A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, na sexta-feira (17/07), a 16ª aula ao vivo do curso de aperfeiçoamento em Letramento Digital e Tecnologia Educacional.
Os temas abordados serão:
Palestra 1: Educação 4.0: Desafios Tecnológicos e Educacionais
Prof. PhD. Ig Ibert Bittencourt | Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palestra 2: Sistemas Tutores Inteligentes: Como a Inteligência Artificial pode assistir estudantes e professores na aprendizagem durante o isolamento social
Prof.ª PhD. Patrícia Jaques |Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Quando?
Dia 17 de julho, sexta-feira
Que horas?
Das 14h às 17h
Onde?
No canal www.youtube.com/seducsobral
ATENÇÃO!
Antes de finalizar sua inscrição, faça uma revisão de todos os campos do formulário para evitar erros de digitação. Seu certificado será emitido conforme os dados cadastrados e enviado para o e-mail informado. Se o e-mail for digitado incorretamente, não será possível enviar seu certificado.
Palestra 1: Educação 4.0: Desafios Tecnológicos e Educacionais Palestra · Ig Ibert Bittencourt
Palestra 2: Sistemas Tutores Inteligentes: como a Inteligência Artificial pode assistir estudantes e professores na aprendizagem durante o isolamento social Palestra · Patrícia Jaques
Dia 17 de julho de 2020 (sexta-feira)
14h - no link: https://www.youtube.com/seducsobral
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
É servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem” pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. É também professor dos mestrados em ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Exerceu o cargo de diretor geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.
Ig Ibert Bittencourt é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista do CNPq DT-1D e membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (CA-DT). Em 2009, recebeu o título de Doutor pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em 2013 fez Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisador visitante em diferentes países (como Japão, Canadá, Alemanha e Brasil) e atualmente da Universidade Normal da China (2019 - 2021), considerada a melhor universidade da China para Formação de Professores. Atualmente, é Membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para Educação Brasileira - Rede IEB (desde 2016) do CIEB e em 2019, Ig Bittencourt e outros pesquisadores fundaram a Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais (ABTE), onde Ig é o presidente do Conselho Acadêmico. Desde 2017, Ig Bittencourt atua em parceria com o Ministério de Educação na concepção de Políticas de Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências.
Patrícia Jaques Maillard é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação, tendo recebido diversos prêmios de melhor artigo ou trabalho de pesquisa. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016.
A profa. Patrícia também é editora associada do IEEE Transactions on Learning Technologies (TLT) e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces, além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patrícia foi coordenadora de projetos internacionais de cooperação em pesquisa: projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e coordenadora internacional de projeto STIC-AMSUD Empatia (2018-2019). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação. É bolsista de produtividade do CNPq e membro titular do Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Ministério da Educação.