DIABETES MELLITUS 360º

DIABETES MELLITUS 360º

Faça sua inscrição
De 14 a 16 de setembro Todos os dias das 19h30 às 21h30

Sobre o Evento

O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio multissistêmico caracterizado por hiperglicemia resultante de problemas na produção/secreção de insulina pelo pâncreas (DM 1) ou na resposta dos órgãos-alvo à ação desse hormônio (DM 2). Entre os 2 principais tipos de diabetes, o DM2 é o mais comum, afetando 95% dos pacientes portadores da doença, já o DM1 corresponde a 5% dos casos e pode ter origem autoimune ou idiopática. Sabe-se que a Diabetes tem diversas facetas e está associada a várias doenças crônicas, como intolerância à glicose, dislipidemia, obesidade, aterosclerose, hipertensão e outras doenças cardiovasculares e neurológicas. O evento, que abordará os aspectos endócrinos, cardiovasculares, neurológicos, pediátricos, sociais, nutricionais e do exercício do Diabetes Mellitus, visa promover a difusão do assunto no meio acadêmico entre estudantes e profissionais da saúde, além de na comunidade em geral.

Palestrantes

  • Prof. Dr. Ricardo Rodrigues
  • Profª. Drª. Nadia Carla Cheik
  • Prof. Dr, Diogo Fernandes dos Santos
  • Prof. Dra. Sandra Regina Xavier
  • Prof. Dr. João Lucas O'Connell
  • Profª. Drª. Letícia Ribeiro de Oliveira

Programação

19h35 - Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Fisiopatologia do Diabetes Mellitus Palestra
Local: Youtube

-

20h35 - Prof. Dr. João Lucas O'Connell Repercussões cardiovasculares do Diabetes Mellitus Palestra
Local: Youtube

-

19h35 - Prof. Dr, Diogo Fernandes dos Santos Repercussões neurológicas da Diabetes Mellitus Palestra
Local: Youtube

-

20h35 - Profª. Drª. Nadia Carla Cheik Diabetes Mellitus: Os efeitos do Exercício Físico na Prevenção e Tratamento Palestra
Local: YouTube

-

19h35 - Profª. Drª. Letícia Ribeiro de Oliveira Aspectos da Diabetes Mellitus na Pediatria Palestra
Local: Youtube

-

20h35 - Prof. Dra. Sandra Regina Xavier Diabetes Mellitus e hormônios femininos: qual a relação? Premiação
Local: Youtube

-

Organizador

Evento Diabetes mellitus 360°

- LICES: A Liga de Ciências do Exercício na Saúde (LICES), consiste em uma Liga Acadêmica Multidisciplinar, sem fins lucrativos, com atuação integrada e vinculada à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI) da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, é composta por alunos do curso de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia. Nosso objetivo é enaltecer o trabalho multidisciplinar e discutir temas relacionados a áreas da saúde, através de reuniões científicas e realizações de eventos, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento do processo acadêmico e científico.

- Cardioliga: A Liga Acadêmica de Cardiologia (Cardioliga) é composta por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sem fins lucrativos, a liga busca por meio de linhas de estudo promover projetos de pesquisa e extensão na área de cardiologia. Durante as reuniões, são feitas discussões de casos clínicos, aulas de atualização e compartilhamento de experiências práticas junto a especialistas na área a fim de contribuir com o processo de construção acadêmico e científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais a todo profissional da saúde.

- LAEND: A Liga Acadêmica de Endocrinologia (LAEND) é composta por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sem fins lucrativos, a liga une alunos em atividades de ensino, projetos de pesquisa e extensão na área de endocrinologia e metabologia. Durante as reuniões, são feitas discussões de casos clínicos, aulas de atualização e compartilhamento de experiências práticas junto a especialistas na área a fim de contribuir com o processo de construção acadêmica e científica e o desenvolvimento de habilidades essenciais a todo profissional da saúde.

- IFMSA SCORA: A IFMSA Brazil (traduzida para Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil) da Universidade Federal de Uberlândia tem como missão reunir estudantes de Medicina para debater, atuar e liderar em iniciativas acerca de prevenção e promoção à saúde, qualificada e equânime, de acordo com os direitos humanos, promovendo um impacto positivo na sociedade. Pautados nos valores de humanização, união, ética, equidade e cidade, a instituição objetiva permitir aos alunos a troca de experiências nacionais e internacionais, que agreguem novos conhecimentos, promovam respeito à diversidade e compreensão da realidade médica local e global para formar estudantes de medicina mais humanizados, com o objetivo de promover saúde e melhoria social.

- LAPED: A Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED) é composta por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sem fins lucrativos, a liga une alunos em atividades de ensino, projetos de pesquisa e extensão na área de endocrinologia e metabologia. Durante as reuniões, são feitas discussões de casos clínicos, aulas de atualização e compartilhamento de experiências práticas junto a especialistas na área a fim de contribuir com o processo de construção acadêmica e científica e o desenvolvimento de habilidades essenciais a todo profissional da saúde.

- LANNc: A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (LANNc) é composta por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sem fins lucrativos, a liga une alunos em atividades de ensino, projetos de pesquisa e extensão nas áreas de neurologia e neurocirurgia. Durante as reuniões, são feitas discussões de casos clínicos, aulas de atualização e compartilhamento de experiências práticas junto a especialistas na área a fim de contribuir com o processo de construção acadêmica e científica e o desenvolvimento de habilidades essenciais a todo profissional de saúde.