Debates Integrados

17 de novembro de 2021, 18h00 até 17 de fevereiro de 2022, 20h00

Informações

DEBATES INTEGRADOS - formando a práxis para o Ensino Médio Integrado é um projeto de extensão desenvolvido na modalidade presencial mediado por tecnologia, consistindo na realização de uma sequência articulada de debates com o foco temático no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. O projeto é realizado em articulação com o Fórum em Defesa do Ensino Médio Integrado (Fórum EMI) e o seu objetivo é otimizar espaço de reflexão, debate e proposição de ações potencializadoras para o desenvolvimento do Ensino Médio Integrado na rede pública de ensino no Estado do Maranhão. Ao todo serão realizados oito debates pelo Google Meet, com a participação direta de setenta pessoas previamente inscritas, e transmissão on-line pelo YouTube (Canal do Fórum EMI). O projeto recebe apoio da PROEXT/IFMA (Edital de Fluxo Contínuo Nº03/2021).

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Palestrantes

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Lucília Regina de Souza Machado

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Sonia Maria Rummert

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José Deribaldo Gomes dos Santos

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Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal

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Julia Malanchen

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Maicon Jeferson da Costa Azevedo

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Lucas André Teixeira

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Maria de Fátima Félix Rosar

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Alberes de Siqueira Cavalcanti

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Eliane Brunetto Pertile

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Georgyanna Andréa Silva Morais

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Sandra Terezinha Urbanetz

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Lélia Cristina Silveira de Moraes

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Maria Regina Martins Cabral

Programação:

Apresentação - Debate 1 Abertura

Currículo integrado: da concepção à práxis no ensino médio integrado à educação profissional? Mesa Temática · Lucília Regina de Souza Machado

Sessão de perguntas - Debate 1 Roda de Conversa

Informes - Debate 1 Encerramento

Apresentação - Debate 2 Abertura

Currículo integrado: qual pedagogia para o Ensino Médio Integrado? Mesa Temática · José Deribaldo Gomes dos Santos, Sonia Maria Rummert

Sessão de perguntas - Debate 2 Roda de Conversa

Informes - Debate 2 Encerramento

Apresentação - Debate 3 Abertura

Currículo integrado: qual a relação entre o Ensino Médio Integrado e o desenvolvimento psíquico do adolescente? Mesa Temática · Julia Malanchen, Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal

Sessão de perguntas - Debate 3 Roda de Conversa

Informes - Debate 3 Encerramento

Apresentação - Debate 4 Abertura

Currículo integrado: qual o papel e os limites das disciplinas na integração curricular? Mesa Temática · Lucas André Teixeira, Maicon Jeferson da Costa Azevedo

Sessão de perguntas - Debate 4 Roda de Conversa

Informes - Debate 4 Encerramento

Apresentação - Debate 5 Abertura

Currículo integrado: o que fazer com o tripé ensino-pesquisa-extensão na integração curricular? Mesa Temática · Alberes de Siqueira Cavalcanti, Maria de Fátima Félix Rosar

Sessão de perguntas - Debate 5 Roda de Conversa

Informes - Debate 5 Encerramento

Apresentação - Debate 6 Abertura

Currículo integrado: como avaliar numa perspectiva de integração curricular? Mesa Temática · Eliane Brunetto Pertile, Georgyanna Andréa Silva Morais

Sessão de perguntas - Debate 6 Roda de Conversa

Informes - Debate 6 Encerramento

Apresentação - Debate 7 Abertura

Currículo integrado: qual perspectiva para a formação docente? Mesa Temática · Lélia Cristina Silveira de Moraes, Sandra Terezinha Urbanetz

Sessão de perguntas - Debate 7 Roda de Conversa

Informes - Debate 7 Encerramento

Apresentação - Debate 8 Abertura

Currículo integrado: o que considerar da realidade maranhense na construção de propostas curriculares integradas? Mesa Temática · Maria de Fátima Félix Rosar, Maria Regina Martins Cabral

