A técnica de Thérèse, chamada de Mecânica Artística, a fez resgatar a modalidade de Dança Expressionista Alemã do início do século XX. Esse tipo de dança buscava novas formas de expressão baseadas na liberdade dos gestos corporais, livres de métricas e ritmos. A maior relevância está na auto expressão do interior do artista e sua relação com o espaço, libertando-o de suas repressões, inclusive não evitando mostrar o lado mais sombrio do indivíduo. Assim foi criada a “Mecânica Artística para Dança Expressionista”.
O Método da Mecânica Artística se baseia em uma relação profunda entre a música, o sentimento e o corpo, cujo foco é libertar o aluno do ato de "reproduzir" uma coreografia, técnica de dança e movimentos pré-definidos, e educá-lo no sentido de se conectar a si mesmo através da música para sentir-se e expressar-se através do movimento, usando o corpo como a própria linguagem humana.
A técnica não permite ao coreógrafo criar os movimentos, pois o objetivo é, exatamente, provocar um movimento livre do bailarino a partir de seu próprio sentimento e não do sentimento do coreógrafo. O resultado é sempre cada membro do grupo, ao mesmo tempo, mostrar movimentos diferentes, em tempos e ritmos diferentes.
Na Mecânica Artística, os bailarinos atuam como co-criadores, cabendo ao coreógrafo apenas dirigir esses movimentos para que, numa criação coletiva, componham uma coreografia única.