Curso:
Formação em Atendimento Educacional Especializado
Público Alvo: Professores das salas de recursos multifuncionais,em exercício.
Quantidade de vagas: 80 vagas
Carga Horária: 100 horas
Modalidade: Remota
Ementa: O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Norteando assim, a ação pedagógica do professor de sala de recursos multifuncionais através de um aporte teórico e prático, para oferta do atendimento educacional especializado (AEE), oferecendo subsídios para atuação segura, a fim de minimizar dificuldades e favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades das pessoas públicos alvos do atendimento especializado.
Objetivo Geral:
- Subsidiar os professores com aportes teóricos e práticos sobre o atendimento educacional especializado dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, disposto a reduzir obstáculos e beneficiar o progresso das capacidades e conhecimentos das pessoas públicos alvos do atendimento.
Objetivos Específicos:
- Identificar as necessidades educacionais especiais;
- Reconhecer as perceptivas históricas sobre as deficiências;
- Estudar os aportes teóricos e legislações sobre o AEE;
- Analisar o uso da tecnologia, integração e inclusão;
- Conhecer e construir Plano de AEE e Estudos de casos;
- Apontar e distinguir necessidades de estratégias de ensino no AEE.
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Marcos políticos e legais da Educação Especial no Brasil
Módulo 2: O uso da Tecnologia no contexto Educacional
Módulo 3: O Atendimento Educacional Especializado
Módulo 4: Apresentação e Construção do Plano de AEE e Estudo de Caso
Módulo 5: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Física
Módulo 6: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Visual
Módulo 7: O Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Intelectual
Módulo 8: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Auditiva
Módulo 9: Atendimento Educacional Especializado, no Transtorno do Espectro Autista
Módulo 10: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Surdocegueira e Múltipla
Módulo 11: As Altas Habilidades e Superdotação
Módulo 12: Família e Escola, uma parceria que dar certo
Metodologia e Procedimentos de Ensino: Os princípios norteadores do processo educativo na Formação em Atendimento Educacional Especializado incluem a participação, a solidariedade, a globalidade e o respeito à identidade institucional.
Dessa forma, neste curso as estratégias de ensino poderão ser organizadas a partir de:
- Desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas, priorizando a interação teoria e prática, e os saberes prévios e experiências dos alunos;
- Apresentação de seminários pelos alunos envolvendo leitura, estudo e discussões temáticas;
- Leituras e debates de textos, livros e/ou exibição de filmes, vídeos e outros;
- Desenvolvimento de práticas pedagógicas, apoiadas pelo Google sala de aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet;
- Desenvolvimento de trabalhos individuais e/ou em grupos, possibilitando uma reflexão crítica sobre o assunto ministrado.
No decorrer do curso, recomenda-se que o aluno:
- Faz-se necessário que o aluno possua endereço de e-mail no Gmail, e o aplicativo do Telegram instalado em um aparelho celular;
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acesso aos comunicados enviados ao e-mail cadastrado no ato da inscrição;
- o(a) aluno(a) deverá primar pela assiduidade, pontualidade e participação efetiva nas aulas, nas atividades propostas durante o curso, como também pela realização do trabalho final, condição indispensável para recebimento da certificação;
- O recebimento e envio das atividades correspondentes a cada conteúdo ministrado estarão condicionados à freqüência regular do cursista;
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) verificar os materiais e informações encaminhadas para as plataformas utilizadas durante o curso (Google Meet, Gmail, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram);
- A existência de plágio nos trabalhos elaborados durante o Curso ou no Trabalho Final gerará desclassificação imediata dos seus autores e consequente exclusão enquanto cursistas;
-A frequência será computada individualmente a cada aula, razão pela qual o(a) cursista deverá ter o máximo cuidado em registrá-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade;
- Interaja com o professor e com os participantes da turma;
- Acompanhe a programação das aulas, avaliações e informações sobre o curso e os módulos;
- Pesquise em livros, leia textos, busque vídeos, links e demais recursos tecnológicos e informações complementares sobre o tema do curso;
- Respeite as normas de convivência estabelecidas.
Procedimentos de Avaliação: A avaliação se constitui em um processo contínuo que envolve ações de diagnóstico, análise, acompanhamento e proposição de atividades para a superação de dificuldades encontradas e o reforço dos pontos positivos e progressos.
No curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado, a avaliação do processo de aprendizagem poderá ser efetivada por meio de questões dissertativas e/ou objetivas, seminários e/ou trabalhos realizados individualmente e/ou em grupos, em datas marcadas de acordo com o cronograma divulgado previamente (podendo ter alterações durante o decorrer do curso) e autoavaliação.
Para aprovação e certificação, exige-se frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e 100% das entregas dos Planos do AEE, Estudo de Caso e Apresentação do Trabalho Final durante todo o curso.