Desenvolvimento de Compradores Profissionais

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De 8 a 10 de fevereiro Todos os dias das 08h30 às 12h30

Sobre o Evento

Desenvolvimento de Compradores Profissionais

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Objetivo do curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais

Do Strategic Sourcing à Carreira de Compras

O Curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais – Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras tem como objetivo desenvolver o comprador profissional quanto ao seu papel de buscar resultados com técnicas de compras e economias por meio de savings e avoidances.
Entender o processo dos 7 passos do Strategic Sourcing, para a compra e a negociação estratégica.
Compreender a estrutura e o processo de compras, gestão de fornecedores e seu relacionamento com as áreas internas.
Monitorar os indicadores de performance em compras, se preparar para o encontro com o representante, identificar suas artimanhas e neutraliza-las. Compreender seu lugar na organização para se tornar um profissional de alto nível.

Neste curso você aprenderá:

  • O papel do comprador profissional na área de compras;
  • Entender o funcionamento de compras e sua importância na empresa;
  • Formas de processar e os diversos tipos de compras;
  • Compreender a administração de compras, compliance e ética do comprador;
  • Planejar compras, forecast, followup, curva ABC, Matriz de Kraljick;
  • Importância do Stratégic Sourcing, sua metodologia e implementação;
  • Como monitorar os KPI´s de compras;
  • Como aplicar saving e avoidances em compras e em negociações;
  • Montar estratégias de saving e avoidance no portfólio de compras;
  • Entender o impacto das negociações em compras nos resultados da empresa;
  • Como se preparar para o encontro com o fornecedor;
  • Identificar as artimanhas do vendedor e neutralizá-las;
  • Como se transformar em um comprador de alto nível.

Metodologia

  • Totalmente prática com simulações de situações e estudo de casos;
  • Trabalho em grupo e em duplas;
  • Exercícios e testes de conhecimentos;
  • Vivência de um projeto onde colocará em prática o aprendizado, aplicando o senso analítico para elaborar a solução do problema, tomar a decisão, proceder a cotação e aplicar as técnicas de negociação.

Público alvo:

Profissionais de compras – de matéria-prima: commodities, materiais direto, manutenção, equipamentos, serviços, contratos, uso e consumo, etc.
Profissional de planejamento, orçamento, logística e suporte de compras.
Gerentes, supervisores, coordenadores e analistas de compras.

1.QUAL É O PAPEL DO COMPRADOR PROFISSIONAL

  • A evolução do perfil profissional – de reativo (requisição) a estratégico (TCO)
  • A estrutura atual da área de compras na organização;
  • A cadeia de decisores em compras – clientes internos;
  • A gestão dos fornecedores e indicadores de performance;
  • A gestão de compras: redução de preços, melhoria de custos; ampliação de lucros;
  • A gestão de estoques para a saúde financeira da empresa;
    Teste: Perfil do Profissional de Compras

2.COMO ESTÁ ORGANIZADA A ÁREA DE COMPRAS

  • A estrutura da área de compras e suas interfaces;
  • Quando há compras descentralizadas na empresa;
  • Sistemas de compras: Cotações de preços, RFI, RFQ, RFP;
  • Emissões de Nota fiscal, acompanhamento e encaminhamento;
  • Sistemas de informação, planilhas de custos e controles;
  • Especificações técnicas, não especificados e conformes;

Leituras de desenhos técnicos e certificações.
Exercício: Organização e fluxo dos documentos em compras.

3.AS FORMAS DE PROCESSAR PEDIDOS E CONTRATOS

  • Cadastros e controles de compras;
  • Contratos e cláusulas de cobertura de compras;
  • Compras de serviços, investimento, RPO;
  • Compras de produtivos – insumos e matérias primas;
  • Importação e compras internacionais: custos de internação, drawback
  • Terceirizações, quarteirizações e primarizações;
  • Compras pela internet – eProcurement, pregão eletrônico, leilão reverso.
    Estudo de caso: Os diversos tipos de compras.

4.QUAL É O PROCESSO E ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS

  • Cotações e propostas – método de análise de preços e outras variáveis;
  • Análise do fornecedor: credenciamento, condições financeiras e entrega;
  • Desenvolvimento de fornecedores: quesitos gestão, auditoria e avaliação;
  • Auditoria em compras – interna: cotações, controles…
  • Auditoria externa de compras: critérios de decisão, contratos, certificações…
  • Ética de compras e do comprador e compliance;
    Duplas de trabalho: Processo e administração.

5.COMO MELHOR PLANEJAR AS COMPRAS

  • Planejamento e gestão de compras;
  • Decisão sobre tributos – cálculos financeiros;
  • Forecast – SO&P: Sales & Operating Plane;
  • Followup – Planejamento de Estoque e variação de demanda;
  • Classificação do portfólio de compras: ABC e XYZ;
  • Matriz de Kraljick – Classificação, gestão de portfólio, fontes de suprimentos e pagamentos e decisão sobre a modalidade de compras;
    Estudo de caso: Curva ABC e XYZ, inserção na Matriz de Kraljick.

