A Educação Pública Ameaçada: desfinanciamento, obscurantismo, mordaça e militarização

A Educação Pública Ameaçada: desfinanciamento, obscurantismo, mordaça e militarização

Faça sua inscrição
De 28 a 30 de abril Todos os dias das 19h00 às 21h00

Sobre o Evento

Em face a atual situação da educação assolada pela COVID-19, os governantes e a elite brasileira se aproveita para promover o desmonte do ensino público sem muita resistência, visto a dispersão provocada pela pandemia. Em um contexto nacional, o ensino a distância se mostra pouco eficaz, ao passo que as escolas e seus componentes sofrem ataques obscurantistas, colocando em risco o futuro da educação no Brasil; essa conjutura se alastra pelas dimensões estaduais e municipais, onde a mordaça e a militarização das escolas é promovida a todo custo pelos poderosos.

A proposta de militarização das escolas do governo federal, concebe o autoritarismo como forma de conter a violência nas escolas, propondo entregar à militares a gestão e, também, a organização didática-pedagógica das escolas públicas municipais.

A adesão do munícipio de Maceió ao Programa das Escolas Cívico-Militares, uniu professores, estudantes, sindicalistas, pesquisadores da área da Educação para a análise do referido Programa no contexto da política educacional do governo Bolsonaro – que se fundamenta no desfinanciamento, autoritarismo, na mordaça, no empresariamento e em ideias obscurantistas. A intenção é que o seminário forneça substrato político e teórico para organizar ações em defesa do financiamento, da democracia e da não marginalização das crianças, jovens e adultos atendidos pela escola pública.

Participe!

Palestrantes

  • Celi Taffarel
  • Dani Braz
  • Nelson Gimenes
  • Consuelo Correia
  • Luiz Carlos de Freitas
  • Carolina Nozella Gama
  • Lígia Passos Feitosa
  • Luiz Gomes
  • Eudes Baima
  • Jorge Eduardo de Oliveira
  • Josefa Conceição
  • Kleber Bezerra
  • Suzana Marcolino
  • Flávio Veiga

Programação

MESA 01: A Educação Pública Brasileira: histórias de luta e resistência

A proposta da mesa é recuperar as histórias de luta e resistência protagonizadas pelos movimentos sociais em defesa da educação com relevância as principais conquistas dos movimentos e apontando problemas relativos à política e financiamento que são entraves para a construção da escola pública, laica, de qualidade para todas, todos e todes.

Às19h00 - YouTube

MESA 02: Educação é mercadoria? As empresas educacionais no contexto das políticas neoliberais

A mesa discute a influência crescente das empresas educacionais nas políticas educacionais e as consequências para a educação pública.

Às14h00 - YouTube

MESA 03: Obscurantismo, Mordaça e Desfinanciamento: política educacional no governo Bolsonaro

A mesa pretende discutir como ideias obscurantistas e autoritárias se relacionam e justificam o desfinanciamento da escola pública. 

Às19h00 - YouTube

MESA 04: Obscurantismo, Mordaça e Militarização: o projeto das escolas cívico militares do governo Bolsonaro

A mesa tem como foco do debate e análise o projeto das escolas cívico-militares, suas consequências para a educação pública e levantamento de formas de luta contra qualquer ataque que visa sucatear e suplantar a democracia dos processos pedagógicos.

Às19h00 - YouTube

Organizador

Grupo de Estudos História e Movimentos Sociais

O Grupo de Estudos História e Movimentos Sociais (GEHMOV) é um projeto desenvolvido pelo professor Luiz Gomes da Rocha. O GEHMOV atua na UNEAL Campus I desde o semestre 2019.1, onde já realizou eventos, palestras e oficinas a respeito de movimentos sociais e suas múltiplas formas de atuação na sociedade e no meio acadêmico.