I Diálogos Acadêmicos em Língua Espanhola / III Semana Acadêmica dos Cursos de Letras Espanhol da UFC

Faça sua inscrição
De 1 a 4 de abril Todos os dias das 17h00 às 21h30

Sobre o Evento

ACESSE NOSSA PROGRAMAÇÃO COMPLETA E DEMAIS INFORMAÇÕES EM:

https://drive.google.com/drive/folders/1B1XHUJxCpzDd9-_wOAZh3zJxoiIlHoqv?usp=drive_link

PRÉ-INSCRIÇÕES EM MINICURSOS (OUVINTES):

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScz3vZnaYXhtv2xV1KKNXZoKIWReraU54BlODl2ANQ68eIZzQ/viewform?usp=sharing

IV CIRCULAR - I DALE/III SACLE

Fortaleza, 21 de março de 2025.

Caras e Caros Colegas,


A comissão de organização torna público a todos os participantes do I DALE - Diálogos Acadêmicos em Língua Espanhola e
da III Semana Acadêmica dos Cursos de Letras Espanhol da UFC, os seguintes esclarecimentos para garantir o bom
andamento do evento:


1. Todos os participantes do I DALE - Diálogos Acadêmicos em Língua Espanhola e da III Semana Acadêmica dos Cursos
Letras Espanhol da UFC devem estar inscritos no site do evento para garantir que todos possam receber seus
certificados e tenham suas informações pessoais devidamente registradas. Ressaltamos ainda que os participantes
devem evitar o uso de nomes com abreviações no ato de sua inscrição. Acessem: https://doity.com.br/dale-ufc caso ainda
não estejam inscritos;


2. É responsabilidade do participante portar computador ou qualquer outro material de informática necessário para o bom
andamento de sua comunicação oral. As salas disponibilizadas pela comissão organizadora apenas dispõem de projetores de
luz e cabo VGA. Dessa forma, itens como notebooks, cabos, conectores e adaptadores, extensões, caixa de som etc. devem
ser providenciados pelo próprio participante;


3. O tempo de apresentação é de 10 à 15 minutos, prevalecendo as orientações ministradas pelos coordenadores de cada
grupo de trabalho no início de cada sessão de comunicação oral;


4. A comissão organizadora sugere através dos links, os seguintes modelos de apresentação, sendo seu USO
FACULTATIVO: Google Apresentações
(https://encurtador.com.br/oZai5) e Canva (https://encurtador.com.br/vvtrj).
OBS.: Clicar em “Usar modelo em um novo design”) o modelo de apresentação para as comunicações orais;


5. É vetada a participação como ouvinte em dois minicursos, uma vez que as aulas acontecerão nos mesmos dias e horários.
Também é vetada a participação nos minicursos, sem a inscrição no site do evento: https://doity.com.br/dale-ufc.

6. Os autores e/ou co-autores de trabalhos que desejem enviar artigo completo para publicação em anais do evento, devem
seguir as seguintes orientações, conforme modelo disponível em: https://encurtador.com.br/WmDnu e enviar o trabalho
completo até o dia 31 de abril de 2025, pelo seguinte e-mail a esta comissão:dale.espanholufc@gmail.com

Comissão Organizadora.

RESULTADO - MONITORES SELECIONADOS

A Comissão Organizadora do I DALE - Diálogos Acadêmicos em Língua Espanha e da III Semana Acadêmica dos Cursos de Letras Espanhol torna público o resultado da seleção para monitores dos eventos. Os selecionados serão contactados em breve através dos contatos disponibilizados no formulário de inscrição.

Amanda Madelliny Rodrigues Monteiro

Ana Paula Evangelista Maciel

Bruno Guilherme Dutra varela

Carlos Rhavyck de Assis Oliveira

Dandara Gomes Bandeira

Danielle Medeiros da Silva

E'Neide Raquel Alves D'Albuquerque

Ecina da Silva do Nascimento

Francisco Carlos Ferreira Ribeiro Filho

Jeanne celia pereira da silva

Joiza Gois Oliveira Praxedes

Lélia Mariana Braga Damasceno Peixoto

Luciana Amorim de Castro

Marcos Levi Pessoa de Barros

Matias Lima da Silva

Natalye Carmo do Nascimento

Rachel Torres Soares

Ruan Pablo Lima Martins

Vitor Mendes da Silva Farias

3ª. CIRCULAR

Caras e Caros Colegas,

A comissão de organização informa que todos os participantes do I DALE - Diálogos Acadêmicos em Língua Espanhola e da III Semana Acadêmica dos Cursos Letras Espanhol da UFC devem estar inscritos no site do evento para garantir que todos possam receber seus certificados e tenham suas informações pessoais devidamente registradas. Ressaltamos ainda que os participantes devem evitar o uso de nomes com abreviações.

