Arte, Educação e Inclusão
A Fundação Cultural do Pará, por meio de sua Diretoria de Oficinas Culturais e Iniciação Artística (DOCIA), em articulação com a Sociedade Civil, Educadores Sociais e Instituições promove o Encontro de Arte, Educação e Inclusão no dia 30/11/2023 de 08h00 às 12h00 no Núcleo de Oficinas Curro Velho. Esta iniciativa pretende congregar experiências, informações e aparatos institucionais com propósito de discutir práticas e encaminhamentos para possíveis políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da arte, educação e inclusão social no Estado.
A Diretoria de Oficinas Culturais e Iniciação Artística, ao planejar, articular e realizar este encontro, busca cumprir o seu papel de promotora do protagonismo social no campo da arte e dos ofícios, na perspectiva da ampliação e aprimoramento das ações e mecanismos que promovem a inclusão social em nosso Estado. O objetivo desta ação é discutir e criar alinhamentos, por meio de diálogos, da troca de experiências e de articulações conjuntas, as práticas que associam: arte, educação e inclusão social no Estado do Pará.
Para o encontro, foram convidados diversos representantes de instituições que trabalham com dentro dessa perspectiva da arte. educação e inclusão como: CEPA- Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo, APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Fundação Pestalozzi do Pará, Abrigo Especial Calabriano/ URE-REI, COEES/SEDUC- Coordenadoria de Educação Especial, Movimento de EMAÚS, NACE - Núcleo de Arte Cultura e Educação / SEMEC. Além de profissionais em arte que atuam como: Adriana Cruz, Áureo DeFreitas, Cleber Cajun, Ester Sá, Marina Mota, Paulinho Maia, Salomão Habib, Waldiney Machado Bastos e Pawer Martins. Servidores da FCP como Francisco Aires, Ana Margarida e Thays Reis também participam do encontro que é aberto a todas as pessoas interessadas.
TEMA NORTEADOR: ARTE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
OBJETIVO: Discutir e criar alinhamentos, por meio do diálogo, da troca de experiências e de articulações conjuntas, as práticas que associam: arte, educação e inclusão social no Estado do Pará.
CONVIDADOS
1 - Instituições
- CEPA: Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo - Representante: Nayara Barbalho da Cruz cargo: Coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo. Mãe atípica, Coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo, é Advogada, Especialista em Autismo, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-PA, Membro da Comissão para o Autismo do Conselho Federal da OAB.
- APAE: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Representante: Natália Azeredo. Psicóloga do Centro Especializado de Assistência Social da APAE BELÉM.
- Fundação Pestalozzi do Pará - Representante: Edna Ramos Boulhosa. Diretora - UEES Lourenço filho (Fundação PESTALOZZI).
- CRIE/SEMEC: Centro de Referência em Inclusão Educacional “Gabriel Lima Mendes” - Representante: Tatiana Cristina Vasconcelos Maia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas- PPGECM. Coordenadora do Centro de Referência e Inclusão Gabriel Lima Mendes- SEMEC-Belém.
- Abrigo Especial Calabriano / URE-REI - Representante: Soraya de Almeida Guimarães. Diretora Administrativa do Abrigo Calabriano e da Unidade Especializada em Reabilitação Infantil. Assistente Social com pós graduação em Desenvolvimento Social - Econômico pelo Ministério da Integração Nacional e FAO. Especialista em Desenvolvimento Infantil.
- COEES/SEDUC: Coordenadoria de Educação Especial - Representante: Roselene Ayan Mesquita. Especialista em Educação da Coordenação de Educação Especial - COEES/SEDUC – Coordenadora em exercício.
- Movimento de EMAÚS - Representante: Cleice Maciel - Atriz/Palhaça- Grupo Palhaços Trovadores. Formação Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Pará; Professora de Arte da Secretária Estadual de Educação- SEDUC; Coordenadora de Atividades Sociopedagogicas do Movimento República de Emaús.
