O evento "Corrida Ecológica Plogging Campo Grande - MS" é ação esportiva não competitiva que visa desenvolver a responsabilidade ambiental nos indivíduos participantes ao mesmo que estimula a prática esportiva visando a inclusão social de diversos públicos e o estímulo à promoção da cidadania em preservar o meio ambiente. A proposta é realizar o evento em uma região com ampla natureza na zona periférica da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.
A união da ecologia com esporte é denominada plogging. A prática surgiu na Suécia através do sueco Erik Ahlström que aderiu a prática de recolher lixos pelo caminho enquanto realizava suas corridas. A ideia desta iniciativa sustentável é muito simples: os participantes (ploggers) saem para rua com um saco de lixo com a ideia de recolher os desperdícios que encontrarem durante a prática esportiva.
O objetivo é realizar dois eventos no ano de 2022 em regiões periféricas da cidade com orientações sobre a importância do descarte correto do lixo e sobre reciclagem, bem como os benefícios da atividade física.
A proposta está alinhada à categoria Esporte como Participação Social, que visa atender propostas que propiciam a prática esportiva de forma ampla, aberta a pessoas de diferentes idades e grupos, voltados à integração social, à valorização da identidade cultural e/ou inserção social de públicos vulneráveis.
Tendo em vista que a ação busca estimular os moradores das regiões periféricas que possuem espaços para prática esportiva mas não o fazem por falta de estímulo e/ou por questão do ambiente ser sujo de lixo urbano, a ação visa servir de incentivo à prática por meio da ação que pode gerar moradores multiplicadores do ato de caminhar/correr enquanto recolhem o lixo que encontram pelo caminho, melhorando a saúde e ajudando o meio ambiente.
Os benefícios para os participantes do plogging na questão da saúde consistem em: aumento de energia e a capacidade física ao melhorar a oxigenação do organismo; aumento da densidade óssea e diminui o risco de padecer osteoartrite e osteoporose e que; quando corremos queimamos calorias, mas também ao terminar o exercício.
Público-alvo
Moradores de regiões no entorno de áreas de proteção ambiental que principalmente tenham pista de corrida e caminhada.
Local
A proposta inicial é de realizar a atividade em avenidas de regiões periféricas que possuem pista de caminhada e/ou ciclovia justamente para incentivar a prática esportiva, sendo como ponto de partida a UEMS, locada na: Avenida Dom Antonio Barbosa, 4155, com terino no CEA Imbirussu, na Avenida Amaro Castro Lima, 2200 - Campo Grande - MS.