EIXO 4: (MAT) COTIDIANO ESCOLAR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CULTURA E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS
EIXO 4: COTIDIANO ESCOLAR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CULTURA E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS
O eixo agrega trabalhos que tratam sobre os processos inclusivos nos diferentes espaços escolares, bem como tratará dos sistemas imaginários e suas relações com os vários domínios das ciências humanas e sociais, tais como antropologia, religião, literatura, psicologia, arquitetura, comunicação e, também, as artes visuais, teatro, patrimônio. O referido eixo tem a intenção, enquanto vertente historiográfica, oportunizar a apresentação de práticas inovadoras abarcando os estudos sobre a cultura e representações simbólicas que são complexos e por si só induzem a uma postura, de certa forma, inter ou transdisciplinar, partindo sempre do princípio de que a História Cultural investiga representações e imaginários, isto é, "re-apresentações" do outro. Considera, ainda, os processos de ensino e de aprendizagem como centrais para a inclusão sócio educacional dos estudantes. O papel da escola como potencializador de uma cultura de inclusão, de acolhimento e de diálogo. Desafios à ação do professor diante dos processos de inclusão e das representações simbólicas dos estudantes no espaço educativo.
Compartilhe!
DATA: 09/11/2018 – TURNO: Matutino – LOCAL: SALA 06 – EIXO 4: COTIDIANO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ EIXO 6: COTIDIANO ESCOLAR, LUDICIDADE E APRENDIZAGEM
DDZ |
NOME |
ESCOLA |
TÍTULO DO TRABALHO |
LINK DO TRABALHO |
LESTE I |
ROSANA TRINDADE DE MATOS |
CMEI MADRE ANA ROSA GATORNO |
Educação inclusiva e os desafios em sala de aula |
|
LESTE II |
SHIRLEY DA COSTA TAVARES |
EMEF PROF. RUBEM DA SILVA PEIXOTO |
A inclusão nos traz informação |
|
OESTE |
VALNIRA FERREIRA PEREIRA |
EMEF SAO JOSE |
Diversidade no Espaço Escolar |
|
RURAL |
LAURO HENRIQUE CARDOSO |
EMEF JOSE SOBREIRA DO NASCIMENTO |
Projeto formativo na perspectiva do professor ribeirinho |
|