Coding Dojo


Dojo, (pronuncia-se Dojô) é uma palavra de origem japonesa e significa “local de treinamento”. Portanto, o Coding Dojo nada mais é que do um “local de treinamento de código” ou “local de treinamento de programação”.

Wikipédia

Coding Dojo é um método de aprendizagem para desenvolvimento de projetos em computação, utilizado em universidades, eventos de computação, empresas e hackerspaces. Nessa dinâmica, todas as pessoas constroem juntas a solução, alternando a posição reflexiva da platéia com as posições mais ativas dos pilotos, construindo a partir do trabalho acumulado dos pilotos anteriores.

Atividades


Realização de um dojo no formato Randori, onde será proposto um desafio de programação em que todos os participantes irão colaborar com a solução.

A programação será realizada em pares em uma única máquina. O par que estiver no comando será o piloto e o co-piloto. O piloto possui o papel de programar e o co-piloto de auxiliar na programação. A cada 5 minutos o piloto volta para a platéia, o co-piloto assume o papel de piloto e um integrante da platéia assume o papel de co-piloto. A cada fim de ciclo, o piloto e o co-piloto devem explicar para a platéia o que fizeram.

Para a realização desse tipo de dojo é impressindível o uso de técnicas como Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) e Passos de Bebê (Baby Steps). Essas técnicas serão explicadas a todos antes de começar o dojo.

O objetivo final do dojo não é finalizar a solução do problema, mas apenas treinar as técnicas de programação, onde todos participantes colaboram com a lógica.

Compartilhe!