É com grande satisfação que convidamos os professores e os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário CESMAC a participarem da primeira atividade referente ao Projeto Diálogos Internacionais.
O projeto visa promover o contato com pesquisadores de universidades estrangeiras, os quais apresentarão temas jurídicos e de áreas afins, objetos de suas respectivas investigações, por meio de sessões de teleconferência. Nas sessões, os professores e alunos terão a oportunidade de dialogar com os pesquisadores convidados, expressando-se nos idiomas de origem, promovendo seu desenvolvimento acadêmica para além das fronteiras do país, com a comodidade que a tecnologia nos permite.
Nossa primeira vídeoconferência será com o professor Peter Larsen, da Universidade de Luzern (Suíça), que falará sobre " UNESCO WORLD HERITAGE SYSTEM AND HUMAN RIGHTS".
Peter Bille Larsen ingressou na Universidade de Lucerna em 2012. Ele tem um PhD em Antropologia Social e Estudos de Desenvolvimento do Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e Desenvolvimento (Genebra) e da École des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris), seguido por uma bolsa de estudos da Universidade de Oxford.
Ele tem um forte interesse na interseção entre conservação ambiental e questões relacionadas a eqüidade social, incluindo o trabalho no campo da política e prática do Patrimônio Mundial, os padrões internacionais de direitos e a antropologia das organizações internacionais.
Isso levou ao trabalho em abordagens de conservação socialmente inclusivas, direitos indígenas e o papel e a prática de organizações internacionais e ONGs. Os principais locais de trabalho de campo incluem a Amazônia peruana, o Vietnã e arenas políticas globais. Ele trabalhou extensivamente com organizações internacionais, ONGs e organizações de base comunitária, buscando aprofundar a análise antropológica de instituições e práticas, enquanto traduzia insights antropológicos em melhores práticas no campo. Teoricamente, seus interesses abrangem a antropologia ambiental, a ecologia política e os estudos de patrimônio crítico, bem como as teorias de sistemas globais. Trabalhos recentes incluem análises teóricas e aplicadas sobre políticas ambientais, abordagens baseadas em direitos e teoria da governança.
A sessão será em inglês e não haverá tradução, visto que um dos objetivos do projeto é permitir a vivência de sala de aula em idioma estrangeiro. Aproveite a oportunidade! Inscreva-se e participe!