Ademais, informamos que foram prorrogadas as inscrições para monitores voluntários até o dia 23 de fevereiro de 2025. As demais datas previstas no edital de cadastro de reserva de monitores voluntários permanecem inalteradas. Realizem suas inscrições através do formulário: https://forms.gle/Df2Dt1xzRhFtE9D87

Comunicamos também que as inscrições de trabalho para as propostas de comunicação oral foram prorrogadas até o dia 17 de março ou até serem preenchidas todas as vagas, obedecendo os critérios da I Circular. As submissões devem ser feitas pelo link https://forms.gle/ksRHr6MoLWMeEq8L7. Aproveitamos a oportunidade para tornar público o quadro de vagas restantes para a modalidade comunicação oral e para ouvintes de minicurso (ANEXO 01).

Também se encontram abertas as pré-inscrições para os minicursos, na modalidade ouvinte. As pré-inscrições poderão ser realizadas pelo seguinte formulário: https://forms.gle/YYKNywiay5pTr4Z18

Os novos cronogramas para seleção do cadastro reserva para monitores e as inscrições para comunicações orais encontram-se no ANEXO 02 desta circular. Corrige as datas anteriores e passa a valer as novas datas.

ANEXO 01 - VAGAS PARA COMUNICAÇÕES ORAIS E OUVINTES DE MINICURSOS

VAGAS REMANESCENTES PARA COMUNICAÇÃO ORAL

EIXOS TEMÁTICOS

Número de vagas remanescentes

1. Ensino e análise de materiais didáticos em Língua Espanhola

Esgotadas

2. Formação de professores de Língua Espanhola

7 vagas

3. Língua Espanhola e Análise Linguística

3 vagas

4. Língua Espanhola e Tradução

9 vagas

5. Literatura Espanhola

9 vagas

6. Literatura Hispano-americana

12 vagas

7. PIBID e Residência Pedagógica em Língua Espanhola

3 vagas

VAGAS REMANESCENTES COMO OUVINTES DE MINICURSOS

TÍTULO DO TRABALHO

MINISTRANTES

Número de vagas remanescentes

1

ESTUDOS CONTRASTIVOS ESPANHOL/ PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TRADUÇÃO

1. Dr.ª Leandra Oliveira (UFSC)

2. Dr. Wagner Monteiro Pereira (UERJ)

12 vagas

2

O CINEMA COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA À HOMOFOBIA

1. Dr. Fábio Arcanjo (UNICAMP)

19 vagas

3

CONTATO LINGUÍSTICO PORTUGUÊS-ESPANHOL EM TEXTOS ESCRITOS POR HISPANOFALANTES

1. Dr. Fabrício Paiva Mota (UFRR)

17 vagas

4

ESTUDOS DE PAISAGEM LINGUÍSTICA

1.Dr. Eliabe Procópio (UFS)

16 vagas

5

INTERLOCUÇÕES ENTRE ENSINO DE LÍNGUAS E ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA

1. Dr.ª Beatriz Furtado (UFC)

2. Dr.ª Valdênia Falcão (UFC)

13 vagas

6

CONHECENDO AS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DO REGGAETON

1. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)

2. Evenildo Queiroz Santiago (UFC)

3. Ryan de Oliveira Carvalho (UECE)

4. Wygner Mendes da Silva (UFC)

Esgotadas.

7

LA INTERTEXTUALIZACIÓN Y LA PRODUCCIÓN DE LOS SENTIDOS DEL TEXTO

1. Dr.ª Letícia Joaquina (UFC)

2. Roberto Araújo (UECE)

3. Geisa Gomes (UFC)

8 vagas

8

O HERÓI COLETIVO CLÁSSICO E O HERÓI INDIVIDUALISTA NO ROMANCE CERVANTINO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ILÍADA E DOM QUIXOTE

1. Emanuel Matheus (IFCE)

2. Ma. Andressa Lima (IFCE)

20 vagas


ANEXO 02 - NOVO CRONOGRAMA

Corrige as datas anteriores e passa a valer as novas datas.

ATIVIDADE PREVISTA

DATA

Inscrições de trabalhos

De 17 de janeiro a 17 de março.

Envio das cartas de aceite

Entre 18 de fevereiro a 21 de março.

Envio do trabalho completo para publicação em Anais

Até 30 de abril

Inscrições como ouvinte

Até 01 de abril

Lançamento do edital de monitores para formação de cadastro de reserva

02 de fevereiro

Inscrição de Monitores

03 a 23 de fevereiro

Resultado preliminar dos monitores selecionados para o cadastro de reserva

24 de fevereiro

Resultado final dos monitores selecionados para o cadastro de reserva

28 de fevereiro

Período de trabalho dos monitores

Março e abril/2025

2º CIRCULAR

Caras e Caros Colegas,

Comunicamos que as inscrições de trabalho para as propostas de minicursos foram encerradas, devido ao preenchimento de todas as vagas ofertadas pelo evento para essa modalidade. Também aproveitamos a oportunidade para tornar pública a lista de propostas de minicursos aceitas com os seus respectivos resumos ao final desta circular.

