Informações

A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, na sexta-feira (17/07), a 16ª aula ao vivo do curso de aperfeiçoamento em Letramento Digital e Tecnologia Educacional.


Os temas abordados serão:

Palestra 1: Educação 4.0: Desafios Tecnológicos e Educacionais
Prof. PhD. Ig Ibert Bittencourt | Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Palestra 2: Sistemas Tutores Inteligentes: Como a Inteligência Artificial pode assistir estudantes e professores na aprendizagem durante o isolamento social
Prof.ª PhD. Patrícia Jaques |Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Quando?
Dia 17 de julho, sexta-feira

Que horas?
Das 14h às 17h

Onde?
No canal www.youtube.com/seducsobral

ATENÇÃO!
Antes de finalizar sua inscrição, faça uma revisão de todos os campos do formulário para evitar erros de digitação. Seu certificado será emitido conforme os dados cadastrados e enviado para o e-mail informado. Se o e-mail for digitado incorretamente, não será possível enviar seu certificado.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Herbert Lima

Saiba mais

Ig Ibert Bittencourt

Saiba mais

Patrícia Jaques

Programação:

Palestra 1: Educação 4.0: Desafios Tecnológicos e Educacionais Palestra · Ig Ibert Bittencourt

Palestra 2: Sistemas Tutores Inteligentes: como a Inteligência Artificial pode assistir estudantes e professores na aprendizagem durante o isolamento social Palestra · Patrícia Jaques

Credenciamento

Dia 17 de julho de 2020 (sexta-feira)
14h - no link: https://www.youtube.com/seducsobral

Secretaria da Educação de Sobral

Herbert Lima

Secretário da Educação de Sobral-CE


É servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem” pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. É também professor dos mestrados em ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Exerceu o cargo de diretor geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

Ig Ibert Bittencourt

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista do CNPq DT-1D e membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (CA-DT). Em 2009, recebeu o título de Doutor pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em 2013 fez Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisador visitante em diferentes países (como Japão, Canadá, Alemanha e Brasil) e atualmente da Universidade Normal da China (2019 - 2021), considerada a melhor universidade da China para Formação de Professores. Atualmente, é Membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para Educação Brasileira - Rede IEB (desde 2016) do CIEB e em 2019, Ig Bittencourt e outros pesquisadores fundaram a Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais (ABTE), onde Ig é o presidente do Conselho Acadêmico. Desde 2017, Ig Bittencourt atua em parceria com o Ministério de Educação na concepção de Políticas de Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências.

Patrícia Jaques

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)


Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação, tendo recebido diversos prêmios de melhor artigo ou trabalho de pesquisa. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016.

A profa. Patrícia também é editora associada do IEEE Transactions on Learning Technologies (TLT) e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces, além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patrícia foi coordenadora de projetos internacionais de cooperação em pesquisa: projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e coordenadora internacional de projeto STIC-AMSUD Empatia (2018-2019). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação. É bolsista de produtividade do CNPq e membro titular do Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Ministério da Educação.