6.O QUE É STRATÉGIC SOURCING PARA O PROFISSIONAL DE COMPRAS

Metodologia em 3 etapas e 7 passos:
– Etapa fundamental:
a) definir requisições internas,
b) Entender mercado e fornecedores,
c) Elaborar TCO – Total Cost Ownership,

– Elaboração de estratégia:
a) Desenvolver modelo de fornecimento
2) Análise de fornecedores

– Implementação e negociação:
1) Conduzir processo de cotação;
2) Implantação de acordos de fornecimentos;
3) Conduzir processo de negociação.
Estudo de projeto: Implementação de Strategic Sourcing.

7.COMO MONITORAR O DASHBOARD – KPI´s EM COMPRAS

  • Definições dos KPI´s no Scorecard e objetivos estratégicos;
  • Definição dos melhores KPI´s para monitoramento de compras;
  • Plano de ação para implementação de um KPI;
  • Procedimento de compras, uso de KPI´s e controle;
  • Processo e operacionalização dos KPI´s na prática.
    Benchmarking: Aplicação em uma empresa fumageira e os resultados obtidos.

8.COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE SAVING E AVOIDANCE

  • Fórmulas de aplicação de avoidances;
  • Fórmulas de aplicação de saving;
  • Estratégias rápidas de savings e avoidances;
  • Desenvolvimento de savings e avoidances com os clientes internos;
  • Aplicações em diversos exemplos de savings.
    Exercícios: Prova de economia no balancete da empresa.

9.COMO SE PREPARAR PARA O ENCONTRO COM O FORNECEDOR

  • Competências técnicas: Strategic Sourcing, Matriz Estratégica;
  • Processo da negociação: Objetivos, posições, interesses;
  • Conhecimentos técnicos: Gerar opções, utilizar padrões, criar alternativas;
  • Competências comportamentais: Estilos de negociação, postura e ambiente;
  • Habilidades de negociar: Argumentação, persuasão, acordos e entendimentos;
  • Técnicas, estratégias e táticas de negociação.
    Jogo de negociação: Aplicação prática da negociação em compras.

10.COMO IDENTIFICAR AS ARTIMANHAS DO VENDEDOR

  • Cuidado! É um relacionamento ou amizade?
  • As técnicas são baseadas no princípio da reciprocidade;
  • Como neutralizar o by pass do vendedor no comprador;
  • Táticas aplicadas durante o confronto ou na internet;
  • 20 táticas diárias que os vendedores aplicam no comprador;
  • Como neutralizar e reverter essas táticas do vendedor;
  • As armadilhas do marketing e os gatilhos mentais de persuasão.
    Roleplaying: Identificando e neutralizando as artimanhas do vendedor.

11.COMO SE TORNAR UM COMPRADOR DE ALTO NÍVEL

  • Comprador é um profissional muito valorizado;
  • Foco nos resultados do balanço de contas da empresa;
  • Ganhos proporcionais ao resultado e em economias;
  • O quadro de competências do profissional de compras;
  • Como desenvolver as competências necessárias.
    Plano: Desenvolvimento da carreira em compras.

Instrutor:

Consultor, professor, profissional com 25 anos de experiência em empresas, dos quais 20 anos em cargos de gerência e direção. Iniciou sua carreira em Suprimentos, na Fleischamann & Royal (atual Kraft Foods), posteriormente Tráfego & Inventários (logística), na Santa Maria (Saint Gobain) e Distribuição. Atuou na área comercial, INCEPA (Ag Keramic Laufen) e Eletrolux.

Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda – New York State University.

Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, tendo realizados cursos de atualização: Mastering Purchasing Fundamentals, Supply Management Contract Writing, Purchasing Best Practices, Savings Strategy Development e participou do International Supply Management Conference, entre outros.

Especializado em Negociação Comportamental. Cursos em Engenharia Humana e Sistemas de Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Certificado em Design Human Engineering (DHE®) com Dr. Richard Bandler. Formado em Análise Transacional e Cerfificado em Coach pela ICC – International Coach Community.

Autor dos livros: NEGOCIE BEM – Negociação para Compradores de de Alta Performance, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, LIDERANDO EQUIPES – 4ª. edição , (editados pela Saraiva), HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES e VENDAS COM PNL (editados pela Nobel), e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).

Informações úteis:

Dias: 08, 09 e 10 de fevereiro de 2021 (3 dias)

Local: ONLINE

Horário: 8h30 às 12h30 (por dia)

Endereço: Microsoft Teams ou Zoom (Gratuita para os participantes)

Carga Horária: 12 horas (Divididas em 3 dias)

Investimento: R$ 1.285,00

Inclui todo o material didático digital. Certificado de participação digital.

Para demais informações sobre o Curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais – Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br

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Organizador

Propagar Training

A Propagar Training é uma empresa especializada em Treinamentos, Cursos, Seminários, Workshops, Encontros de Networking. e Eventos Empresariais focados para desenvolvimento do Potencial e da excelência humana.

Ofertamos aos nossos clientes possibilidades de crescimento pessoal e profissional, através de soluções diferenciadas.

Nossos clientes são valorizados e nossa maior alegria é constatar a satisfação, superação e sucesso de nossos clientes com os nossos serviços.

A crença na capacidade de cada pessoa em adquirir novas habilidades, captar informações, assimilar conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos nos impulsiona a buscar continuamente um padrão de excelência nos nossos produtos e serviços, alinhando competência humana a recursos tecnológicos e didáticos que facilitem o processo de aprendizagem individual e coletivo.