Seja bem-vind@ ao EDEJAP 2022
Durante muito tempo considerada uma temática exótica e, por vezes, de segunda ordem de importância, os estudos sobre o Japão no contexto acadêmico brasileiro vem figurando há décadas nas universidades nacionais, o que veio fomentando ao longo do tempo a criação de uma robusta rede de pesquisadores, das mais variadas áreas, espalhados pelo Brasil. Tais pesquisas nos convidam a uma observação menos monolítica e mais informada desses múltiplos empenhos de força realizados ao redor do país e do mundo.
Falamos de uma série de iniciativas robustas teórica e metodologicamente, realizadas em diferentes épocas, em diferentes áreas e em diferentes configurações institucionais. Para este reconhecimento, é necessário assumir uma observação mais ampla, trazendo para uma dimensão particular o já conhecido campo dos estudos japoneses, em prol de uma observação acolhedora dos demais estudos existentes em cultura japonesa. Certamente, tal observação nos possibilitará ver a grande e plural rede de esforços constituintes dessa japanologia brasileira.
À luz de tal riqueza, a necessidade de realização de um evento de congregação parece incontornável, de modo que nós, pesquisador@s do CEA-UFF, do GHAJ/LHER-UFRJ, do MidiÁsia-UFF, do GEHJA-UFF e do Lapeco-UEL, acreditamos no poder desse diálogo e assumimos a missão de lançar esse espaço de troca de saberes: apresentamos a tod@s a primeira edição do Encontro Discente de Estudos sobre o Japão.
O evento pretende ser uma oportunidade acessível para que alunos de graduação e pós-graduação possam apresentar suas pesquisas e experiências, estejam elas nos estágios iniciais ou mais avançados. A programação contará com conferências, mesas redondas, minicursos e sessões de comunicação, visto que pretende acolher o maior número possível de interessados e ser um grande encontro de saberes.
Para inscrever seus trabalhos acesse: https://forms.gle/XKkrKZyoQT6ZdqeV7
Comissão Organizadora do EDEJAP 2022
Aline Mendes, Bárbara Carvalho, Douglas Almeida, Helmer Marra, Larissa Redditt, Luana Ueno, Krystal Urbano, Mateus Nascimento, Mayara Araújo, Renata Cabral e Robson Hideki Mori