Informamos ainda que se encontram abertas as pré-inscrições para os minicursos, na modalidade ouvinte. As pré-inscrições poderão ser realizadas pelo seguinte formulário: https://forms.gle/YYKNywiay5pTr4Z18

As inscrições nos minicursos atenderão aos seguintes critérios:

1. Cada minicurso aceitará no máximo 20 participantes;

2. Além do certificado de 30h do evento, os participantes dos minicursos receberão certificação de 10 h pela sua participação;

3. Cada participante poderá escolher APENAS 01 (um) MINICURSO, pois as aulas acontecem simultaneamente nos mesmos dias e horários indicados na programação do evento.

4. Apenas serão aceitas os cadastros de pré-inscrições como ouvinte do minicursos, os participantes que estejam devidamente inscritos no evento. (https://doity.com.br/dale-ufc)

As inscrições para comunicações orais continuam abertas até o dia 17 de fevereiro, obedecendo os critérios da I Circular, através do link https://forms.gle/ksRHr6MoLWMeEq8L7

Ademais, tornamos público o edital de monitores para formação de cadastro de reserva que está disponível pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1B1XHUJxCpzDd9-_wOAZh3zJxoiIlHoqv?usp=drive_link

LISTA DE PROPOSTAS DE MINICURSOS ACEITAS POR TÍTULO E AUTORES

1

ESTUDOS CONTRASTIVOS ESPANHOL/ PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TRADUÇÃO

1. Dr.ª Leandra Oliveira (UFSC);

2. Dr. Wagner Monteiro Pereira (UERJ).

2

O CINEMA COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA À HOMOFOBIA

1. Dr. Fábio Arcanjo (UNICAMP).

3

CONTATO LINGUÍSTICO PORTUGUÊS-ESPANHOL EM TEXTOS

ESCRITOS POR HISPANOFALANTES

1. Dr. Fabrício Paiva Mota (UFRR).

4

ESTUDOS DE PAISAGEM LINGUÍSTICA

1.Dr. Eliabe Procópio (UFS).

5

INTERLOCUÇÕES ENTRE ENSINO DE LÍNGUAS E ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA

1. Dr.ª Beatriz Furtado (UFC);

2. Dr.ª Valdênia Falcão (UFC).

6

CONHECENDO AS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DO REGGAETON

1. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC);

2. Evenildo Queiroz Santiago (UFC);

3. Ryan de Oliveira Carvalho (UECE);

4. Wygner Mendes da Silva (UFC).

7

LA INTERTEXTUALIZACIÓN Y LA PRODUCCIÓN DE LOS SENTIDOS DEL TEXTO

1. Dr.ª Letícia Joaquina (UFC).

2. Roberto Araújo (UECE)

3. Geisa Gomes (UFC)

8 O HERÓI COLETIVO CLÁSSICO E O HERÓI INDIVIDUALISTA NO ROMANCE CERVANTINO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ILÍADA E DOM QUIXOTE

1. Emanuel Matheus (IFCE)

2. Ma. Andressa Lima (IFCE)

Para a leitura dos resumos dos minicursos, acessem a 2ª circular completa em: https://encurtador.com.br/6JnET

Fortaleza, 03 de fevereiro de 2025.

1º CIRCULAR

Caras e Caros Colegas,

Temos o prazer de anunciar a realização do I DALE - Diálogos Acadêmicos em Língua Espanhola e da III Semana de Letras Espanhol, que acontecerão concomitantemente na Universidade Federal do Ceará (UFC), entre os dias 01 a 04 de abril de 2025.

O evento faz parte de um novo ciclo de apresentações de trabalhos incentivadas pelos cursos de Letras Espanhol, Letras Português/Espanhol, Letras Espanhol Virtual da UFC. Tal evento tem como finalidade promover o compartilhamento de experiências de pesquisa que estão em processo e concluídas entre a comunidade acadêmica, os professores e estudantes que integram os cursos de Letras Espanhol, bem como apresentar os ingressantes ao universo acadêmico em que serão inseridos. Além disso, temos a pretensão de realizá-lo de forma anual, de modo a tornar esta experiência acadêmica mais proveitosa.

A programação incluirá palestras, mesas-redondas, grupos de trabalhos e minicursos e contará com a presença de professores (as) convidados (as) de outras instituições de ensino superior, sendo eles: Profa. Dra. Ana Karla Carvalho Canarinos (UERJ); Prof. Dr. Fabricio Paiva Mota (UFS); Profa. Dra. Leandra Cristina de Oliveira (UFSC); Prof. Dr.Wagner Monteiro Pereira (UERJ). Contará ainda com a presença dos professores e professoras que integram o corpo docente dos Cursos de Letras Espanhol da UFC.