Sessão de perguntas - Debate 8 Roda de Conversa

Informes - Debate 8 Encerramento

Credenciamento

O credenciamento é feito automaticamente mediante a confirmação da inscrição pelo site do evento (https://doity.com.br/debates-integrados), preenchendo adequadamente as informações solicitadas. O Projeto Debates Integrados é destinado à participação de profissionais que atuam na educação profissional de nível médio (docentes, gestores, pedagógos, técnicos em assuntos educacionais), pesquisadores da área e estudantes de licenciatura matriculados a partir do 5º período de curso. O público-alvo deverá possuir vínculo com instituições públicas de ensino que atuam no Estado do Maranhão. Serão destinadas 70 (setenta) vagas ao todo, sendo 50 (cinquenta) vagas para profissionais e 20 (vinte) para estudantes. A certificação será conferida mediante a inscrição confirmada e a efetiva participação/frequência aos debates pelo Google Meet, exclusivamente para as 70 (setenta) pessoas inscritas e frequentes aos debates, com certificação de 32 horas (para quem tiver frequência mínima de 75% do total dos debates realizados) e certificação de 18 horas (para quem tiver 40% de frequência aos debates). Não haverá certificação para o público em geral que participe do evento pelo canal do YouTube.

IFMA - FÓRUM EMI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) foi criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. A missão institucional do IFMA é promover educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável.
O Fórum em Defesa do Ensino Médio Integrado (FÓRUM EMI) é um coletivo de profissionais da educação que atuam na rede pública de ensino do Estado do Maranhão, sendo formado por trabalhadores e trabalhadoras do IFMA, do IEMA e do COLUN. O Fórum EMI foi constituído a partir do anseio e da necessidade sentida de defender a educação pública, especialmente o Ensino Médio Integrado, diante do contexto atual de retrocessos e tentativas de enfraquecimento de uma proposta de educação profissional e tecnológica que seja emancipatória e de formação integrada.

Lucília Regina de Souza Machado

UFMG


Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (1980-2001). Nessa Faculdade, atuou na graduação em Pedagogia e Licenciatura, no mestrado e doutorado em Educação, na sua gestão como vice-diretora e diretora. Nessa Universidade, concluiu a graduação em Ciências Sociais e o mestrado em Educação. O doutorado em Educação foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em Paris, no Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines - Iresco, realizou programa de pós-doutoramento em Sociologia do Trabalho. Trabalhou, antes, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973-80) e na então Delegacia do Ministério da Educação em Minas Gerais (1979-1983). Posteriormente à UFMG, atuou na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação na gestão técnico-pedagógica do Programa de Expansão da Educação Profissional (2003-2004) e como membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - Conac. Foi membro da Comissão Assessora de Especialistas em Educação Técnico Profissional do Centro de Altos Estudos Universitários (CAEU) da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), onde também atuou na formação de quadros superiores dos estados membros responsáveis pela gestão nacional da educação profissional (2008-2009). Foi professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação (mestrado profissional) em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte ? MG (2008-2019). Nessa instituição, foi, antes (2004-2008), assessora do Reitor, Prof. Pe. Geraldo Magela Teixeira, coordenadora da extensão universitária e do curso de Pedagogia. Integra, atualmente, o Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação - Nete (UFMG) cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e do qual foi um dos criadores. Está associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e ao Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes. É membro do corpo editorial de uma dezena de periódicos científicos. Atua principalmente nos seguintes temas: atividade humana, técnica e tecnologia; pedagogia do trabalho; trabalho-educação; formação humana; trabalho como princípio educativo; escola unitária; politecnia; teoria da atividade; educação escolar e em espaços não-escolares; educação profissional e tecnológica; formação de professores da educação profissional; educação de jovens e adultos; ensino médio integrado; pedagogias alternativas; gestos profissionais; trabalho e profissão docente; gestão escolar; gestão social; políticas sociais; políticas públicas; desenvolvimento profissional; economia social; inovação social; desenvolvimento local. Mantém ininterrupta produção intelectual com publicações científicas periódicas.

