Sobre
De quais maneiras as práticas de escuta são configuradas em meio à atual ecologia da informação viral? Quais regimes de escuta foram e são produzidos e propagados em massa na era das técnicas fonográficas? Quais formações discursivas e estratégias de marketing compõem nossos desejos de escuta? Esta palestra trata da possibilidade de se elaborar uma estética da escuta a partir da observação atenta de anúncios publicitários e de conceitos filosóficos. Junto a isto, ela apresenta um diagnóstico dos hábitos de escuta musical como efeitos de agenciamentos de desejo produzidos no âmbito das políticas de gestão de subjetividades de massa, do biopoder capitalista, e do complexo militar-entretenimento em sua fase viral. Neste contexto, mais do que urge perguntar: o que pode a arte? O que podem as artes que mobilizam o som e a escuta? Seja pela via da gestão ou da potencialização da singularidade subjetiva, opera o que chamamos aqui de desenho de escuta.
Local do evento
Sala Egon Schaden - Prédio central da ECA/USP - 1o andar - 05508-020, Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues 443, Butantã, São Paulo, São Paulo
Palestrante
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Programação
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