As mesas-redondas e palestras que acontecerão durante o evento, bem como as propostas para o grupo de trabalho e minicursos serão divididas nos seguintes eixos-temáticos: 1. Ensino e análise de materiais didáticos em Língua Espanhola; 2.Formação de professores de Língua Espanhola; 3. Língua Espanhola e Análise Linguística; 4. Língua Espanhola e Tradução; 5. Literatura Espanhola; 6. Literatura Hispano-americana; e 7. PIBID e Residência Pedagógica em Língua Espanhola.

Os grupos de trabalho estarão sob a coordenação dos professores (as) convidados (as):

EIXOS TEMÁTICOS

Coordenação

1. Ensino e análise de materiais didáticos em Língua Espanhola

Prof. Dra. Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC)

Prof. Dndo. Jéssika Oliveira Brasil (SEDUC/UFC)

2. Formação de professores de Língua Espanhola

Profa. Dra. Beatriz Furtado Alencar Lima (UFC)

Profa. Dra. Massília Maria Lira Dias (UFC)

3. Língua Espanhola e Análise Linguística

Profa. Dra. Nadja Paulino Pessoa Prata (UFC)

Prof. Dr. Savio André de Souza Cavalcante (UECE)

4. Língua Espanhola e Tradução

Prof. Dr. Fabricio Paiva Mota (UFRR/UFS)

Prof. Dndo. Kevyn de Araújo Silva (SEDUC/UFC)

5. Literatura Espanhola

Profa. Dra. Maria Inês Pinheiro Cardoso (UFC)

6. Literatura Hispano-americana

Profa. Dra. Roseli Barros Cunha (UFC)

7. PIBID e Residência Pedagógica em Língua Espanhola

Profa. Dra. Maria Valdênia Falcão do Nascimento (UFC)

Profa. Dra. Kátia Cilene David (UFC)

Os trabalhos submetidos também poderão ser expandidos para publicação nos Anais do I DALE, com envio do trabalho completo posterior à apresentação.

A submissão de resumos para propostas de trabalho ocorrerá do dia 17 de janeiro à 23h59 do dia 17 de fevereiro de 2025 através dos seguintes links:

As atividade previstas para o evento obedecerão ao seguinte cronograma:

ATIVIDADE PREVISTA

DATA

Inscrições de trabalhos

De 17 de janeiro a 17 de fevereiro.

Envio das cartas de aceite

Entre 18 de fevereiro a 18 de março.

Envio do trabalho completo para publicação em Anais

Até 30 de abril

Inscrições como ouvinte

24 à 31 de março

Lançamento do edital de monitores para formação de cadastro de reserva

02 de fevereiro

Inscrição de Monitores

03 à 16 de fevereiro

Resultado preliminar dos monitores selecionados para o cadastro de reserva

17 de fevereiro

Resultado final dos monitores selecionados para o cadastro de reserva

18 de fevereiro

Os interessados em participar do evento como autores ou co-autores de trabalhos, bem como, os ouvintes devem acessar a página https://doity.com.br/dale-ufc para realizar inscrição.

QUANTO À SUBMISSÃO DE RESUMOS:

  • O resumo relativo à proposta de MINICURSOS ou COMUNICAÇÕES ORAIS deve respeitar as seguintes normas:
  • Ser organizado em um único parágrafo de 400 a 450 palavras, precedido do título centralizado, em negrito e caixa alta; da identificação do(s) proponente(s) alinhados à direita (seguidos da sigla da instituição e e-mail); margens SUPERIOR/ESQUERDA INFERIOR/DIREITA 2cm. Indicação do eixo temático pretendido na inscrição no evento;
  • Conter objetivo(s), referências teóricas, metodologia de pesquisa, análise e/ou resultados;
  • Ser acompanhado por 3 palavras-chave separadas por ponto e vírgula;
  • Apresentar no máximo três proponentes. Cada autor pode submeter até 2 trabalhos;
  • O arquivo com o resumo, obrigatoriamente, deve estar em formato de documento (Word ou PDF) a ser anexado na inscrição.


Contato ou dúvidas: dale.espanholufc@gmail.com

Palestrantes

  • Prof. Dr. Wagner Monteiro
  • Prof.ª Dr.ª Leandra Cristina de Oliveira:
  • Prof.ª Dr.ª Ana Karla Canarinos
  • Prof.ª Dr.ª Roseli Barros Cunha
  • Prof.ª Dr.ª Nadja Paulino Pessoa Prata
  • Cícero Anastácio Araújo de Miranda

Programação

17h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall do Auditório José Albano

Credenciamento

20h10 Minicurcos Minicurso
Local: Salas de aula - Curso de Letras Noturno

ESTUDOS CONTRASTIVOS ESPANHOL/PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TRADUÇÃO

  • Ministrantes: Dra. Leandra Oliveira (UFSC) e Dr. Wagner Monteiro (UERJ)

  • Local: Sala 11 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

O CINEMA COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA À HOMOFOBIA

  • Ministrante: Dr. Fábio Arcanjo (UNICAMP)