Sonia Maria Rummert

UFF


Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV/RJ (1986) e doutora em Ciências Humanas - Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Pós-Doutorado em Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007). Representante do GT Trabalho e Educação no Comitê Científico da ANPEd (2010-2012) e Coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd (2012-2015). É Professora Associada (Aposentada) da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Trabalho e Educação, com ênfase em educação básica e profissional de Jovens e Adultos Trabalhadores. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Líder do Grupo de Pesquisa EJA Trabalhadores - EJATrab (CNPq). É, também, professora Associada do Programa de Doutoramento em Formação de Adultos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

José Deribaldo Gomes dos Santos

UECE


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/2001), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2003), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (UECE/2005), em 2006 fez estágio doutoral na Universidade do Porto (UP), e em 2009 concluiu o doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Concluiu, em 2015, estágio pós-doutoral em Estética na Universidad Complutense de Madrid (UCM) com bolsa da CAPES. É Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). É pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (Lapps-UECE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho e Educação e Estética Marxista. Atua, principalmente, no exame da Educação Profissional e na Formação de Professores. Lidera o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Membro da Câmara de Pesquisa da UECE.

Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal

UEM


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2010) e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e supervisora de estágio em psicologia escolar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, formação da consciência, adolescência, adolescência em conflito com a lei, queixa escolar e problemas no processo de escolarização. Tem realizado e participado de pesquisas em queixa escolar, violência escolar, afetividade e adolescência a partir da perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural.

Julia Malanchen

UNIOESTE


Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara (2014). Pós-doutorado em Educação e Currículo no Institute of Education ? University College London em Londres no Reino Unido (2017-2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel, é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na linha de Educação, História e Política. Atualmente é professora Adjunta no Centro de Educação, Letras e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Ensino na UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu, PR. Membro do grupo de pesquisa ?Estudos Marxistas em Educação? da UNESP/ Araraquara e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil ? GT da Região Oeste do Paraná ? ?HISTEDOPR? na Unioeste. Tem experiência na área de Educação, como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica. Coordenou o processo de elaboração do currículo para a Rede Pública municipal de Ensino de Cascavel nos anos de 2006 a 2008. Tem desenvolvido projetos de pesquisa, extensão e formação continuada, publicado artigos e livros sobre: Politicas nacionais de formação de professores, políticas curriculares, Currículo escolar, teoria do currículo e teorias pedagógicas e pedagogia histórico-crítica. É autora dos livros: Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica (2016) e Políticas nacionais de formação de professores a distância: uma análise crítica (2015). Contribuiu também na organização de outros livros: Pedagogia Histórico-crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa (2017) e O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagógica histórico-crítica (2016). A pedagogia Histórico-critica, as politicas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (2020).

Maicon Jeferson da Costa Azevedo

CEFET Celso Suckow da Fonseca/RJ


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é professor/pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Coordena o projeto institucional Articulando diálogos entre a Escola e a Universidade. Membro da comissão Científica da Associação brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e Associação brasileira de Pesquisadores em Ensino de Ciências (ABRAPEC). Arbitro de periódicos da área. Pesquisador do grupo Currículo Docência & Cultura. Ocupou a vice direção da regional 02 (RJ/ES) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia no período de 2009 à 2015. Participou da organização dos Encontro Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO III, IV, V, VI e VII). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos inovadores do ensino de ciências e biologia, políticas curriculares,Integração curricular, história das disciplinas escolares, processos de didatização, experimentação didática, ensino de biologia, história da ciência, formação de professores de biologia e livro didático de ciências e biologia.

Lucas André Teixeira

UNESP


Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2001), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Trabalho Docente e Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru/SP). É Professor Assistente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP Araraquara (SP). Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: trabalho docente; estágio supervisionado em Ciências Sociais, ensino de Sociologia, ensino de Geografia, História e educação ambiental. Possui experiência profissional como Professor de Geografia na Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

Maria de Fátima Félix Rosar

UFMA


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1982), doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento da educação realizado na Faculdade de Educação da USP (1999). Atuou como docente na Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual de Campinas.Atualmente, realiza pesquisas e coordena no Maranhão o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) cuja coordenação geral encontra-se no Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Visitante Sênior da Universidade Estadual do Maranhão (início: 2016, término 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na área de Política e Administração de Sistemas Educacionais e no ensino e pesquisa na área de Filosofia e História da Educação, dedicando-se aos seguintes temas: política educacional, historiografia, história da educação, interdisciplinaridade, administração educacional e financiamento da educação básica.

