DIA COM CIÊNCIA NEGRA - UNIFACOL

DIA COM CIÊNCIA NEGRA - UNIFACOL

Conhecimento, Ciência e Identidade.

Faça sua inscrição
Sexta, 20 de novembro de 2020 Das 19:00 às 21:00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil. A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam. Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

Neste dia 20 de Novembro a UNIFACOL comemora o dia da conciência negra, trazendo o debate entitulado "Dia com ciência negra: Conhecimento, Ciência e identidade" onde profissionais e cientistas negros de destaque em suas respectivas áreas, debaterão o termo "ciência" através de difrerentes olhares: Ciência significando conhecimento, ciência significando aacademia propriamente dita e ciência como autoconhecimento da identidade e história negra.

O debate será mediado pelo pesquisador do Laboratório de Interação Social Humana (LABINT-UFPE) e professor da UNIFACOL Prof. Msc. Lassana Danfá, natural de guiné Bissau, que atua em temas como: Racismo, preconceito, estereótipo, discriminação social, Representações Sociais, Relações Intergrupais, identidade social, memória social, alteridade e África no imaginário midiático ocidental. Graduado, Mestre e doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tendo como debatedores os seguintes convidados:

Dra. Ana Paula Azevedo, vice-presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE Mestra em Direito pela UNICAP. Especialista em Direito Civil e Empresarial pela UFPE e Professora do Curso de Direito da UNICAP. Sócia da Banca Azevêdo & Alves Advocacia.

Prof. Dr. Wellington Pinheiro, graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em educação. Professor da UNIFACOL. atua com os temas: Formação Humana, Pensamento Pedagógico-Espiritualista , Pedagogia do Afeto, Educação Ambiental, Redes Sociais, ensino de sociologia, ensino de filosofia e abordagens;

Profa. Dra Eulina Tereza Nery Farias Graduada em Ciências Biológicas e Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Atuou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico como bolsista nas modalidade iniciação científica, MG Instituto Xingó e DTI 7H na área de plantas medicinais. Mestre e Doutora em Biociência Animal /UFRPE, revisora da Revista Acta Scientiarum Biological Sciences, atua principalmente nos seguintes temas: Etnobotânica,Entomologia e Plantas medicinais com atividade antimicrobiana e cicatrizante.Tem experiência no cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Atualmente atua como professora do Centro Universitário Facol/UNIFACOL no cursos Enfermagem, Farmácia e Medicina Veterinária.

Será fornecido certificado de 2h/a ao final do evento a todos os inscritos

Palestrantes

  • Lassana Danfá
  • Profa. Dra Eulina Tereza Nery Farias
  • Ana Paula Azevêdo
  • Prof.Dr. Wellington Duarte Pinheiro

Programação

19h00 - Ana Paula Azevêdo, Lassana Danfá, Prof.Dr. Wellington Duarte Pinheiro, Profa. Dra Eulina Tereza Nery Farias Dia com Ciência Negra: Conhecimento, Ciência e Identidade. Webinário
Local: Redes Sociais UNIFACOL

Organizador

DIREÇÃO DE SAÚDE E NUCLEO DE PESQUISA UNIFACOL