OBJETIVO:
Subsidiar os professores com aportes teóricos e práticos sobre a inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, público alvo da Educação Especial.
VAGAS:
Serão disponibilizadas 60 vagas.
PÚBLICO-ALVO:
Professores da sala de aula regular da Rede Pública de Ensino
CARGA HORÁRIA:
O curso terá um total de 80 horas.
MODALIDADE:
O curso será ministrado na modalidade remota, através de aulas síncronas (ao vivo).
Durante o curso serão utilizados o Aplicativo Telegram, Google Formulário, além das plataformas Google Meet e Google Sala de Aula. Portanto, faz-se necessário que o(a) cursista possua endereço de e-mail do Gmail e o App do Telegram instalado.
FREQUÊNCIA:
As aulas ocorrerão quinzenalmente, às quartas-feiras, nos turnos manhã e tarde, entre as 08h e às 17h, com intervalo para almoço.
INSCRIÇÕES:
As inscrições serão efetuadas exclusivamente online, através do site https://doity.com.br/cursofee2funad , no período 14 e 15 de Julho de 2021, encerrando-se às23h59 (vinte três horas e cinquenta e nove minutos), horário local.
Para efetuar a inscrição o(a) candidato(a) deverá preencher todos os campos e anexar os documentos digitalizados (em formato jpeg ou pdf) relacionados abaixo:
• RG;
• CPF;
• Declaração ou Certificado de Conclusão de Curso Superior;
• Declaração ou Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação (se houver);
• Declaração de Exercício ATUALIZADA (contendo função exercida atualmente, devidamente assinada e carimbada pelo gestor escolar ou chefe imediato).
As inscrições passarão por um processo de avaliação será avaliado se o(a) candidato(a) atende aos critérios exigidos (público alvo, documentação solicitada, entre outros). Não serão consideradas para avaliação as inscrições recebidas fora do prazo, como também as inscrições com incompatibilidade de arquivos.
A lista com as inscrições homologadas será publicada em 23 de Julho de 2021 no site https://funad.pb.gov.br/.
OBSERVAÇÕES:
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acesso aos comunicados enviados ao e-mail cadastrado no ato da inscrição;
- Ao ser selecionado(a) como participante do curso, o(a) aluno(a) deverá primar pela assiduidade, pontualidade e participação efetiva nas aulas, nas atividades propostas durante o curso, como também pela realização do trabalho final, condição indispensável para recebimento da certificação;
- O(A) aluno(a) deverá ter, no mínimo, 75% de frequência global do curso como também cumprir integralmente as atividades propostas, conforme as orientações recebidas, para obter a certificação final;
- O recebimento e envio das atividades correspondentes a cada conteúdo ministrado estarão condicionados à freqüência regular do cursista;
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) verificar os materiais e informações encaminhadas para as plataformas utilizadas durante o curso (Google Meet, Gmail, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram);
- A existência de plágio nos trabalhos elaborados durante o Curso ou no Trabalho Final gerará desclassificação imediata dos seus autores e consequente exclusão enquanto cursistas;
- A frequência será computada individualmente a cada aula, razão pela qual o(a) cursista deverá ter o máximo cuidado em registrá-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade;
- O trabalho final constará de uma apresentação oral a ser realizada, considerando as orientações dadas pela organização do curso.
CRONOGRAMA:
DATA | TURNO | ATIVIDADE /CONTEÚDO |
13 a 15/07 | MANHÃ E TARDE (ATÉ ÀS 23H59MIN) | PERIODO DE INSCRIÇÕES ONLINE |
23/07 |
| Publicação das inscrições deferidas |
28/07 | MANHÃ | ABERTURA OFICIAL DO CURSO ORIENTAÇÕES/REGRAS SOBRE O DECORRER DO CURSO (FALTAS, CERTIFICAÇÃO, ATIVIDADES, FERRAMENTAS UTILIZADAS; TRABALHO FINAL) |
28/07 | TARDE | USO DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
11/08 | MANHÃ | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS |
11/08 | TARDE |
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO FINAL |
25/08 | MANHÃ | ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
25/08 | TARDE | ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NOS TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO |
08/09 | MANHÃ | ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA DEFICIÊNCIA AUDITIVA |
08/09 | TARDE | ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA DEFICIÊNCIA FÍSICA |
22/09 | MANHÃ | INTELIGÊNCIA EMOCIONAL |
22/09 | TARDE | ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA DEFICIÊNCIA VISUAL |
06/10 | MANHÃ | ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E SURDOCEGUEIRA
|
06/10 | TARDE | ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO |
20/10 | MANHÃ | EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA |
20/10 | TARDE | AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
03/11 |
| PRAZO PARA ENVIO DO TRABALHO FINAL |
10/11 | MANHÃ | Encerramento + apresentação dos Trabalhos |
10/11 | TARDE | Encerramento + apresentação dos Trabalhos |
- A ordem dos conteúdos será realizada mediante disponibilidade dos seus formadores;
- Caso haja a necessidade de alteração de datas do cronograma, os cursistas serão previamente informados.
Atenciosamente,
Assessoria de Educação Especial
(83) 3243-8446 (83) 3243-8763 – Ramal 209