Dia do Bibliotecário 2017

18 de março de 2017, 14h00 - 18h00

Biblioteca Pública Municipal - Anna Luiza Prado Bastos, Campo Grande, MS

Sobre

"A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA, DA LEITURA E INFORMAÇÃO

NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA"


Este evento busca comemorar o Dia do Bibliotecário 2017 e ao mesmo tempo promover o diálogo e a troca de saberes entre os diversos atores da sociedade, da educação, bibliotecários, professores, técnicos em biblioteconomia, estudantes e comunidade a respeito da Biblioteconomia Social por meio da palestra intitulada "A Importância da Biblioteca, da Leitura e Informação na Construção da Cidadania" como forma de divulgação da profissão e a inserção desse profissional nos diversos espaços e possibilidades de atuação no mercado de trabalho, bem como na transformação de contextos, e na constante luta para a diminuição da exclusão social, informacional por meio do acesso as letras, leitura e educação de qualidade.


Informações aos Participantes:

  • Favor preencher corretamente o nome no momento da inscrição.
  • Os Certificados de Participação no evento serão emitidos apenas aos inscritos por meio do site e mediante a confirmação em lista de presença assinada no dia do evento, e estarão disponíveis a partir do dia 30.03.17 pelo site.

* Programação sujeita a alteração

Local do evento

Biblioteca Pública Municipal - Anna Luiza Prado Bastos - 79002-052, Rua do Parque, Centro, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Palestrantes

  • Elismar Bertoluci de Araujo Anastácio (Lora Bertoluci)

    Elismar Bertoluci de Araujo Anastácio (Lora Bertoluci) - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana

    Doutora em Letras pela UNESP/IBILCE, mestre em Letras pela UFMS/CEUL, graduada em Letras pela UFMS/CEUA. Possui experiência no ensino superior, EAD e presencial, em instituições públicas - UEMS e UFMS -, e privadas; graduação e pós-graduação, em curso de Letras, Biblioteconomia, Secretário Executivo Bilingue, Turismo, Educação Física, Tecnólogo em Radiologia e Pedagogia; disciplinas como: Língua Portuguesa, Lingüística, Latim Básico, Literatura e Tecnologia, Linguagem e Argumentação, Leitura Interpretação e Compreensão de texto, Tópicos Especiais de Lingüística e Literatura, Teoria Literária, História Cultural, Itinerários Culturais, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura, Trabalho de Conclusão de Curso e outras. Exerceu funções administrativas, tais como: Diretora de escola pública/CEJAR, Assessora de coordenação do curso de Letras, Coordenadora de curso de Letras/UNIDERP, Coordenadora de curso de Pedagogia/IESF, Chefe de Núcleo de extensão, pesquisa e pós-graduação/IESF, Coordenadora de planejamento, desenvolvimento e avaliação/IESF, Coordenadora de avaliação institucional. Tem publicação na área de linguagem, literatura e educação. Pesquisa a ficção histórica em Hélio Serejo. Atua, desde 2014, como docente no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

  • Shirley Vilhalva

    Shirley Vilhalva - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas Surdas, CAS/SED/MS

    Formada em Pedagogia FUCMAT atual UCDB, Pós graduação em Metodologia de Ensino FIFASUL e Mestrado em Linguística - UFSC. Surda, atuante na comunidade surda, foi diretora de Escola Estadual de Surdos - CEADA, atuou 25 anos como voluntária na FENEIS, contribuiu como Conselheira do CONADE. Atuou como Professora Tutora do Pólo UFSC e Coordenação do Sistema e Acompanhamento do Estudante do Curso Letras Libras. Professora no CAS/MS. Professora da Pós Libras Unintese e Pós Graduação UCDB Virtual. Compartilha na educação de Surdos em Mato Grosso do Sul durante 32 anos, surdos urbanos, hoje com índios surdos. Investindo em Encontros de Familiares Bilíngues e Amigos de Surdos. Autora /ou colaboradora em Capitulo: livros: Despertar do Silencio (Ed. Arara Azul, 2004); Surdos: Qual Escola? (Ed. Valer,2011); Indio Surdo (Ed. Arara Azul,2012), Experiências Exitosas em Educação Bilíngue para Surdos (Governo do Ceará,2011 ) e Um olhar sobre nós surdos (Ed. CVR, 2012). Colaboradora do Artigo Matemática em Libras (Ed. Arara Azul, 2012),Libras em estudo: formação de profissionais - Desafios na formação continuada de profissionais para educação inclusiva de surdos ? o CAS como política de ação do MEC (Ed. FENEIS, 2014) e Educação de surdos em debate - A educação do índio surdo brasileiro (Ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2014). Que nossa grande oportunidade seja ser um excelente profissional para construção da cidadania surda, que através do Curso Letras Libras podemos colocar também excelentes Professores Surdos a disposição da educação tão almejada nestes anos de luta.

Programação

Horário Atividade Descrição
18/03
14h00 Biblioteca Publica Municipal Abertura
Abertura

Abertura do Evento

14h15 Biblioteca Publica Municipal Atração Cultural
Exposição

Atração Cultural (Contação de História com a Professora Lucimar)

14h30 Biblioteca Publica Municipal Palestra
Palestra
Elismar Bertoluci de Araujo Anastácio (Lora Bertoluci), Shirley Vilhalva

A Importância da Biblioteca, da Leitura e Informação na Construção da Cidadania

15h30 Biblioteca Publica Municipal Entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes
Exposição

Entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes à Bibliotecária Marlene Lurdes Golin Zanin

16h00 Biblioteca Publica Municipal Homenagens
Exposição

Entrega de Homenagens às Pessoas, Instituições que desenvolvem ações e projetos que envolvam as questões do livro, da leitura e que são parceiras da APBMS.

17h00 Biblioteca Publica Municipal Encerramento
Encerramento

Encerramento do Dia do Bibliotecário 2017

Inscrições

Organizador

  • Associação Profissional de Bibliotecários de Mato Grosso do Sul
    A APBMS é uma associação civil, cultural, sem objetivos econômicos, fundada e constituída em 1978 com a finalidade de congregar os bibliotecários do Estado de Mato Grosso do Sul, para a defesa e prestígio da classe e da profissão, promovendo outros sim, o desenvolvimento da Biblioteconomia. Curta nossa página em https://www.facebook.com/apbms

    Entre em contato
    Entre em contato

Apoio

Filiada à