Curso sobre Seletividade alimentar

Curso sobre Seletividade alimentar

até onde isso é um problema?

Faça sua inscrição
Sexta, 20 de outubro de 2017 Das 18:00 às 22:00

Sobre o Evento

Talvez você nem saiba o que é Seletividade Alimentar Infantil e que isso pode se transformar em um problema com o passar do tempo, mas com certeza você já reparou que as crianças estão ficando cada vez mais exigentes quanto a alimentos e que suas escolhas, obviamente, são de alimentos “saborosos”, mas com pouco valor nutricional. Agora a questão que fica é como ajudá-los de maneira inteligente e sem tirania a escolher melhores alimentos?

A Seletividade Alimentar é um termo técnico para um tema que tem se tornado muito corriqueiro nas rodas de mães e pais, e nas portas das escolas, e sempre gera muita preocupação e ansiedade para quem tem que lidar com este problema em casa. É crescente o número de mães que relatam que o filho cada vez mais tem ficado seletivo na escolha dos alimentos, principalmente quando destacamos a aceitação das frutas e verduras no dia-a-dia das crianças.

A Seletividade Alimentar se sustenta na tríade:

Pouco apetite
Recusa alimentar
Desinteresse pelo alimento

É muito comum nos depararmos hoje em dia com pais que lidam com esse problema.

Programação

18h00 Os sentidos da Alimentação Palestra
Os sentidos da Alimentação
Local: Auditorio

Os sentidos da Alimentação

18h40 Abordagem da terapia ocupacional na seletividade alimentar Palestra
Abordagem da terapia ocupacional na seletividade alimentar
Local: Auditorio

A questão alimentar tem sido um lamento para algumas mães e sofrimento para seus filhos!
Nem toda restrição alimentar tem como base a Disfunção de Processamento Sensorial (DPS). Porém, muitas crianças que têm esta disfunção passam anos de estresse por não serem compreendidas na sua real causa de restrição alimentar. Infelizmente, muitos profissionais ainda se negam a olhar pelo campo sensorial.
Podemos considerar que há uma série de fatores que influenciam na prática alimentar, dentre eles: as relações parentais, preferências pessoais, condições de saúde, fase de vida, hábitos familiares e contexto sócio-cultural.

19h20 Dificuldade alimentar: um novo olhar Palestra
Dificuldade alimentar: um novo olhar
Local: Auditorio

Existem crianças (e adultos também!) que são mais seletivas quanto aos alimentos que desejam comer. Podem demorar mais tempo para aceitar mudanças no cardápio e podem ser realmente mais “exigentes” nas suas escolhas alimentares.

Porém, há um outro grupo de crianças que realmente apresenta uma dificuldade alimentar. Suas escolhas alimentares restritas podem ser consequência de uma falta de habilidade para comer ou interpretar os estímulos sensoriais dos alimentos. Nesses casos há necessidade de ajuda especializada. (JUNQUEIRO,2017)

Abordagem Nutricional na Criança com Seletividade Alimentar

A seletividade alimentar é caracterizada por recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento. É um comportamento típico da fase pré-escolar, mas, quando presente em ambientes familiares desfavoráveis, pode acentuar-se e permanecer até a adolescência. 

Às20h00 - Auditorio

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas , 57010-382, Rua Doutor Jorge de Lima, Trapiche da Barra, Maceió, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

Lisc Uncisal