CURSO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS

CURSO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS

Faça sua inscrição
De 22 junho a 30 de outubro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

O Curso Leitura e Produção de Textos Dissertativo-Argumentativos tem o intuito de abordar, de forma prática, algumas orientações para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Serão apresentados conceitos, características, estruturas e esquemas textuais, visando desenvolver a leitura e produção desse tipo de texto, com um enfoque nas competências que são avaliadas no Enem.

Este curso faz parte do Projeto De olho no Enem – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias é oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas/ Campus Satuba, na modalidade a distância pela plataforma Moodle do IFAL/DIREAD e tem como objetivo desenvolver práticas de leitura, interpretação e produção textual por meio de interações e atividades, destinadas aos alunos do cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria na modalidade integrado ao ensino médio do IFAL/Campus Satuba, por meio de cursos de 40h dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Arte, pertencentes à área Linguagens e Códigos

Metodologia:

Para favorecer a compreensão e aprendizagem, serão disponibilizados textos, vídeos, slides e atividades de interpretação e produção textual.

O processo de produção, reescrita e correção dos textos dissertativo-argumentativos produzidos pelos participantes acontecerá de acordo com as seguintes etapas:

I Etapa: produção de texto dissertativo-argumentativo;

II Etapa: correção feita pelo professor do texto produzido pelo participante de acordo com os critérios adotados pelo Enem;

III Etapa: produção de uma reescrita do texto corrigido.

IV. etapa correção final da reescrita de acordo com os critérios adotados pelo Enem.

Público Alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado dos Cursos de Agropecuária e Agroindústria do IFAL, campus Satuba.

Professora responsável: Lilian Soares de Figueiredo Luz e Neilton Farias Lins

Referências:

GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. São Paulo: Scipione, 1995.

FIORIM, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. De fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2003.

______ Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In. MARCUSCHI, L.A e XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

_______Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Programação

00h00 - Lilian Soares de Figueiredo Luz Curso: Leitura e Produção de Textos Dissertativos-Argumentativos Curso
Local: Plataforma Moodle do Instituto Federal de Alagoas-IFAL/ EAD

Organizador

Área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias- IFAL/Campus Satuba

A área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Instituto Federal de Alagoas - IFAL/Campus Satuba é composta pelos professores: Ana Galdino dos Santos, Carla Cristina Real Vieira de Andrade, Cristiano Lessa de Oliveira, Jaildo de Angelo Pinto, Lilian Soares de Figueiredo Luz, Neilton Farias Lins, Anne Delly Gomes Leão, Valeska de Souza Duarte Siqueira, Ana Quitéria Menezes de Oliveira Silva, Aurineide Profirio Barros Correia, Vanúsia Amorim Pereira dos Santos .