EIXO 4: COTIDIANO ESCOLAR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CULTURA E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS

O eixo agrega trabalhos que tratam sobre os processos inclusivos nos diferentes espaços escolares, bem como tratará dos sistemas imaginários e suas relações com os vários domínios das ciências humanas e sociais, tais como antropologia, religião, literatura, psicologia, arquitetura, comunicação e, também, as artes visuais, teatro, patrimônio. O referido eixo tem a intenção, enquanto vertente historiográfica, oportunizar a apresentação de práticas inovadoras abarcando os estudos sobre a cultura e representações simbólicas que são complexos e por si só induzem a uma postura, de certa forma, inter ou transdisciplinar, partindo sempre do princípio de que a História Cultural investiga representações e imaginários, isto é, "re-apresentações" do outro. Considera, ainda, os processos de ensino e de aprendizagem como centrais para a inclusão sócio educacional dos estudantes. O papel da escola como potencializador de uma cultura de inclusão, de acolhimento e de diálogo. Desafios à ação do professor diante dos processos de inclusão e das representações simbólicas dos estudantes no espaço educativo.

Compartilhe!

DATA: 09/11/2018 – TURNO: Matutino – LOCAL: SALA 06 – EIXO 4: COTIDIANO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ EIXO 6: COTIDIANO ESCOLAR, LUDICIDADE E APRENDIZAGEM

DDZ

NOME

ESCOLA

TÍTULO DO TRABALHO

LINK DO TRABALHO

LESTE I

ROSANA TRINDADE DE

MATOS

CMEI MADRE ANA ROSA

GATORNO

Educação inclusiva e os desafios em sala de aula

 

LESTE II

SHIRLEY DA COSTA TAVARES

EMEF PROF. RUBEM DA SILVA PEIXOTO

 

A inclusão nos traz informação

 

OESTE

VALNIRA FERREIRA

PEREIRA

EMEF SAO JOSE

Diversidade no Espaço Escolar

 

RURAL

LAURO HENRIQUE

CARDOSO

EMEF JOSE SOBREIRA DO

NASCIMENTO

Projeto formativo na perspectiva do professor ribeirinho

 

Compartilhe!