Alberes de Siqueira Cavalcanti

IFMA


Possui Doutorado em Educação em Ciências (Reamec/UFMT/UFPA), Mestrado em Educação (UFMA) e Licenciatura em Filosofia (UECE). Tem Especializações em Comunicação (UNISINOS) e em Formação Docente para atuação em EaD (ESAB). Tem experiência docente na Educação Básica, Profissional e Superior, com ênfase em Filosofia e Educação, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados ao ensino de filosofia, educação profissional, epistemologia, formação docente. É professor efetivo do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do  IFMA campus São Luís Monte Castelo, com atuação na educação profissional e tecnológica e nos cursos de graduação. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMA campus São Luís Monte Castelo. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (Paidéia), do IFMA campus São Luís Monte Castelo. É membro do Fórum em Defesa do Ensino Médio Integrado (Fórum EMI). Coordena o Projeto de Extensão "Debates Integrados: formando a práxis para o Ensino Médio Integrado". Foi professor da rede municipal de educação de São Luís/MA. Trabalhou na área de formação e comunicação sociais no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Pe. Marcos Passerini na região metropolitana de São Luís/MA e na Entidade Apoio aos trabalhadores rurais na região de Balsas/MA.

Eliane Brunetto Pertile

IFPR


Doutora em Educação pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Mestre em Educação pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), na linha de pesquisa Formação de Professores e Processos Ensino e Aprendizagem (2014). Graduação em Pedagogia (2004) e Especialização (lato sensu) em Fundamentos da Educação (2007) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialização (lato sensu) em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais (2006) pela ESAP e Especialização (lato sensu) em Atendimento Educacional Especializado pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Membro do GEPEE - grupo de estudos e pesquisas em Educação Especial (UNIOESTE, campus de Cascavel-PR) e do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento (UEM, Maringá-PR).

Georgyanna Andréa Silva Morais

UEMA


Possui graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, avaliação escolar, prática pedagógica, formação inicial e continuada de professores. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "Histórias, Sociedade e Educação no Brasil'/HISTEDBR-MA. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica - GEPAPHC. 

Sandra Terezinha Urbanetz

IFPR


Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1991). Mestrado em Educação, na área de Educação e Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (2000). Doutorado na Universidade Federal do Paraná, na área de Educação e Trabalho (2011). Pós Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH - 2013-2014). Pós Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal (2015). Professora concursada do Instituto Federal do Paraná (2010), Campus Curitiba, docente no Curso de Pedagogia, disciplinas: Educação e Trabalho, Didática e Formação Docente, Organização do Trabalho Pedagógico, Educação Profissional, princípios e práticas. Docente da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, disciplina: Trabalho e Educação. Docente da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio e do Programa de Mestrado em Educação Profissional - ProfEPT, disciplina: Bases Conceituais da EPT. Foi diretora de Ensino Médio Técnico de novembro de 2017 a abril de 2020. Participa do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Tecnologia Social - TRETS. Projetos de Pesquisa: Formação de Professores e Os egressos do Ensino Médio Técnico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Formação de Professores e Educação Profissional.

Lélia Cristina Silveira de Moraes

UFMA


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Maranhão, com atuação na graduação e pós-graduação em educação. É membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Editora da Revista Educação e Emancipação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, desde 2011. Integra o Conselho Gestor do Portal de Periódicos UFMA. Integra o Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação. Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE/ ANPEd, no período 2015-2017. Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das regiões Norte e Nordeste - FEPAE/NNE/ANPEd (2014 a 2017). Coordenadora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica que integra a Escola de Gestores(SEB/MEC, período 2014/2016) Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (2016/2018). É associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, competências profissionais, educação profissional de nível técnico, formação docente, educação de jovens e adultos, gestão de sistemas educacionais e política educacional. Bolsista produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico no Estado do Maranhão - FAPEMA (Período 2015 -2019).

