Informações

O Seminário Economia Criativa e Profissionalização do Setor Cultural é um evento que provoca a reflexão em torno dos desafios contemporâneos que atravessam as políticas culturais, o fomento e financiamento, os mercados criativos e as cadeias produtivas em seus diferentes processos de desenvolvimento. Nesse sentido, busca evidenciar as estratégias públicas, privadas e das iniciativas sociais em meio aos contextos local, nacional e internacional dos setores criativos e produtivos da arte e da cultura.

O evento terá como conferencista principal a Prof.ª Dr.ª Claudia Leitão, um dos principais nomes do Brasil e da América Latina em Economia Criativa. Ainda contará com debatedores que refletirão sob perspectivas distintas, sendo eles: a Diretora de Responsabilidade Social da Energisa, Delânia Azevedo; a produtora cultural Dina Faria; o produtor e pesquisador, Gabriel Moura; o produtor e consultor em turismo e economia criativa, Danylo Aguiar. A conferência terá mediação do pesquisador, produtor e gestor cultural, Alexandre Santos.

Em seguida, será lançado o livro “Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira”, organizado e escrito por Cláudia Sousa Leitão em coautoria com Luciana Guilherme, Luiz Antônio Oliveira e Raquel Gondim. O livro é dedicado aos ministros Gilberto Gil e Celso Furtado (in memoriam). Desde o seu título, o livro homenageia a obra seminal do economista paraibano Celso Furtado, Criatividade e dependência na civilização industrial, publicada em 1978.

A premissa deste trabalho é partir do pensamento de Furtado para retomar a criatividade como insumo do desenvolvimento brasileiro no século XXI. Em nosso contexto de grave crise política, social, econômica, ambiental e cultural, a economia criativa pode e deve disputar espaço e reconhecimento, entre as políticas públicas, para liderar a gestão competente dos recursos da cultura e da criatividade em favor do bem comum e do bem viver.

É nessa medida que o presente livro oferece ao público subsídios originais capazes de despertar interesses diversos nos mais variados agentes: gestores públicos, pesquisadores, profissionais das redes criativas, políticos, alunos e professores, empreendedores, enfim, todos aqueles compromissados com a construção do desenvolvimento sustentável baseado no envolvimento das populações em seus territórios para a superação da desigualdade, da violência e do autoritarismo.

O seminário é uma realizado pelo Fórum de Produção Cultural da Paraíba (FPC-PB), Atua Comunicação Criativa, Maracá Cidadania e Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (ObservaCult). O evento tem o apoio do Instituto Energisa, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (PROEXC/IFPB) e do Sebrae-PB.

Carregando área de inscrição

Usina Cultural Energisa

Rua João Bernardo de Albuquerque, 243

Tambiá, João Pessoa - PB

58020-565

Usina Cultural Energisa

Ver no mapa

Rua João Bernardo de Albuquerque, 243

Tambiá, João Pessoa - PB

58020-565

Observatório de Políticas Culturais - UFPB

O Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult) é um grupo de estudo, ensino, pesquisa e extensão de natureza multidisciplinar e interinstitucional, cuja finalidade é considerar a Cultura enquanto dimensão central de organização e funcionamento da vida humana – dos indivíduos, grupos, comunidades e sociedade – no mundo contemporâneo e em seus diferentes territórios. Tem como missão estudar, analisar e contribuir prática e teoricamente sobre as políticas e a gestão culturais em âmbito nacional, regional, estadual e municipal, atuando em rede nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de fomentar o debate crítico e subsidiar as políticas públicas de cultura.