Diálogos sobre a Dança como profissão hoje

10 de novembro de 2020, 18h30 até 1 de dezembro de 2020, 20h00

Informações

Diálogos sobre a dança como profissão hoje: coreografar, vestir, iluminar e produzir é uma ação que integra a Residência Artística Planta Baixa contemplada pelo Prêmio Funarte Descentrarte e realizado pela COproduções Culturais e Artísticas em parceria com o NEPARC.

Composta por quatro lives, essa série de diálogos conta com a presença de profissionais renomados para falar sobre sua atuação nos dias de hoje, promovendo e democratizando a discussão sobre coreografia, iluminação, figurino e produção cultural para a dança.

As lives acontecem às 18:30 via Zoom (para os inscritos) e com transmissão livre via Youtube.

10/11 – COREOGRAFAR com Alex Neoral

Alex Neoral iniciou seus estudos em dança em 1994. Fez parte de companhias cariocas como: Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou. Em 2000, fundou a FOCUS CIA DE DANÇA, que é, atualmente, uma das cias mais atuantes do Brasil, já se apresentou em mais de 90 cidades nacionais, e em mais de 10 países. Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos destacando a remontagem de "PATHWAYS" para o CityDance Ensemble de Washington DC, peças inéditas para Teatro Bolshoi no Brasil, Cia Nós da Dança e para a São Paulo Cia de Dança, além de musicais e peças teatrais. Em 2016, sua cia foi agraciada com a Comenda Ordem do Mérito Cultural, o prêmio mais importante do Ministério da Cultura.

17/11 – ILUMINAR com Milton Giglio

Milton Giglio é formado em iluminação cênica pelo Instituto Nacional de Artes Cênicas, trabalhou com diretores como: Márcio Aurélio; Cibele Forjas; Sidnei Cruz; Rubens Correia; Moacyr Goes; Antônio Abujamra e, Antônio de Bonis. E com Lia Rodrigues por 19 anos, como diretor de palco e iluminação, em tournées por 19 países. Desenvolveu trabalhos com Ana Vitória Dança Contemporânea, Balé do Theatro Municipal do RJ e Balé do Teatro Guaíra de Curitiba. Foi responsável pela iluminação do Festival Panorama da Dança (1992-1998), Baile de Gala do Copacabana Palace (1996-2019), Espaço Brasil em Paris (2005). Em 1996 ingressou na GE (General Eletric) para cursar iluminação aplicada à arquitetura, onde mantem um escritório voltado para projetos de iluminação para exposições de artes visuais e iluminação Arquitetural.

24/11 – VESTIR com Ney Madeira

Ney Madeira é Arquiteto (EAU – UFF), Mestre em Teatro (UNIRIO), Cenógrafo e Figurinista há mais de trinta anos, com aproximadamente trezentos trabalhos em teatro, musicais, óperas, dança e carnaval. Com diversas indicações e prêmios de Melhor Figurino: Shell (2018), Botequim Cultural (2019), Zilka Salaberry (2014), Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro – APTR (2009), Mambembe (1997) e Coca-Cola (1992 e 1998). Participou da representação brasileira na Quadrienal de Praga em 2011 (Prêmio Triga de Ouro) e em 2019. Há 20 anos atua como professor universitário em cursos de teatro, cinema, design de interiores e figurino nas universidades Estácio de Sá, Senai Cetiqt, Universo e Veiga de Almeida.

01/12 – PRODUZIR com Camila Oliveira e Marcella Alves

Camila Oliveira é Bacharel e Licenciada em Dança pela UFV em 2019. Atua como webdesigner e produtora cultural no Neparc em eventos artísticos/acadêmicos, residências coreográficas, produção de espetáculos e videodança. Em 2020 iniciou o mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFV, com estudos sobre intervenções artísticas em espaços urbanos, e recebeu o Prêmio Funarte Descentrarte para realização da Residência Artística Planta Baixa.

Marcella Alves é Bacharel em Dança pela UFV em 2014 e estudante de Psicanálise Clínica do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, atua na Produção Cultural desde de 2012 nas mais variadas linguagens: Dança, Teatro, Música, etc. Na produção, passou por diferentes cenários nacionais, desde grandes cidades, como Rio de Janeiro a pequenos celeiros culturais como o polo de audiovisual em Cataguases/MG. Além de produtora, desenvolve trabalhos voltados a saúde mental e educação social, tendo sempre como base as artes corporais.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Alex Neoral

Saiba mais

Milton Giglio

Saiba mais

Ney Madeira

Saiba mais

Camila de Oliveira

Saiba mais

Marcella Alves

Programação:

COREOGRAFAR com Alex Neoral Webinário

COREOGRAFAR com Alex Neoral Webinário

ILUMINAR com Milton Giglio Webinário

ILUMINAR com Milton Giglio Webinário

VESTIR com Ney Madeira Webinário

VESTIR com Ney Madeira Webinário

PRODUZIR com Camila Oliveira e Marcella Alves Webinário

PRODUZIR com Camila Oliveira e Marcella Alves Webinário

Credenciamento

Após encerradas as inscrições para cada live, será enviado um email de confirmação com todas as informações para acesso ao Zoom.
Participantes não inscritos também podem acompanhar a programação via Youtube pelo canal Neparc Viçosa.

