Dia do Bibliotecário 2022 na USP

14 de março de 2022, 10h00 - 12h00

Evento online

Sobre

Mesa Redonda "Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades"

14 de março de 2022 - 10h às 12h

Evento em Comemoração ao Dia do Bibliotecário na USP

Transmissão pelo Youtube

Desde sempre o acesso à informação e a construção do conhecimento em um ambiente propício ao diálogo moldaram a definição de universidade. A aceitação da diversidade, da mudança, a promoção da ética e da sustentabilidade, o uso da tecnologia hoje são elementos inerentes ao conceito de universidade que almejamos.

Nesse cenário cada vez mais complexo e dinâmico vivenciado por todos nós, sobressai o papel do bibliotecário como profissional mediador que agrega valor e disponibiliza conteúdos organizados imprescindíveis ao aprendizado, à pesquisa e à inovação, pois oferece oportunidades de contato mais próximo com a cultura, ao mesmo tempo em que combate a desinformação.

É inegável que o tempo do bibliotecário guardião de coleções impenetráveis se passou, mas o acesso, o registro e a preservação da informação continuam em alta.

A ameaça da COVID-19 para a saúde e para as economias desencadeou um crescimento do acesso aberto aos resultados da pesquisa de tal forma que a ciência aberta, as publicações de pesquisa, as metodologias, os conjuntos de dados abertos, transparentes e acessíveis ajudaram a acelerar a produção de conhecimento novo e desesperadamente necessário sobre a COVID-19. Hoje há um compartilhamento rápido de dados e descobertas de pesquisa sem precedentes. As tecnologias digitais em rede também estão criando novas potencialidades para a ciência cidadã e a ação social (MIT, 2021).

Compreender o futuro desta tendência e o que isso significa para as instituições de conhecimento não é simples, pois a adoção da política de acesso aberto, a provisão de plataformas online gratuitas e resultados abertos é apenas uma estreita fatia de uma imagem mais ampla. Nesse sentido, a flexibilidade tem se provado inestimável para as universidades. Esse ímpeto de fluxo é globalizado, mas não global, e destaca a questão dos dados ausentes e/ou indisponíveis, bem como a distribuição desigual de conhecimento em todo o mundo. A correção dessas assimetrias é claramente parte da agenda das Open Knowledge Institutions (OKIs) e seu futuro (MIT, 2021).

Nesse sentido, é necessário congregar esforços em benefício da valorização dos bibliotecários, da publicação institucional aberta e reconhecer que há experiências bem-sucedidas internacionalmente que podem levar as universidades a um patamar mais elevado e efetivo em seu país e em sua região. Esse é o propósito deste evento: compartilhar experiências e lançar um olhar renovado sobre a atuação do bibliotecário nesse novo cenário.

== Programação ==

10h - 10h30 | Conferência de Abertura - Prof. Paulo Martins - Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)

10h30 - 12h | Mesa redonda sobre a atuação do bibliotecário nas universidades

Coordenação:
Dra. Elisabeth Adriana Dudziak - Chefe Técnica da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação da AGUIA

Debatedores:
Profa. Sigrid K.Weiss Dutra - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Profa. Luana Farias Sales -
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

== Referência ==

Massachusetts Institute of Technology. MIT. Open Knowledge Institutions: Reinventing Universities. Disponível em: https://direct.mit.edu/books/oa-monograph/5131/Open-Knowledge-InstitutionsReinventing DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/13614.001.0001 Acesso em: 27 fev. 2022. Tradução e adaptação disponível em: https://www.acessoaberto.usp.br/universidades-como-instituicoes-de-conhecimento-aberto/

Authors: Montgomery, Lucy; Hartley, John; Neylon, Cameron; Gillies, Malcolm; Gray, Eve; Herrmann-Pillath, Carsten; Huang, Chun-Kai (Karl); Leach, Joan; Potts, Jason; Ren, Xiang ; Skinner, Katherine; Sugimoto, Cassidy R.; Wilson, Katie.

A transmissão será pelo Youtube. Inscreva-se para participar.

Local do evento

Evento online
Link: https://www.youtube.com/c/AGUIAUSP

Palestrantes

  • Paulo Martins

    Paulo Martins - Universidade de São Paulo

    Graduação em Latim e Grego (1990), Mestrado (1996) e Doutorado (2003) em Letras Clássicas e Livre Docente de Língua e Literatura Latina na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo onde desde 1999 atua como Professor. Foi Vice-diretor da referida faculdade (2016-20); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (2009-11) e Vice-chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (2015-16). Foi pesquisador do CNPq (2015-2021). Foi Visiting Professor (2012) no Kings College London, Visiting Fellow (2013-14) na Yale University e Academic Fellow (2018) do Institute of Classical Studies da School of Advanced Studies da University of London (2018). Atualmente é Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2020-24) e Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).

  • Elisabeth Adriana Dudziak

    Elisabeth Adriana Dudziak - Universidade de São Paulo

    Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP (2007). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2001). Bacharel em Biblioteconomia pela ECA-USP (1994). Professora Titular da Universidade Paulista - UNIP no Instituto de Ciências Humanas. Atualmente é Chefe Técnica da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação (DGDI) da Coordenadoria da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). Coordenadora executiva do Portal de Revistas USP e Portal de Livros Abertos da USP. Validadora de metadados do Repositório de Dados Científicos da USP. Responsável pela promoção de eventos e treinamentos no uso de recursos de informação e divulgação de produtos, serviços e matérias. Além disso, exerce a função de help-desk no Portal de Periódicos da Capes - Região Sudeste.

  • Sigrid K.Weiss Dutra

    Sigrid K.Weiss Dutra - Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1981). Bibliotecário/documentalista da Universidade Federal de Santa Catarina. De 2010 a 2014 foi Diretora de Gestão da Informação na Universidade Federal da Fronteira Sul. Participação ativa no movimento associativo da classe dos bibliotecários e profissionais da informação. Foi Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições-FEBAB, (2008-2014). De agosto de 2010 a agosto de 2015 foi Presidente do Comitê Permanente Para América Latina e Caribe da International Federation of Library Associations and Institutions-IFLA, continuando como membro eleito até agosto de 2017. De 2004 a 2008 foi Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias. Atuou também como professora substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, de março 2004 a março de 2006. 

  • Luana Farias Sales

    Luana Farias Sales - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Bolsista de Produtividade Pq2. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional entre 2019 e 2021 e foi editora científica da Revista Acervo no mesmo período. Atualmente é Analista em C & T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e Coordenadora-Geral da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil. 

Programação

Horário Atividade Descrição
14/03
10h00 Online Conferência de Abertura
Conferência
Paulo Martins

Conferência de Abertura 

10h30 Online Coordenação da Mesa
Coordenação da atividade
Elisabeth Adriana Dudziak

Coordenação da Mesa

10h30 Online Mesa Redonda - A atuação dos Bibliotecários nas Universidades
Mesa-redonda
Sigrid K.Weiss Dutra

Mesa Redonda - Atuação dos Bibliotecários em Universidades

10h30 Online Mesa Redonda - A atuação dos Bibliotecários nas Universidades
Mesa-redonda
Luana Farias Sales, Sigrid K.Weiss Dutra

Mesa Redonda - A atuação dos Bibliotecários nas Universidades

Inscrições

Organizador

  • Departamento Técnico do SIBiUSP
    A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica é um órgão da Reitoria da USP, formado por uma Coordenadoria e por 48 bibliotecas, distribuídas por dez cidades do Estado de São Paulo.
    Entre em contato