  • Local: Sala 12 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

CONTATO LINGUÍSTICO PORTUGUÊS-ESPANHOL EM TEXTOS ESCRITOS POR HISPANOFALANTES

  • Ministrante: Dr. Fabrício Paiva Mota (UFRR/UFS)

  • Local: Sala 13 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

ESTUDOS DE PAISAGEM LINGUÍSTICA

  • Ministrante: Dr. Eliabe Procópio (UFS)

  • Local: Sala 14 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

INTERLOCUÇÕES ENTRE ENSINO DE LÍNGUAS E ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA

  • Ministrantes: Dr.ª Beatriz Furtado (UFC) e Dr.ª Valdênia Falcão (UFC)

  • Local: Sala 15 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

CONHECENDO AS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DO REGGAETON

  • Ministrantes: Dr. Valdecy Pontes (UFC), Evenildo Queiroz (UFC), Ryan Carvalho (UECE) e Wygner Mendes (UFC)

  • Local: Sala 16 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

LA INTERTEXTUALIZACIÓN Y LA PRODUCCIÓN DE LOS SENTIDOS DEL TEXTO

  • Ministrantes: Dra. Letícia Joaquina (UFC), Hellenson Mariano (UECE) e Geisa Gomes (UFC)

  • Local: Sala 17 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Cultura y enseñanza de lengua española: un debate a partir de la teoria postcolonial

Apresentação:

Prof.ª Dr.ª Letícia Joaquina (UFC)

Palestrante:

Prof. Dr. Wagner Monteiro (PPGL-UERJ);

Às18h00 - Auditório José Albano
20h10 Minicurcos Minicurso
Local: Salas de aula - Curso de Letras Noturno

ESTUDOS CONTRASTIVOS ESPANHOL/PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TRADUÇÃO

  • Ministrantes: Dra. Leandra Oliveira (UFSC) e Dr. Wagner Monteiro (UERJ)

  • Local: Sala 11 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

O CINEMA COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA À HOMOFOBIA

  • Ministrante: Dr. Fábio Arcanjo (UNICAMP)

  • Local: Sala 12 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

CONTATO LINGUÍSTICO PORTUGUÊS-ESPANHOL EM TEXTOS ESCRITOS POR HISPANOFALANTES

  • Ministrante: Dr. Fabrício Paiva Mota (UFRR/UFS)

  • Local: Sala 13 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

ESTUDOS DE PAISAGEM LINGUÍSTICA

  • Ministrante: Dr. Eliabe Procópio (UFS)

  • Local: Sala 14 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

INTERLOCUÇÕES ENTRE ENSINO DE LÍNGUAS E ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA

  • Ministrantes: Dr.ª Beatriz Furtado (UFC) e Dr.ª Valdênia Falcão (UFC)

  • Local: Sala 15 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

CONHECENDO AS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DO REGGAETON

  • Ministrantes: Dr. Valdecy Pontes (UFC), Evenildo Queiroz (UFC), Ryan Carvalho (UECE) e Wygner Mendes (UFC)

  • Local: Sala 16 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

LA INTERTEXTUALIZACIÓN Y LA PRODUCCIÓN DE LOS SENTIDOS DEL TEXTO

  • Ministrantes: Dra. Letícia Joaquina (UFC), Hellenson Mariano (UECE) e Geisa Gomes (UFC)

  • Local: Sala 17 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Literaturas latino-americanas em diálogo

Mediadora: 

- Profª. Dr.ª Roseli Cunha (PPGLetras-UFC)

Participantes:

- Prof.ª Drª. Ana Karla Canarinos (UERJ):  Diálogos possíveis entre Grande Sertão: Veredas e Los ríos profundos;

- Prof. Dr. Wagner Monteiro (PPGL-UERJ): Haroldo de Campos: poesia e tradução no entre-lugar latino-americano.

Às18h00 - Auditório José Albano
20h10 Grupos de Trabalho - Dia 01 Apresentação Oral
Local: Salas 2º Andar - Bloco de Letras Noturno

EIXO 01: ENSINO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA ESPANHOLA

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Letícia Joaquina (UFC/URN) e Prof.ª Dnda. Jéssika Brasil (SEDUC-CE/UFC)

Local: Sala 11 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • A LEITURA POR MEIO DA NOVELA PICARESCA EL LAZARILLO DE TORMES: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA (Evenildo Queiroz Santiago, Ramon R. do N. Lô, Ryan de Oliveira Carvalho e Wygner Mendes da Silva)

  • A CATEGORIA TEMPO E ASPECTO NA COLEÇÃO DIDÁTICA “EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAL” (Evenildo Queiroz Santiago, Valdecy de Oliveira Pontes, Ryan de Oliveira Carvalho e Wygner Mendes da Silva)

  • O ENSINO DAS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DO REGGAETON (Evenildo Queiroz Santiago, Ryan de Oliveira Carvalho, Valdecy de Oliveira Pontes e Wygner Mendes da Silva)

  • RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA COM USO DE OBJETOS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA (Brenda S. da Silva de Sousa e Jairo Reiges Pinto Ferreira)

  • INTERAÇÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APRENDER ESPANHOL (Jairo Reiges Pinto Ferreira)

  • JUEGO DE LAS LOCUCIONES - PROPUESTA DE ENSINO DE FRASEOLOGÍA DE LA LENGUA ESPAÑOLA (Marnylton Santos da Silva e Laysa Souza Barbosa Rufino)

  • O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO IFCE E O NOVO ENSINO MÉDIO: REALIDADES E PERSPECTIVAS (Livya Lea de Oliveira Pereira)


EIXO 02: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Beatriz Furtado (UFC) e Prof.ª Dr.ª. Massília Dias (UFC)

Local: Sala 12 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • UNA GIRA POR LAS VARIEDADES LINGÜÍSTICAS EN ESPAÑA: UNA PROPUESTA DIDÁCTICA (Ryan de Oliveira Carvalho, Valdecy de Oliveira Pontes, Evenildo Queiroz Santiago e Wygner Mendes da Silva)

  • A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE ESPANHOL A APRENDIZES DA TERCEIRA IDADE (E'Neide Raquel Alves D'Albuquerque, Wygner Mendes da Silva e Kátia Cilene David da Silva)

  • ENSINO DE ESPANHOL POR MEIO DA MÚSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM SALSA E REGGAETON (Raimundo Nonato Farias Filho e Shirly Cristina Barbosa França)

  • UNA PROPUESTA DE SECUENCIA DIDÁCTICA PARA UNA ACTIVIDAD DE LECTURA: CONOCIENDO LA OBRA “DON QUIJOTE DE LA MANCHA” (Elisângela Maria da Silva e Camila Miranda Machado)

  • INTERTEXTUALIZACIÓN COMO DIÁLOGO GENÉRICO EN LA ORQUESTACIÓN COMPOSICIONAL DEL CÓMIC “MORTADELO Y FILEMÓN” PARA LA COCONSTRUCCIÓN DE SENTIDOS: CONSIDERACIONES PARA LA CLASE DE LENGUA (José Luan Alves Furtado, Geísa Ferreira Gomes e Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza)

EIXO 03: LÍNGUA ESPANHOLA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Nadja Prata (UFC) e Prof. Dr. Sávio Cavalcante (UECE)

Local: Sala 13 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • MODALIZAÇÃO DISCURSIVO-FUNCIONAL DEÔNTICA NO TEXTOS ECLESIÁSTICOS DO PAPA FRANCISCO EM LÍNGUA ESPANHOLA (André Silva Oliveira e Nadja Paulino Pessoa Prata)

  • MODALIZAÇÃO DISCURSIVO-FUNCIONAL VOLITIVA NO TEXTOS ECLESIÁSTICOS DO PAPA FRANCISCO EM LÍNGUA ESPANHOLA (André Silva Oliveira e Nadja Paulino Pessoa Prata)

  • EL ANÁLISIS DEL TARGET DEÓNTICO EN LA ESTRUCTURA “SER + ADJETIVO + ORACIÓN” EN ESPAÑOL (Lucas Oliveira Torres e Nadja Paulino Pessoa Prata)

  • ETHOS Y MODALIDAD EN LA CONSTRUCCIÓN DEL DISCURSO RELIGIOSO DE APÓSTOL PABLO (Alexandre Alves Galdino)

  • ASPECTOS MICROESTRUTURAIS DE SER PARA + INFINITIVO EM ESPANHOL NO DISCURSO DIGITAL (Kauanny Tomaz de Souza e Nadja Paulino Pessoa Prata)

  • EVIDENCIALIDADE E GRAMATICALIZAÇÃO EM ESPANHOL: UMA ANÁLISE DISCURSIVO-FUNCIONAL DOS VERBOS 'VER', 'OÍR' E 'ESCUCHAR’ (Jane Eyre Martins Caldas)

EIXO 04: LÍNGUA ESPANHOLA E TRADUÇÃO

Coordenadores: Prof. Dr. Fabricio Mota (UFRR/UFS) e Prof. Dndo. Kevyn Araújo (SEDUC-CE/UFC)

Local: Sala 14 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • ANÁLISIS DEL PROCESO DE TRADUCCIÓN EN EL PAR LINGÜÍSTICO PORTUGUÉS-ESPAÑOL DEL CUENTO OS TRÊS NOMES DE GODOFREDO DE MURILO RUBIÃO A LA LUZ DE LAS TEORÍAS DE EQUIVALÊNCIA (Vitor Barbosa do Nascimento e Maria Crislane de Paula Cavalcante)

  • A TRADUÇÃO DAS FORMAS DE TRATAMENTO TÚ, VOS Y USTED NA SÉRIE 42 DÍAS EN LA OSCURIDAD PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO: AS DIMENSÕES SOCIOLINGUÍSTICAS EM TELA (Fernanda Almeida Freitas)