Evento online

Link: https://www.youtube.com/channel/UCPXFMz79TM_0GIkoc2_34qA

Data: 10/11/2020 - 01/12/2020 às 18:30

NEPARC

O NEPARC, criado em 2012, tem como propósito a produção de conhecimento através de pesquisa e construção de espetáculos de Dança/Performance. Em 2015, estreou o espetáculo “Achados e Perdidos”, com as criações On_Line de Andréa Bergallo e Planta Baixa de Camila Oliveira. Se apresentou no 8° Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, InShadow, em Lisboa-Portugal com a instalação cênica Planta Baixa. Em 2019 realizou Residências Coreográficas com Vanilton Lakka-MG (Projeto Cópia), Mickael Veloso – RJ e Eduardo Torroja – Madrid – ESP (bailarino e colaborador de Win Vandekeybus/Bélgica). Aplicou a Residência Cópia (Lakka) no Inverno Cultural de São João Del Rei, no Festival De Inverno de Viçosa e em diversas Escolas Públicas da região – Zona da Mata Mineira. Em 2020, contemplado com o Prêmio Funarte Descentrarte realizará as residências coreográficas On_Line e Planta Baixa em escolas e cidades da região.

Saiba mais em www.neparc.com

Alex Neoral

Focus Cia de Dança


Iniciou seus estudos em dança em 1994. Fez parte de companhias cariocas como: Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou. Em 2000, fundou a FOCUS CIA DE DANÇA, que é, atualmente, uma das cias mais atuantes do Brasil, já se apresentou em mais de 90 cidades nacionais, e em mais de 10 países. Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos destacando a remontagem de "PATHWAYS" para o CityDance Ensemble de Washington DC, peças inéditas para Teatro Bolshoi no Brasil, Cia Nós da Dança e para a São Paulo Cia de Dança, além de musicais e peças teatrais. Em 2016, sua cia foi agraciada com a Comenda Ordem do Mérito Cultural, o prêmio mais importante do Ministério da Cultura.

Milton Giglio

Iluminador


Formado em iluminação cênica pelo Instituto Nacional de Artes Cênicas, trabalhou com diretores como: Márcio Aurélio; Cibele Forjas; Sidnei Cruz; Rubens Correia; Moacyr Goes; Antônio Abujamra e, Antônio de Bonis. E com Lia Rodrigues por 19 anos, como diretor de palco e iluminação, em tournées por 19 países. Desenvolveu trabalhos com Ana Vitória Dança Contemporânea, Balé do Theatro Municipal do RJ e Balé do Teatro Guaíra de Curitiba. Foi responsável pela iluminação do Festival Panorama da Dança (1992-1998), Baile de Gala do Copacabana Palace (1996-2019), Espaço Brasil em Paris (2005). Em 1996 ingressou na GE (General Eletric) para cursar iluminação aplicada à arquitetura, onde mantem um escritório voltado para projetos de iluminação para exposições de artes visuais e iluminação Arquitetural.

Ney Madeira

Figurinista


Arquiteto (EAU – UFF), Mestre em Teatro (UNIRIO), Cenógrafo e Figurinista há mais de trinta anos, com aproximadamente trezentos trabalhos em teatro, musicais, óperas, dança e carnaval. Com diversas indicações e prêmios de Melhor Figurino: Shell (2018), Botequim Cultural (2019), Zilka Salaberry (2014), Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro – APTR (2009), Mambembe (1997) e Coca-Cola (1992 e 1998). Participou da representação brasileira na Quadrienal de Praga em 2011 (Prêmio Triga de Ouro) e em 2019. Há 20 anos atua como professor universitário em cursos de teatro, cinema, design de interiores e figurino nas universidades Estácio de Sá, Senai Cetiqt, Universo e Veiga de Almeida.

Camila de Oliveira

COproduções


Bacharel e Licenciada em Dança pela UFV em 2019. Atua como webdesigner e produtora cultural no Neparc em eventos artísticos/acadêmicos, residências coreográficas, produção  de espetáculos e videodança. Em 2020 iniciou o mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFV, com estudos sobre intervenções artísticas em espaços urbanos, e recebeu o Prêmio Funarte Descentrarte para realização da Residência Artística Planta Baixa.

Marcella Alves

Produção Cultural


Bacharel em Dança pela UFV em 2014 e estudante de Psicanálise Clínica do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, atua na Produção Cultural desde de 2012 nas mais variadas linguagens: Dança, Teatro, Música, etc. Na produção, passou por diferentes cenários nacionais, desde grandes cidades, como Rio de Janeiro a pequenos celeiros culturais como o polo de audiovisual em Cataguases/MG. Além de produtora, desenvolve trabalhos voltados a saúde mental e educação social, tendo sempre como base as artes corporais.