Mesa Redonda "Ciência, preservação e acesso: um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários"

12 de março de 2019, 09h00 - 12h00

Auditório István Jancsó - Biblioteca Brasiliana, São Paulo, SP

Sobre

Mesa Redonda "Ciência, preservação e acesso: um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários"

12 de março de 2019 - 9h às 12h

Evento em Comemoração ao Dia do Bibliotecário

Conferência de Abertura
Desafios da Ciência – uma visão interdisciplinar
Prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva – Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da USP

Mesa-Redonda

Coordenadora:
Dra. Maria Fazanelli Crestana - Chefe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

Palestrantes:
Profa. Dra. Valéria Valls - Diretora da FaBCI/FESPSP
Profa. Dra. Ariadne Chloe Furnival - Coordenadora PPGCTS
/UFSCar
Profa. Dra. Vania Mara Alves Lima - Coordenadora PPGCI/ECA/USP

EMENTA

Vivenciamos um momento de mudanças. As tecnologias digitais e ambientes colaborativos transformaram definitivamente o modo como buscamos informação, nos comunicamos, trabalhamos e vivemos. Estruturas organizacionais e vínculos estáticos se tornam dia a dia mais tênues. Bibliotecas se tornam espaços de aprendizagem e experimentação, superando o foco em acervos físicos e fornecendo serviços mais sofisticados e eficientes. A rapidez e a complexidade com que a pesquisa e a ciência se desenvolvem, aumentaram as preocupações com questões de integridade, ética, reprodutibilidade e preservação de dados. Apesar das facilidades tecnológicas, a acessibilidade e a democratização do acesso ao conhecimento ainda são afetados pela exclusão, desinformação, ineficiência, custos elevados e interesses comerciais.

Nesse cenário, como fica a atuação dos bibliotecários e bibliotecárias? Que desafios devem ser enfrentados? Atuando como facilitadores, os profissionais da informação podem promover a conscientização, fornecer orientação e apoio à sociedade, aos estudantes e aos pesquisadores em seus fluxos de trabalho. Essa visão requer a centralização de comunidades produtoras de conhecimento em todo o mundo em uma rede global de parcerias, onde todos trabalhamos em prol de um ecossistema de conhecimento acadêmico mais inclusivo, equitativo, confiável e sustentável – e um registro acadêmico durável e baseado em evidências. (MIT, 2018)

Organização: SIBiUSP - FaBCI/FESPSP - CBD/ECA/USP

Apoio: Dot.Lib - EBSCO - ITMS

Local do evento

Auditório István Jancsó - Biblioteca Brasiliana - 05508-065, Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva

    Prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva - Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da USP

    Possui graduação em Engenharia de Eletricidade pela EP-USP (1980) e em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP (1987); mestrado (1993), doutorado (1998) e livre-docência em Tecnologia da Informação no Agronegócio e Ambiente (2003), todos pela EP-USP. Atualmente, é chefe do Depto. de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da EP-USP, onde é professor desde 1989. É o chairman da seção Information Technology, da International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering (CIGR), e membro do Executive board do Biodiversity Informatics Standards (TDWG), representando a América Latina. É membro da Sociedade Brasileira de Computação; da Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), coordenador do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação ( NAP BioComp-USP) e do Laboratório de Automação Agrícola (LAA-Poli-USP), grupo que criou em 1989. É Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da USP.

    12/03 - 09h30 Conferência de Abertura Desafios da Ciência – uma visão interdisciplinar

  • Dra. Maria Fazanelli Crestana

    Dra. Maria Fazanelli Crestana - Chefe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

    Chefe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Foi chefe técnica do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP. MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP. Doutora em Saúde Pública, mestre em Saúde Pública, especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Educacional de São Carlos.

    12/03 - 10h00 Coordenação da Mesa

  • Profa. Dra. Valéria Martin Valls

    Profa. Dra. Valéria Martin Valls - Diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP

    Doutorado em Ciências da Comunicação (2005), Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP), Coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e Docente de pós-graduação do Núcleo de Ciência da Informação (FaBCI/FESPSP). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Coordenadora da Região São Paulo (Gestão 2016-2018) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Membro do Conselho de Administração da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.

    12/03 - 10h00 Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários

  • Profa. Dra. Ariadne Chloe Mary Furnival

    Profa. Dra. Ariadne Chloe Mary Furnival - Coordenadora do Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS-UFSCar)

    Possui graduação em Comparative American Studies - University of Warwick, Inglaterra (1987), mestrado em Computation - University of Manchester Institute of Science & Technology (1993), mestrado em History (Literatura Comparativa) - University of Warwick (1988) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Completou o de Diploma in Librarianship da University of Sheffield (2009). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Ciência da Informação no Centro de Educação e Ciências Humanas. É Coordenadora do Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS-UFSCar). Tem experiência de pesquisa nos campos de CTS e Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão Pública da C&T, Desenvolvimento Sustentável e Comunicação, Usuários da Informação e Competências Informacionais, Comunicação Científica, Acesso Aberto. 

    12/03 - 10h30 Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários

  • Profa. Dra. Vania Mara Alves Lima

    Profa. Dra. Vania Mara Alves Lima - Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da ECA/USP

    Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Doutora do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É presidente da Comissão de Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2015, membro da Art Libraries Society of North America desde 2015 e da Rede de Bibliotecas de Arte de São Paulo, REDARTE_SP. É Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da ECA/USP. Desenvolve pesquisas em organização e representação da informação e do conhecimento com os temas: linguagens documentárias, terminologia, vocabulários controlados, ontologias e recuperação da informação. 

    12/03 - 11h00 Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários

Programação

Horário Atividade Descrição
12/03
09h00 Auditório István Jancsó Credenciamento
Credenciamento

Credenciamento

09h30 Auditório István Jancsó Conferência de Abertura Desafios da Ciência – uma visão interdisciplinar
Conferência
Prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva

Conferência de Abertura - Desafios da Ciência – uma visão interdisciplinar

10h00 Auditório István Jancsó Coordenação da Mesa
Coordenação da atividade
Dra. Maria Fazanelli Crestana

Coordenação da Mesa

10h00 Auditório István Jancsó Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários
Mesa-redonda
Profa. Dra. Valéria Martin Valls

Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários

10h30 Auditório István Jancsó Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários
Mesa-redonda
Profa. Dra. Ariadne Chloe Mary Furnival

Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários

11h00 Auditório István Jancsó Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários
Mesa-redonda
Profa. Dra. Vania Mara Alves Lima

Mesa Redonda - Um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários

Inscrições

Organizador

  • Departamento Técnico do SIBiUSP
    O SIBiUSP é um órgão da Reitoria da USP, formado por um Departamento Técnico e por 48 bibliotecas, distribuídas por dez cidades do Estado de São Paulo.
    Entre em contato