Maria Regina Martins Cabral

Instituto Formação


Doutora em Educação, pela USP, 2013 Tese: Educação e Trabalho para além do Horizonte do Mercado e das Oligarquias (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18122014-104549/pt-br.php) Doutorado Sanduíche pela USP / Universidade de Sevilla, 2012. Curso em Educação Popular e Alfabetização de Adultos, pelo CEAAL, Crefal, Pátzcuaro, México (1989); Especialização em Alfabetização, pela Universidade Federal do Maranhão (1994); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (1999); Curso de Formação em Liderança e Desenvolvimento Social para América Latina e Caribe, pela Universidade Federal de Pernambuco (2003); Curso sobre Liderança Social pela Academic and Professional Programs for the Americas - LASPAU, Boston, EUA (2006); Pós Graduação em Economia Social e Desenvolvimento Local, pela Universidad General Sarmiento - AR (2007). Ministrou disciplinas (Sociologia, Filosofia, História e Estrutura da Educação, Metodologias, Pesquisa Científica) em cursos de graduação da UFPI, UEMA e CEFET/IFMA . Articulou e coordenou a RAAAB - Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora no Brasil e o Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública no Maranhão (1989-1994). Trabalhou na Secretaria de Educação de São Luis como coordenadora de ensino e secretária adjunta de educação (1996-1997). Foi Consultora do Ministério da Educação/PNUD, para articulação de secretarias de educação de municípios e estados brasileiros para garantia da formação continuada dos professores (1999-2001). É co-fundadora e dirigente do Formação - Centro de Apoio à Educação Básica (FCAEB). É Diretora da Formação Faculdade Integrada (FFI) Temas de pesquisa: história da luta pela educação pública no Brasil (HISTEDBR - UFMA/ UNICAMP), gestão de projetos educativos em sistemas municipais de educação; alfabetização e multiletramentos; alfabetização de jovens e adultos, juventude e políticas públicas, educação profissional na perspectiva do desenvolvimento local sustentável. Concebeu e coordenou o Conjunto Integrado de Projetos (CIP Jovem Cidadao) integrando desenvolvimento cultural, social e econômico (desde 2003 a 2008); CIA Intergeracional (2010); CEMP -EPDT (desde 2004); EJA Profissionalizante (desde 2004). Concebeu e orientou a implantação do projeto educativo de Centros de Ensino Médio e Educação Profissional (CEMP)- considerados pontos de desenvolvimento de território (desde 2004) e o projeto EJA Profissionalizante (2004-2008); Incubadora de Projetos / Negócios (desde 2004). Assessorou a implementação de experiências de formação profissional de jovens articulando esse processo formativo com a prática social nas comunidades onde vivem. Coordenou equipe de sistematização do Plano de Educação da Cidade de São Paulo (2010). Elaborou relatório sobre o processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo (2011). Coordenou a elaboração final do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Território Rural Campos e Lagos (2012). Elaborou materiais didáticos para formação continuada de jovens e adultos considerando as dimensões da formação política, cultural e profissional - Coleção de 7 livros ( De 2003 a 2005) e 5 livros por demandas (De 1990 a 2003). Orientou a elaboração da proposta curricular da EJA - Semed São Luís, realizada por profissionais da Rede, sistematizando texto final (2020). Edita e publica artigos na Revista Eletrônica Pedagogia Cotidiano Ressignificado (Desde 2004). Elaborou Coleção Maralfa - Alfabetização e Multiletramentos (2020-2021) Elaborou Caderno Pedagógico para Professores Alfabetizadores (2021) Elaborou Caderno Pedagógico para Professores EI (2021) Professora de Pós Graduação da Laboro de 2014 a 2015. Coordenadora da Pós Graduação em Alfabetização e Letramento da FFI, desde 2019. Apresenta o programa semanal A Hora da Educação, na Radio Educadora, 560 (desde março 2021) É Fellow da Ashoka (desde 2010) e integrante da Kelloggs Fellows Leadership Alliance (desde 2012).