O intuito dessa mesa redonda é refletir sobre os principais aspectosda sociedade tecnológica, mediante o enfoque no gênero distopia, bastante presente nas produções culturais contemporâneas na televisão e cinema.
Como uma espécie da hipérbole negativa do futuro, a distopia visa alertar para os perigos opacos do hiperdesenvolvimento tecnológico e científico, denunciando a violência relacional imperantes entre o ser humano, a natureza e a tecnologia. Assim, a mesa busca suscitar a postura de prudência ética e a repensar o modelo de ser humano, focado não no desempenho, positivismo e utilitarismo, mas na criticidade e autenticidade.
A mesa proposta integra as atividades dos Seminários de Sociologia do Trabalho e de Filosofia, Ciência e Tecnologia. Como proposta para maior dinamicidade, os estudantes dos seminários, dividindo em grupos, irão propor, de partida, perguntas e comentários, que os convidados palestrantes irão desenvolver na sua argumentação.
Os professores convidados serão Igor Gachero, professor de Sociologia do campus Nova Cruz, e o professor Ícaro Yure, doutorando em Sociologia da UFPB.