“A teoria da objetivação é um convite para visualizar a aprendizagem como um genuíno processo cultural-histórico coletivo” (Radford, 2021, p. 12).
A teoria da objetivação situa-se num projeto educativo diferente: vê o objetivo da educação matemática como um esforço político, social, histórico e cultural que visa a criação dialética de sujeitos reflexivos e éticos que se posicionam criticamente em discursos e práticas matemáticas históricas e culturalmente constituídas, e que ponderam novas possibilidades de ação e pensamento (Radford, 2021, p. 38).
RADFORD, Luis. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
Espaço de diálogos e práticas sobre a Teoria da Objetivação: da Educação Matemática a outras áreas e saberes
Organização:
- Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina):
- Programa de extensão "Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências"
- Curso: Tendências da Educação Matemática com os anos iniciais do Ensino Fundamental
- Colóquios de Educação Matemática PPGE/UDESC
- Grupo de pesquisa NEPESTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática
Local: Auditório Tito Sena, Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Data: 17/11/2025, das 9h às 16h.
Público alvo: professores e professoras da Educação Básica, acadêmicos de cursos de graduação em Licenciaturas; acadêmicos de cursos de Pós-graduação das áreas de Educação e Ensino; docentes e pesquisadores do Ensino Superior que tenham aproximação com o tema; comunidade escolar e acadêmica interessadas em discutir o tema.
Certificados: os participantes receberão certificado.
Forma de inscrição: pelo site ou pessoalmente, no dia do evento.
Inscrição gratuita.
Organização:
Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos - UDESC
Prof. Me. Jeferson Moizés Lima - doutorando do PPGE/UDESC
Profa. Ma. Vanessa Pâmela Tomelin - doutoranda do PPGE/UDESC