  • LA TRADUCCIÓN FUNCIONALISTA EN LA SERIE 42 DÍAS EN LA OSCURIDAD: PROPUESTA DIDÁCTICA (Ádina Pereira Dos Santos)

EIXO 05: LITERATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Inês Cardoso (UFC) e Prof.ª Dr.ª Roseli Cunha (UFC/PPGLETRAS)

Local: Sala 15 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • NOTICIANDO A LITERATURA ATRAVÉS DO TEMPO (Maria Beatriz R. de Sousa e Maria Inês Pinheiro Cardoso)

  • CARACTERÍSTICAS DE LA TEMÁTICA PICARESCA EN LA NARRATIVA CONTEMPORÁNEA: UN ANÁLISIS DE LA PELÍCULA SURCOREANA PARÁSITOS, DE BONG JOON HO (Carla Emanuela Pinto Ramos, Jonas Lopes de Souza e Maria Inês Pinheiro Cardoso)

  • ENTRE LA PREDESTINACIÓN Y LA LIBERTAD: EL CONFLICTO SEGISMUNDO Y BASILIO EN LA VIDA ES SUEÑO, DE PEDRO CALDERÓN DE LA BARCA (Davi Cardoso Benevides e Roseli Barros Cunha)

  • A LITERATURA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA: O INSTAGRAM COMO UM DIVULGADOR DE SUA ARTE (Cibele Silva do Nascimento Jucá)

  • O HERÓI COLETIVO CLÁSSICO E O HERÓI INDIVIDUALISTA NO ROMANCE CERVANTINO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ILÍADA E DOM QUIXOTE (Emanuel Matheus Vieira Andressa Rodrigues de Lima)

EIXO 06: PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA ESPANHOLA

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Valdênia Falcão (UFC) e Prof.ª Dr.ª Kátia Cilene David (UFC)

Local: Sala 16 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • LA RETEXTUALIZACIÓN DE CUENTOS EN COMICS: UNA PROPUESTA DE SECUENCIA DIDÁCTICA EN CLASES DE ESPAÑOL (Bryan Gerdeson Moreira da Silva)

  • ENSEÑANZA DE ESPAÑOL EN EL CONTEXTO DEL PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UN RELATO DE EXPERIENCIA (Davi Cardoso Benevides e Maria Valdênia Falcão do Nascimento)

  • A MÚSICA EM SALA DE AULA DE ESPANHOL: RITMOS LATINOS (Quecia C. do Nascimento, Alisson Ribeiro dos Santos e Kátia Cilene David da Silva)

  • OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE PARA UMA PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (Ádina Pereira Dos Santos e Maria Valdênia Falcão do Nascimento)

  • O ENSINO DO ESPANHOL COM O CONTO “EL ZAPATERO Y LOS DUENDES”, DOS IRMÃOS GRIMM (Ariston Silva de Azevedo, Letícia de Fátima Rocha da Silva, Kevyn de Araújo Silva e Kátia Cilene David da Silva)

O espanhol na pós-graduação no Ceará

Mediador: 

- Prof. Dr. Valdecy Pontes (PPGLin-UFC);

Participantes:

- Prof. Dr. Cícero Miranda (PPGLin-UFC);

- Prof.ª Dr.ª Nadja Prata (PPGLin-UFC);

- Prof.ª Dr.ª Roseli Cunha (PPGLetras-UFC);

Às18h00 - Auditório José Albano
18h00 Lançamento de livros Lançamento de Livro
Local: Auditório Rachel de Queiroz - CH2

A definir

20h00 Grupos de Trabalho - Dia 02 Apresentação Oral
Local: Salas 2º Andar - Bloco de Letras Noturno

EIXO 01: ENSINO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA ESPANHOLA

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Letícia Joaquina (UFC/URN) e Prof.ª Dnda. Jéssika Brasil (SEDUC-CE/UFC)

Local: Sala 11 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • LA HISTORIA DE ESPAÑA: ROMANOS, BÁRBAROS, MORISCOS Y FRANCO (Marcelo Francisco Bueno de Carvalho)

  • LOS MEMES EN LAS CLASES DE ELE: ANÁLISIS Y PROPUESTAS DIDÁCTICAS (Thais Alves Silva, Davi Cardoso Benevides e Ana Paula Evangelista Maciel)

  • EL TECNOGÉNERO MEME COMO RECURSO PARA LA COMPRENSIÓN LECTORA EN CLASES DE E/LE (Sara Saraiva Melo)

  • ESPANHOL PARA CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS (Ana Paula Evangelista Maciel e Thais Alves Silva)

  • O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR (Emanuelle Cristina de S. Silva e Luiz Eduardo A. Freitas)

  • A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM LÍNGUA ESPANHOLA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR (Luiz Eduardo A. Freitas e Emanuelle Cristina de S. Silva)

  • CONTOS HISPANO-AMERICANOS PARA O ENSINO DE VARIEDADES DO ESPANHOL (Maria Francyneth B. da Silva, Evenildo Queiroz Santiago, Valdecy de Oliveira Pontes e José Luan Alves Furtado)

