa correção final da reescrita de acordo com os critérios adotados pelo Enem.
Público Alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado dos Cursos de Agropecuária e Agroindústria do IFAL, campus Satuba.
Professora responsável: Lilian Soares de Figueiredo Luz e Neilton Farias Lins
Referências:
GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. São Paulo: Scipione, 1995.
FIORIM, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2003.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. De fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2003.
______ Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In. MARCUSCHI, L.A e XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
_______Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.