- NACE - Núcleo de Arte Cultura e Educação / SEMEC - Representante: Marta Ferreira e Lívia Araújo. Coordenadora do Núcleo de Arte, Cultura e Educação - NACE/Semec e Lívia Cristina Fonseca de Araújo Faro - Professora formadora do Nace/Semec.
- CIIR - Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação - Representante: Rejane Xavier.
2 – Profissionais da área de Arte
- Adriana Cruz – Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Mestra em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Artista/Professora, atua na cena teatral paraense desde 1996 como integrante do grupo teatral In Bust Teatro com Bonecos, que tem sede em Belém do Pará: o Casarão do Boneco
- Áureo DeFreitas - Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq e professor do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará - ICA e da Escola Técnica de Música da UFPA - EMUFPA. Áureo DeFreitas coordena projetos de pesquisa e coordena, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia e a Orquestra Inclusiva de Violoncelistas da EMUFPA.
- Cleber Cajum (Cleber Silva de Oliveira) - Ator, Brincante, Poeta Visual, Trabalhador do Sensível. Formado em Artes visuais pela Universidade Federal do Pará, no curso Técnico em ator da ETDFPA escola de teatro e dança do Pará. Mestrando em artes. Formação em Educação Popular em Saúde pela Fio Cruz.
- Ester Sá (Maria Ester Silva De Sá) - Atriz, Encenadora, Contadora de histórias, Escritora, Produtora, Roteirista e Cantora. Participou de Projetos de circulação nacional e regional, como o Palco Giratório (em 2005) e SESC Amazônia das Artes (em 2017) ambos pelo SESC.
- Marina Mota - Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA e especialista em Educação Especial com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado pela FIBRA. Coordenadora da Cia Passos Para Luz de dança com bailarinos com deficiência visual. É Bailarina, coreógrafa, professora de dança e editora de vídeo.
- Paulo André Maia da Cruz - Músico, educador musical e musicoterapeuta, professor dos colégios Marista Belém e Comunidade "O Mundo do Peteleco, palestrante, pesquisar e responsável por cursos e oficinas envolvendo música e ludicidade, fundador e coordenador do Cantinho Musical Irmãos Nobre, projeto de Vivências Musicais para Pais e Filhos e Belém.
- Salomão Habib - É um músico violonista brasileiro. Salomão é também pesquisador, compositor de música erudita e regional paraense, professor de musicalização e violão clássico, formado pelo Conservatório Estadual Carlos Gomes de Belém. É concertista e compositor desde 1986, possuindo trabalhos divulgados na França, Alemanha, Portugal, Cuba, Japão, Bélgica, Paraguai, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Holanda e República Tcheca.
- Pawer Martins (Pauer do Socorro Franco Martins) - Liderança e Morador nascido e criado nas pontes da comunidade da vila da barca, reconhecida Cria do Curro Velho, co-fundador, membro e conselheiro fiscal da comissão solidária vila da barca e diversos outros projetos dentro da comunidade, multi instrumentista e artista multifacetado, Licenciando em música, é professor e instrutor de percussão, violão e cavaquinho.
- Waldiney Machado Bastos - Luthier de instrumentos percussivos, em seu trabalho utiliza matéria prima reaproveitada da floresta, onde divulga seus instrumentos com a marca Batuque da Mata. Como músico percussionista, produz um trabalho autoral com música experimental, abordando diversas sonoridades e temas referentes à água e a floresta, pesquisando e buscando a originalidade que a música da Amazônia pode proporcionar. Atualmente, realiza trabalho solo em composições de suítes com música experimental que tem como temática principal a água e a floresta.
3 - Servidores da FCP e demais interessados
4 - Para Incrições utilize o cabeçalho da página
30 de novembro de 2023, 08h00 - 12h00
Teatro do Curro Velho - R.Prof. Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo, Belém - Pará
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.