EIXO 03: LÍNGUA ESPANHOLA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Nadja Prata (UFC) e Prof. Dr. Sávio Cavalcante (UECE)

Local: Sala 13 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • ?????A INTERSUBJETIVIDADE E A SUA INTERAÇÃO COM A EVIDENCIALIDADE NAS LÍNGUAS E O CASO DO FENÔMENO NO ESPANHOL (Renata Pereira Vidal)
  • MANIFESTAÇÃO DA PROIBIÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE PRAGMALINGUÍSTICA NO YOUTUBE (José Armando Araújo Pires Neto)

  • A PRAGMALINGUÍSTICA DE OBLIGAR A + INFINITIVO NO DISCURSO DIGITAL (Kauanny Tomaz de Souza e Nadja Paulino Pessoa Prata)

  • VARIACIÓN LINGÜÍSTICA: RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE LA INTERACCIÓN ENTRE HISPANOHABLANTES NATIVOS DE DIFERENTES PAÍSES Y ESTUDIANTES DEL NIVEL A2 (BÁSICO) DEL CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS – CCI/ UNIDAD ITAPIPOCA (Raimundo Paula de Freitas Neto)

  • METÁFORAS CONCEPTUAIS NO CONTO “LA MUJER” DE JUAN BOSCH (Carlos David Moreira de Sousa)

  • ANÁLISE COMPARATIVA DA COORDENAÇÃO DE FRASES COM [. E] EM PORTUGUÊS E ESPANHOL NO EVANGELHO DE LUCAS (Sávio André de S. Cavalcante, Matheus Freitas de A. e Silva e Maria Augusta da Silva Santos)

EIXO 04: LÍNGUA ESPANHOLA E TRADUÇÃO

Coordenadores: Prof. Dr. Fabricio Mota (UFRR/UFS) e Prof. Dndo. Kevyn Araújo (SEDUC-CE/UFC)

Local: Sala 14 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • SOCIOLINGUÍSTICA NA TRADUÇÃO DE EXPRESSÕES CULTURAIS: UM ESTUDO SOBRE OS MEXICANISMOS NO FILME ¿QUÉ CULPA TIENE EL NIÑO? (José Matheus de C. Martins, Valdecy de Oliveira Pontes e Patrícia Araújo Vieira)

  • EL USO DE LA TRADUCCIÓN FUNCIONALISTA EN EL CURSO ESPAÑOL CON MÚSICA EN LA ENSEÑANZA MEDIA (Ana Paula Evangelista Maciel, Jéssika de Oliveira Brasil e Valdecy de Oliveira Pontes)

  • A TRADUÇÃO DO HUMOR DE LEGENDAS DO ESPANHOL MEXICANO PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO DA SÉRIE A CASA DAS FLORES (Camila Ferreira A. de Souza e Patrícia Araújo Vieira)

EIXO 06: PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA ESPANHOLA

Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Valdênia Falcão (UFC) e Prof.ª Dr.ª Kátia Cilene David (UFC)

Local: Sala 16 - Bloco de Letras Noturno (CH1)

Comunicações Orais:

  • A INTERTEXTUALIDADE EM AULAS DE ESPANHOL ATRAVÉS DE MÚSICAS DE ABERTURA DE NOVELAS MEXICANAS (José Wanderson Lima da Silva, Danielle Medeiros da Silva e Kátia Cilene David da Silva)

  • ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (Amanda Campos de Oliveira)

  • CONTO DE FADAS “LA CENICIENTA” COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID (Maria Francyneth B. da Silva, Dayane Vasconcelos Barbosa, Kevyn de Araújo Silva e Kátia Cilene David da Silva)

  • LA EXPERIENCIA DE LA RESIDENCIA PEDAGÓGICA EN ESPANÕL A PARTIR DE DISTINTAS PERSPECTIVAS: DE LA ACADEMIA A ENSEÑANZA BÁSICA (Ana Paula Evangelista Maciel, Jéssika de Oliveira Brasil e Maria Valdênia Falcão do Nascimento)

  • CONCURSO COLEGIO DEL AÑO EN ESPAÑOL 2024: ACTIVIDADES Y PROYECTOS EN EL CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS (Raquel de Brito Cruz)

  • PIBID LENGUA ESPAÑOLA EN UFC: INSERCIÓN A LA DOCENCIA (Kátia Cilene David da Silva e Maria Valdênia Falcão do Nascimento)

La deixis social y otros aspectos pragmáticos en la enseñanza-aprendizaje del ELE

Apresentação:

- Prof.ª Dr.ª Nadja Prata

Conferencista:

- Profª. Drª. Leandra Oliveira (UFSC)

Às20h00 - Auditório José Albano

Carregando área de inscrição

Local

Centro de Humanidades 1 - UFC, 60020-181, Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza, Ceará
Ver no mapa

Organizador

Curso de Letras Espanhol Noturno - UFC