Distância e Memória

Distância e Memória

Faça sua inscrição
De 27 a 28 de abril Todos os dias das 09h00 às 12h00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

“A memória é um ser caprichoso e bizarro, comparável a uma jovem”, escreveu Schopenhauer. Caprichosa e bizarra porque não se cansa de nos enganar. Consertando as tramas de nossas vidas, à vontade. Jogando no fundo do poço do esquecimento lembranças que talvez tivesse sido melhor poder guardar, ou nos costringindo para sempre a olhar o que gostaríamos de esquecer. Essa mulher caprichosa, manipula continuamente as cores que vimos, mistura nossas visões, sons, cheiros, emoções e até pensamentos. Ela continuamente nos recria. Recria a nós e a tudo que nos rodeia, num jogo inexorável de vida e morte, onde não escolhemos o que resta, nem a forma que deve ter.
O projeto deste evento parte desta terrível consciência: não sei bem o que vivi, nem como indivíduo, nem como componente de uma identidade coletiva: só posso saber que tudo o que sei é apenas uma piada caprichosa e bizarra desta jovem menina: a memória. É nesta dimensão - e no trágico contexto de distanciamentos forçados que vivemos - que a reflexão filosófica se confunde com a artística e literária: investigar - e talvez tentar superar - as distâncias entre nós, a nossa história, o nosso passado e nossas esperanças para o futuro.

Palestrantes

  • Jonathan Molinari
  • Loiane Prado Verbicaro
  • Silvia Infranco
  • Veronica Vázquez
  • Luiz Carlos Bombassaro
  • Maurizio Pellegrin
  • Ernani Pinheiro Chaves

Programação

09h00 Mesa de Abertura Abertura
Local: online

Debate sobre Devaneios entre Filosofia e Arte.

Prof. Dr. Jonathan Molinari(Idealizador do Evento e Coordenador do Grupo de Pesquisa “Utopia e Humanismo” UFPA/FAFIL/PPGFIL).

Silvia Infranco(Artista Plástica italiana com obras de arte que versam sobre o tempo).

Prof. Drª Loiane Verbicaro((UFPA/FAFIL/PPGFIL).

Lucas Cabral(Graduando do Curso de Filosofia, Membro do Grupo de Pesquisa “Utopia e Humanismo” da UFPA e Representante da Comissão Organizadora do Evento).

10h00 Sociedade Perfeita em Campanella: um estudo sobre a Obra “A cidade do Sol” Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa do discente; 10 minutos máx.

10h20 O Homem que se Transforma em Água: a Mutabilidade da Memória e seu Distanciamento do Ser na Literatura Amazônica de Tristão Botelho Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa do discente; 10 minutos máx.

10h40 Autorretrato Dialético Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa/arte da discente; 10 minutos máx.

11h00 Marsílio Ficino sobre o Amor, Distância e Anseio pelo Conhecimento Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa do discente; 10 minutos máx.

11h20 Filosofia e Poesia: Sobre Brevidade da Vida em Tempos de Distanciamento Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa da discente; 10 minutos máx.

14h20 Memória e Temporalidade: Uma construção do sentido Mesa Temática
Local: online

Mesa temática

15h20 A Tecnologia como um Recurso de Rememoração: Uma Análise a partir da Obra Cem anos de solidão Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa da discente; 10 minutos máx.

15h40 Memória, Culpa e Barbárie em Theodor Adorno: Notas sobre 'O que significa elaborar o passado' Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa do discente; 10 minutos máx.

16h00 Distância e Memória no Romance “O Outro Caminho” de João Mohana Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa do discente; 10 minutos máx.

16h20 Carro, Carne, Brasil: Memória e Profecia em Sedução da Carne, de Júlio Bressane Apresentação
Local: online

Apresentação de pesquisa do Me.; 10 minutos máx.

16h40 Distância, Memória e o Papel da Política: Reflexões do Nosso Tempo Presente Mesa Temática
Local: online

Renan Santos (Mestrando em Filosofia UFPA/PPGFIL e Tradutor).

Veronica Vázquez (Artista Plástica).

Profª. Drª. Loiane Verbicaro (UFPA/FAFIL/PPGFIL e Mediadora).

Prof. Dra. Flávia Lemos (UFPA/PPGP).

10h00 Diálogo entre Humanismo e Arte Contemporânea Mesa Temática
Local: online

Prof. Dr. Jonathan Molinari (Idealizador do Evento e Mediador).

Prof. Dr Luiz Carlos Bombassaro (UFRGS).

Silvia Infranco (Artista Plástica).

Prof. Dr Maurizio Pellegrin (Artista e Professor da Columbia University, Diretor da New York School of the Arts e do Hub Cultural Center de NY).

Edições Anteriores

Organizador

Jonathan Molinari

Doutor em Filosofia pelo Istituto Italiano di Scienze Umane-Scuola Normale Superiore di Pisa (2012) e mestre pela Faculdade de Letras e Filosofia pela Università degli Studi di Bologna (2008). Foi bolsista do Istituto Italiano per gli Studi Filosofici (Seminari Bruniani, Warburg Institute-London), Assistente alla didattica pela Università di Bologna, Chercheur invité pela Université Catholique de Louvain (De Wulf-Mansion Centre for Ancient, Medieval and Renaissance Philosophy) e tutor da Summer School Quadrivium's Humanism and Modernity, Università di Bologna, em colaboração com o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) no Centre Jean Pépin (Paris). É membro da Società Filosofica Italiana (SFI), da Société Internationale pour l' Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM), da Society for Medieval and Renaissance Philosophy (SMRP). Desde 2012, é membro do corpo editorial do periódico Philosophia (Bollettino della Società Italiana di Storia della Filosofia) e de Dianoia (Rivista del Dipartimento di Filosofia dell'Università di Bologna). Concluiu o pós-doutorado (2016) em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) sob a supervisão do Prof. Dr. Lorenzo Mammì, tendo sido bolsista da FAPESP. Também em 2016 publicou o livro intitulado: Libertà e discordia: Pletone, Bessarione, Pico della Mirandola, pela editora Il Mulino (Bologna). Desde 2014, ministrou aulas, conferências e palestras na Europa e no Brasil. Atualmente, é Professor Adjunto no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA). É também autor do livro: L'eroismo tragico di Adamo. L'umanesimo di Pico della Mirandola (2018), publicado na Itália pela Editora 1088 Bologna University Press. Foi professor visitante na Universidade de Bolonha em fevereiro 2018 (com apoio do CNPq) e em janeiro 2019 (com apoio da Universidade de Bolonha). Foi também professor visitante no 2019 da Universidade de Florença. Desde 2018, é líder do grupo de pesquisa Humanismo e Utopia e curador e tradutor italiano do livro de Vladimir Safatle, O Circuito dos afetos (projeto aprovado e financiado pela Fapesp). È pesquisador responsável pelo projeto de intercâmbio entre o Departamento de Filosofia da Universidade de Bolonha e o Curso de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará.