EDEJAP

EDEJAP

Encontro Discente de Estudos Japoneses 2022

Faça sua inscrição
De 27 a 28 de outubro Todos os dias das 10h00 às 21h00

Sobre o Evento

Seja bem-vind@ ao EDEJAP 2022

Durante muito tempo considerada uma temática exótica e, por vezes, de segunda ordem de importância, os estudos sobre o Japão no contexto acadêmico brasileiro vem figurando há décadas nas universidades nacionais, o que veio fomentando ao longo do tempo a criação de uma robusta rede de pesquisadores, das mais variadas áreas, espalhados pelo Brasil. Tais pesquisas nos convidam a uma observação menos monolítica e mais informada desses múltiplos empenhos de força realizados ao redor do país e do mundo.

Falamos de uma série de iniciativas robustas teórica e metodologicamente, realizadas em diferentes épocas, em diferentes áreas e em diferentes configurações institucionais. Para este reconhecimento, é necessário assumir uma observação mais ampla, trazendo para uma dimensão particular o já conhecido campo dos estudos japoneses, em prol de uma observação acolhedora dos demais estudos existentes em cultura japonesa. Certamente, tal observação nos possibilitará ver a grande e plural rede de esforços constituintes dessa japanologia brasileira.

À luz de tal riqueza, a necessidade de realização de um evento de congregação parece incontornável, de modo que nós, pesquisador@s do CEA-UFF, do GHAJ/LHER-UFRJ, do MidiÁsia-UFF, do GEHJA-UFF e do Lapeco-UEL, acreditamos no poder desse diálogo e assumimos a missão de lançar esse espaço de troca de saberes: apresentamos a tod@s a primeira edição do Encontro Discente de Estudos sobre o Japão.

O evento pretende ser uma oportunidade acessível para que alunos de graduação e pós-graduação possam apresentar suas pesquisas e experiências, estejam elas nos estágios iniciais ou mais avançados. A programação contará com conferências, mesas redondas, minicursos e sessões de comunicação, visto que pretende acolher o maior número possível de interessados e ser um grande encontro de saberes.


Para inscrever seus trabalhos acesse: https://forms.gle/XKkrKZyoQT6ZdqeV7

Comissão Organizadora do EDEJAP 2022

Aline Mendes, Bárbara Carvalho, Douglas Almeida, Helmer Marra, Larissa Redditt, Luana Ueno, Krystal Urbano, Mateus Nascimento, Mayara Araújo, Renata Cabral e Robson Hideki Mori

Programação

10h30 Conferência de abertura com Krystal Urbano (UFF) Conferência
Local:

Reflexões sobre o espalhamento das japonesidades pop no Brasil

Krystal Urbano (UFF)

Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea da UFF, o MidiÁsia, e professora substituta do Departamento de Estudos Culturais e de Mídia da UFF. Atua com a pesquisa em torno do pop asiático no Brasil, analisando aspectos políticos e culturais dessas produções no contexto global multipolar. .

14h00 Comunicações 1 Apresentação de Trabalhos
Local:

Sessões de apresentação de trabalhos.

16h00 Comunicações 2 Apresentação de Trabalhos
Local:

Sessões de apresentação de trabalhos.

19h00 Minicurso com Jorge Leão (UFF) Minicurso
Local:

Minicurso 1: Doutrinas e Catecismos Jesuíticos no Japão: Séculos 16 e 17

Jorge Leão (UFF)

A evangelização pode ser percebida como um duplo processo de construção e desconstrução de valores éticos, simbólicos, espirituais e de padrões comportamentais das populações cristianizadas. A evangelização se deu pela transmissão de signos e ritos, mas era pela palavra que a doutrina cristã encontrava espaço para penetrar no íntimo da alma psicológica dos convertidos. Podemos compreender os catecismos enquanto gênero retórico que atendia a normatização do catolicismo tridentino, ao passo que, na prática, significavam instrumentos doutrinários da pedagogia jesuítica no que diz respeito a evangelização das populações nativas. Durante o processo de evangelização do Japão, várias doutrinas e catecismos foram introduzidos no arquipélago pelos jesuítas. No entanto, os três grandes referenciais para a catequese japonesa foram o Catecismo Breve de Francisco Xavier, a Doutrina Cristã de Marcos Jorge e o Catecismo da Fé Cristã de Alessandro Valignano. Enquanto os dois primeiros seguiam uma linha ortodoxa de doutrinação, o catecismo de Valignano era mais inovador no sentido de prezar pela refutação filosófica das crenças japonesas, como o budismo e o xintoísmo.

10h00 Mesa 1 Ásia em publicação Mesa-redonda
Local:

Mesa redonda Ásia em publicação, que contará com as participações de Richard André, professor da Universidade Estadual de Londrina e Editor da Revista Prajna de Culturas Orientais, periódico acadêmico de estudos asiáticos; Edylene Severiano, doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e diretora acadêmica do Selo CaminhoS de obras ligadas aos estudos asiáticos da Editora Desalinho Publicações; e André Bueno, professor de história da Ásia na antiguidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do selo de publicações Sobre Ontens, devotado a publicações de coletâneas de textos de estudos asiáticos no Brasil. A mesa abordará esse movimento de consolidação editorial e bibliográfica dos estudos asiáticos e os presentes serão conduzidos pela professora e pesquisadora Luana Ueno (Lapeco-UEL).

14h00 Minicurso com Mayara Araujo (UFF) Minicurso
Local:

Minicurso 2: Perspectivas da Comunicação para pensar o Japão a partir do Brasil

Mayara Araujo (UFF)

A proposta consiste em orientar os discentes em encontrar maneiras para desenvolverem pesquisas sobre o Japão a partir do Brasil. Isso implica em: conhecer os principais bancos de dados para consulta bibliográfica, periódicos que possam auxiliá-los e, principalmente, entender o que está em jogo quando se fala em geopolítica do conhecimento.

Mayara Araujo, professora substitua do departamento de Estudos Culturais e de Mídia da UFF e pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea da UFF, o MidiÁsia, no qual realiza pesquisas sobre a economia política da mídia asiática contemporânea.

16h00 Mesa 2 Circuitos nipo-brasileiros Mesa-redonda
Local:

A mesa Circuitos Nipo-Brasileiros contará com as participações de Henrique Yagui Takahashi, doutorando na Ohio State University, onde realiza pesquisas sobre os atravessamentos, encontros e imbricações culturais asiáticos e latinos nos contextos locais da América Latina; Leila Bijos, professora de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba, atuando na pós-graduação com estudos geopolíticos com foco nas relações asiáticas e asiático-brasileiras. A mesaabordará as pesquisas dos convidados, à luz da inquietação sobre esse lugar da cultura asiática em diversos contextos latinos. A atividade será conduzida pelo pesquisador Helmer Marra.

19h00 Conferência de encerramento com Kauê Otávio (UFSC e UFPR) Conferência
Local:

Estudando História do Japão Pré-Moderno no Brasil: desafios, possibilidades e conselhos de um aprendiz

Kauê Otávio (UFPR)

Mestrando em história pela Universidade Federal do Paraná e coordenador do Núcleo de Estudos Japoneses (NEJAP) da UFSC.

Carregando área de inscrição

Organizador