Dia Mundial da Fotografia 2023:

Dia Mundial da Fotografia 2023:

Memória e Impermanência

Faça sua inscrição
Sábado, 19 de agosto de 2023 Das 16:00 às 21:00

Sobre o Evento

O NUPPI retoma as comemorações do Dia Mundial da Fotografia propondo uma reflexão a partir do tema "Memória e impermanência". O evento acontecerá dia 19 de agosto de 2023, a partir das 16h no espaço Chão SLZ e contará com a realização de uma Mesa Redonda com artistas, fotógrafos e pesquisadores da área, além de uma Sessão de fotoprojeções na parte da noite. As imagens para fotoprojeção podem ser enviadas na página de inscrição do evento até o dia 17 de agosto, a chamada está aberta para o público em geral, nacional e internacional.

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto em referência à data do anúncio oficial feito pela Academia de Ciências em Paris, reconhecendo e apresentando ao mundo a invenção do Daguerreótipo, primeira tecnologia de registro fotográfico a ser formalmente patenteada. Apesar das controvérsias envolvendo a autoria da invenção do dispositivo fotográfico, a data é uma oportunidade para celebrar e também refletir sobre a fotografia em suas múltiplas formas de existência.

O desenvolvimento da fotografia em seus mais de 184 anos de história esteve profundamente atrelado à ideia de corte temporal. Seja pela experiência comum que conecta a fotografia à capacidade de marcar um momento no tempo, ou pela possibilidade técnica instaurada de 'congelar o movimento', a relação tempo e imagem assume características específicas na técnica fotográfica. No entanto, até que ponto o corte temporal fotográfico, e a ideia de permanência a ele atrelada foram modificados pelas formas contemporâneas de produção e consumo de imagens? É possível ainda falarmos das fotografias como instrumentos da memória quando estas tendem a ser consumidas em um fluxo de substituição contínua? E, no entanto, o que permanece para além da velocidade? Que imagens são ainda capazes de retomar, rever, refazer e reconvocar o tempo, não como algo passado, mas como o que precisa ser (ainda) feito presente?

A partir destes questionamentos, desejamos instigar a reflexão tanto pela via dos relatos compartilhados, quanto pelas imagens que buscamos para compor o conjunto da fotoprojeção colaborativa, a ser apresentada na noite do evento. Será oferecida certificação para os trabalhos selecionados na convocatória da fotoprojeção e também aos ouvintes da mesa redonda. As inscrições nas duas categorias são gratuitas.


Convocatória de Ensaios Fotográficos para Fotoprojeção no Dia Mundial da Fotografia:

Está aberta a chamada para envio de imagens fotográficas para fotoprojeção em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto. A fotoprojeção será realizada de forma simultânea na cidade de São Luís, no Espaço Chão SLZ, e em Bragança, Portugal, no Laboratório de Artes na Montanha - Graça Morais, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança.

Todes podem participar e aqueles interessades devem disponibilizar para download, via link acessível, um conjunto composto por no mínimo 05 e no máximo 10 imagens, tendo como inspiração o tema "Memória e impermanência na fotografia", formando um conjunto coeso.

As inscrições para projeção de fotografias vão de 10 a 17 de agosto. As imagens selecionadas serão projetadas na noite do evento, estando implícita no ato de envio a aceitação da exibição da obra em espaço público.

Palestrantes

  • Márcio Vasconcelos
  • Silvana Mendes
  • Jandir Gonçalves

Programação

16h00 - Jandir Gonçalves, Márcio Vasconcelos, Silvana Mendes Mesa Redonda: memória e impermanência na fotografia Bate-papo
Local: Chão SLZ

A mesa redonda contará com a presença do fotógrafo Márcio Vasconcelos, da artista visual Silvana Mendes e do pesquisador Jandir Gonçalves. A partir do tema "Memória e impermanência na fotografia" propomos uma reflexão conjunta, a partir das diferentes experiências trazidas por cada um em sua prática com as imagens fotográficas.

18h00 Projeção Fotográfica Apresentação de Trabalhos
Local: Chão SLZ

Convocatória:

Está aberta a chamada para envio de imagens fotográficas para projeção no Chão SLZ, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, 2023.

Todes podem participar e aqueles interessades devem disponibilizar para download, via link acessível, um conjunto coeso, composto por no mínimo 05 e no máximo 10 imagens, tendo como inspiração o tema "Memória e impermanência na fotografia".

As inscrições para projeção de fotografias vão de 10 a 17 de agosto. As imagens selecionadas serão projetadas na noite do evento, estando implicita no ato de envio a aceitação da exibição da obra em espaço público.

Local

Chão SLZ - Rua do Giz, 167, Centro, São Luis, Maranhão,
Ver no mapa

Organizador

Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem - NUPPI

Na interseção entre os campos da arte e da comunicação, o Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI) trabalha no desenvolvimento de investigações acadêmicas e práticas artísticas envolvendo diferentes abordagens e metodologias de pesquisa relacionadas à area da imagem.