EdTechDay 2018

EdTechDay 2018

Faça sua inscrição
Sábado, 12 de maio de 2018 Das 08:00 às 17:00

Sobre o Evento

O EdTechDay será evento de Educação e Tecnologia, com intuíto de apresentar ao público Maceióense as novidades e tecnologias desse nicho de mercado que vem crescendo cada vez mais nos ultimos anos.
Serão abordados temas como: Gamificação, ambientes educacionais e tecnologias voltadas para educação.

Além disso, o EdTechDay promoverá um concurso em que os participantes apresentem alguma solução tecnológica que facilite o processo de ensino-aprendizagem na relação aluno-professor. Haverá premiação para os melhores trabalhos! Consulte aqui o edital do concurso para maiores informações.

Inscreva-se e venha participar conosco dessa experiência!

Um patrocínio de Solução Engenharia e Inforpel - Informática e Papelaria.

Palestrantes

  • Fernando Pimentel
  • Fábio Paraguaçu Duarte da Costa
  • Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos
  • Leonardo Brandão Marques
  • Ivanderson Pereira da Silva

Programação

09h00 Abertura do Evento Abertura
Local: Auditório do IC
09h30 - Fernando Pimentel Palestra 1 ED: Gamificação na educação: do conceito à aplicação Palestra
Local: Auditório do IC

Nos últimos anos estratégias de gamificação têm sido implementadas em processos educacionais, entretanto os conceitos utilizados ainda estão desfocados, quando se pensa nas epistemologias educacionais. A palestra apresenta os elementos significativos na compreensão do conceito de gamificação quando utilizada com finalidade educacional, apresentando também a realização de uma aplicação concreta dessa metodologia.

09h30 - Fábio Paraguaçu Duarte da Costa Palestra 1 Tech Palestra
Local: Auditório do IC

Palestra com o Prof. Dr. Fábio Paraguaçu

10h30 Coffee Break Coffee break
Local: Hall do IC
11h00 - Ivanderson Pereira da Silva Palestra 2 ED: Os recursos educacionais abertos: desafios e orientações Palestra
Local: Auditório do IC

A crescente profusão e difusão de recursos educacionais abertos (REA) em muitos repositórios nacionais e internacionais requer uma postura crítica e ética para sua análise e discussão das concepções e produções vigentes. Acrescido a este fato, contribuir para o desenvolvimento de novos recursos dentro de uma perspectiva de autoria compartilhada (docentes e estudantes) é de fundamental importância, uma vez que esses produtos associados às práticas educacionais abertas poderão ser importantes agentes para a apreensão dos diferentes conteúdos pelos estudantes do ensino superior. Neste cenário, a presente palestra buscará discutir os desafios e orientações para um uso efetivo desses recursos nos diferentes espaços formativos.

12h00 Intervalo Intervalo
Local: Instituto de Computação
14h00 - Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos Palestra 3 Tech: Co-designing Adaptive and Gamified Educational Systems with Teachers Palestra
Local: Auditório do IC
Researchers are increasingly interested in Gamified Intelligent Tutoring Systems (ITSs) to provide adaptive instruction and to enhance
engagement of students. However, teachers have been not considered as first-class citizens in the design of these systems. Several technical research problems arise when trying to empower teachers in designing gamified ITS, for instance, high complexity and variability to manage, need to consider theories and design practices, and need to provide simple and usable solutions. In this talk, I present a promising way to explore the use of authoring tools, ontologies, and software engineering to take advantage of both artificial intelligence techniques (mainly for aiding adaptation for students) as well as on the human intelligence of teachers to co-design gamified intelligent tutoring systems. I also present promising research opportunities that are quite important and interesting but underexplored in current research and practice in the area.
15h00 Coffee Break Coffee break
Local: Hall do IC
15h30 - Leonardo Brandão Marques Palestra 3 ED: Um framework contextualista para interpretação do comportamento com foco na operacionalização das interações Palestra
Local: Auditório do IC

Palestra com o Prof. Dr. Leonardo Marques, que apresenta um framework contextualista para interpretação do comportamento com foco na operacionalização das interações. A ideia é propor uma forma de interpretar o comportamento de modo a facilitar a interação humano-computador em diferentes aplicações.

16h30 Encerramento e Premiação do Concurso Encerramento
Local: Auditório do IC

Encerramento e anuncio dos vencedores do concurso EdTechDay

Carregando área de inscrição

Local

Instituto de Computação - Universidade Federal de Alagoas, 57072-970, Avenida Lourival Melo Mota, km 14, Cidade Universitária, Maceió, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

Equipe EdTechDay