CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 2023.1

CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 2023.1

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De 8 fevereiro a 31 de agosto Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

Curso:

Formação em Atendimento Educacional Especializado

Público Alvo: Professores das salas de recursos multifuncionais,em exercício.

Quantidade de vagas: 80 vagas

Carga Horária: 100 horas

Modalidade: Remota

Ementa: O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Norteando assim, a ação pedagógica do professor de sala de recursos multifuncionais através de um aporte teórico e prático, para oferta do atendimento educacional especializado (AEE), oferecendo subsídios para atuação segura, a fim de minimizar dificuldades e favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades das pessoas públicos alvos do atendimento especializado.

Objetivo Geral:

  • Subsidiar os professores com aportes teóricos e práticos sobre o atendimento educacional especializado dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, disposto a reduzir obstáculos e beneficiar o progresso das capacidades e conhecimentos das pessoas públicos alvos do atendimento.

Objetivos Específicos:

  • Identificar as necessidades educacionais especiais;
  • Reconhecer as perceptivas históricas sobre as deficiências;
  • Estudar os aportes teóricos e legislações sobre o AEE;
  • Analisar o uso da tecnologia, integração e inclusão;
  • Conhecer e construir Plano de AEE e Estudos de casos;
  • Apontar e distinguir necessidades de estratégias de ensino no AEE.

Conteúdo Programático:

Módulo 1: Marcos políticos e legais da Educação Especial no Brasil

Módulo 2: O uso da Tecnologia no contexto Educacional

Módulo 3: O Atendimento Educacional Especializado

Módulo 4: Apresentação e Construção do Plano de AEE e Estudo de Caso

Módulo 5: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Física

Módulo 6: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Visual

Módulo 7: O Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Intelectual

Módulo 8: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Auditiva

Módulo 9: Atendimento Educacional Especializado, no Transtorno do Espectro Autista

Módulo 10: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Surdocegueira e Múltipla

Módulo 11: As Altas Habilidades e Superdotação

Módulo 12: Família e Escola, uma parceria que dar certo

Metodologia e Procedimentos de Ensino: Os princípios norteadores do processo educativo na Formação em Atendimento Educacional Especializado incluem a participação, a solidariedade, a globalidade e o respeito à identidade institucional.

Dessa forma, neste curso as estratégias de ensino poderão ser organizadas a partir de:

- Desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas, priorizando a interação teoria e prática, e os saberes prévios e experiências dos alunos;

- Apresentação de seminários pelos alunos envolvendo leitura, estudo e discussões temáticas;

- Leituras e debates de textos, livros e/ou exibição de filmes, vídeos e outros;

- Desenvolvimento de práticas pedagógicas, apoiadas pelo Google sala de aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet;

- Desenvolvimento de trabalhos individuais e/ou em grupos, possibilitando uma reflexão crítica sobre o assunto ministrado.

No decorrer do curso, recomenda-se que o aluno:

- Faz-se necessário que o aluno possua endereço de e-mail no Gmail, e o aplicativo do Telegram instalado em um aparelho celular;

- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acesso aos comunicados enviados ao e-mail cadastrado no ato da inscrição;

- o(a) aluno(a) deverá primar pela assiduidade, pontualidade e participação efetiva nas aulas, nas atividades propostas durante o curso, como também pela realização do trabalho final, condição indispensável para recebimento da certificação;

- O recebimento e envio das atividades correspondentes a cada conteúdo ministrado estarão condicionados à freqüência regular do cursista;

- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) verificar os materiais e informações encaminhadas para as plataformas utilizadas durante o curso (Google Meet, Gmail, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram);

- A existência de plágio nos trabalhos elaborados durante o Curso ou no Trabalho Final gerará desclassificação imediata dos seus autores e consequente exclusão enquanto cursistas;

-A frequência será computada individualmente a cada aula, razão pela qual o(a) cursista deverá ter o máximo cuidado em registrá-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade;

- Interaja com o professor e com os participantes da turma;

- Acompanhe a programação das aulas, avaliações e informações sobre o curso e os módulos;

- Pesquise em livros, leia textos, busque vídeos, links e demais recursos tecnológicos e informações complementares sobre o tema do curso;

- Respeite as normas de convivência estabelecidas.

Procedimentos de Avaliação: A avaliação se constitui em um processo contínuo que envolve ações de diagnóstico, análise, acompanhamento e proposição de atividades para a superação de dificuldades encontradas e o reforço dos pontos positivos e progressos.

No curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado, a avaliação do processo de aprendizagem poderá ser efetivada por meio de questões dissertativas e/ou objetivas, seminários e/ou trabalhos realizados individualmente e/ou em grupos, em datas marcadas de acordo com o cronograma divulgado previamente (podendo ter alterações durante o decorrer do curso) e autoavaliação.

Para aprovação e certificação, exige-se frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e 100% das entregas dos Planos do AEE, Estudo de Caso e Apresentação do Trabalho Final durante todo o curso.

Organizador

Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD, vinculada à Secretaria de Estado de Educação, colabora na execução e promoção da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e dispõe do setor de Assessoria de Educação Especial (AEE) com uma equipe multiprofissional que atua no acompanhamento, assessoramento e monitoramento dos programas que favorecem o processo de escolarização de alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Estado. Através da Secretaria de Estado da Educação (SEE), este setor desenvolve suas atividades tanto na sede da FUNAD quanto na interiorização das ações junto às Gerências Regionais de Ensino. Ao longo dos anos a AEE vem desenvolvendo suas atividades objetivando disseminar a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva ampliando cada vez mais a capacitação inicial e continuada desenvolvida na sede da FUNAD e nos municípios através de parcerias realizadas com diversos órgãos e secretarias municipais de educação em todo Estado. A cada ano observa-se um número maior de profissionais da educação que procuram por cursos na área da Educação Especial na perspectiva Inclusiva ofertados pela FUNAD, refletindo dessa forma no aumento do número de formações ofertadas por esta Instituição, bem como no quantitativo de profissionais capacitados.