Informações

A Formação Continuada de Fevereiro/2025 destina-se aos Servidores Públicos Municipais de Erechim/RS e tem como objetivo principal aprofundar conhecimentos e refletir sobre práticas profissionais qualificadas. Com uma abordagem voltada ao fortalecimento das competências humanas, a formação busca capacitar ainda mais os servidores para atenderem às demandas da comunidade escolar de maneira eficiente e ética. Este momento de formação é essencial para pensar coletivamente os desafios e possibilidades da Educação Municipal, consolidando o caminho já trilhado ao longo de 2021/2024.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Verenice Teresinha Lipsch

Saiba mais

Joíse de Brum Bertazzo

Saiba mais

Tamires Pereira Duarte Goulart

Saiba mais

João Paulo Massotti

Saiba mais

Jaqueline Lisbôa Lumertz

Saiba mais

Laís Cavalheiro Rigo

Saiba mais

Mônica Cristina Ferreira

Saiba mais

Daniela Gomes de Mattos Pedroso

Saiba mais

Ricardo Tavares

Saiba mais

Fernando Schena

Saiba mais

Joyce Cristina de Souza

Saiba mais

Walfrido Soares de Oliveira Júnior

Saiba mais

Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Saiba mais

Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Saiba mais

Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Saiba mais

Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Saiba mais

Marcio Tonelli Bernardes

Programação:

Abertura do Ano Letivo 2025 Abertura · Verenice Teresinha Lipsch

Entusiasmo na volta às aulas: escola espaço de convívio e aprendizagem Palestra · Marcio Tonelli Bernardes

Reflexões sobre capacitismo, inclusão e a construção de um ambiente escolar inclusivo Formação · Joíse de Brum Bertazzo

Os desafios da Educação Inclusiva Formação · Joíse de Brum Bertazzo

Sistema de Ensino - Componente Curricular Arte Abertura · Daniela Gomes de Mattos Pedroso

Sistema de Ensino - Componente Curricular Educação Física Formação · Laís Cavalheiro Rigo

Sistema de Ensino - Componente Curricular Geografia Formação · Fernando Schena

Sistema de Ensino - Componente Curricular Língua Inglesa Formação · Mônica Cristina Ferreira

Sistema de Ensino - Componente Curricular Língua Portuguesa Formação · João Paulo Massotti

Sistema de Ensino - Componente Curricular Ciências Formação · Joyce Cristina de Souza

Sistema de Ensino - Componente Curricular História Formação · Walfrido Soares de Oliveira Júnior

Sistema de Ensino - Componente Curricular Matemática Formação · Jaqueline Lisbôa Lumertz

O dia a dia do trabalho inclusivo Formação · Joíse de Brum Bertazzo

Programas Governamentais de Alfabetização e o Olhar atento para a Alfabetização Formação · Tamires Pereira Duarte Goulart

Recomposição das Aprendizagens Formação · Joyce Cristina de Souza

A Diversidade e a Inclusão no cotidiano da prática docente na EJA Formação · Tamires Pereira Duarte Goulart

O cérebro do bebê e da criança na perspectiva da Neurociência (manhã) Formação · Tamires Pereira Duarte Goulart

O cérebro do bebê e da criança na perspectiva da Neurociência (tarde) Formação · Tamires Pereira Duarte Goulart

Educação para o Século XXI Palestra · Ricardo Tavares

Acolhimento dos Professores e Servidores das Escolas (manhã) Encontro · Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Acolhimento dos Professores e Servidores das Escolas (tarde) Encontro · Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Organização dos espaços e recados administrativos (manhã) Reunião · Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Organização dos espaços e recados administrativos (tarde) Reunião · Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Credenciamento

Todos os inscritos no evento serão automaticamente credenciados pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim/RS - Setor Pedagógico, promotora do evento.

Avenida Farrapos, 603

Avenida Farrapos

Centro, Erechim - RS

99700-112

Avenida Farrapos, 603

Ver no mapa

Avenida Farrapos

Centro, Erechim - RS

99700-112

Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação

A organização do evento na plataforma foi realizada pela Coordenadora da Divisão de Projetos Educacionais Profª Luciana Aparecida Tomazoni de Oliveira.

Verenice Teresinha Lipsch

Secretaria Municipal de Educação de Erechim


Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2007). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003). Coordenadora e Professora em Cursos de Pós-Graduação na área educacional (Psicopedagogia Clínica e Institucional; Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas na Educação Básica; Formação para a Docência: Docência na Educação Infantil). Coordenadora de Cursos de Formação e Acompanhamento Pedagógico na Região Alto Uruguai. Professora convidada do Curso de Extensão: Gestão Escolar da UNOESC-Chapecó-SC. Áreas de Pesquisa e Atuação: Políticas e Gestão Educacional, Planejamento, Ética e Cidadania, Processos Educacionais, Avaliação Emancipatória, Formação de Professores, Educação Não Formal e Didática do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa. Atualmente é a Secretária Municipal de Educação de Erechim/RS.

Joíse de Brum Bertazzo

FTD - Educação


Licenciada em Educação Especial, Especialista em Gestão Educacional e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS na linha de pesquisa Educação Especial, tendo como temática de pesquisa a formação multiprofissional para atuação com sujeitos com Autismo. Na atualidade cursa Especialização em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Tem experiência profissional com docência no ensino regular na educação básica, no ensino superior e pós-graduação. Também atuou na oferta do Atendimento Educacional Especializado na rede estadual de ensino (Rio Grande do Sul) e, hoje, na rede municipal (Santa Maria/RS), além de desenvolver atividades de campo e no contexto clínico, de formação, avaliação do desenvolvimento infantil e de atendimento a pessoas com deficiência, especialmente com Transtorno do Espectro do Autismo, em parceria com suas famílias, escolas e demais profissionais. Através de cursos de formação ou estudando de forma autônoma, está sempre em busca de ampliar seus conhecimentos a respeito do autismo e da inclusão escolar.

Tamires Pereira Duarte Goulart

FTD - Educação


Professora, formadora em cursos para professores, palestrante, escritora e autora de materiais didáticos. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Psicopedagoga clínica e institucional. Pós-Graduanda em Neurociência apliacada às Tecnologias Digitais. Pós-Graduada em Gestão Escolar. Especialista em Sala de Recursos (AEE). Graduada em Letras - Português/ Inglês pela UCPEL. Graduanda em Pedagogia. Normalista com habilitação em Séries Iniciais e Educação Infantil. Tem experiência em Educação a Distância, atuou como tutora UAB do Curso de Graduação em Espanhol e como professora formadora na área do ensino no curso de Matemática, ambas experiências pela UFPEL. Além disso, tem experiência com revisão linguística, produção de material Ead e tradução. Tem interesse pela área de aquisição da linguagem, especialmente pela aquisição da fonologia e da morfologia das línguas falada e escrita e por pesquisas interdisciplinares na área da educação, que contemplem letramento, alfabetização, dificuldades de aprendizagem e aquisição do sistema escrito da língua portuguesa, Ensino Híbrido e as Metodologias Ativas, distúrbios do neurodesenvolvimento, funções executivas e o fazer inclusivo em sala de aula. Atualmente, atua como professora e da rede básica de ensino no município de Canguçu/RS, estando como supervisora na Secretaria Municipal de Educação de Canguçu. Professora ministrante de cursos livres e oficinas para professores e revisora linguística. Professora conteudista na produção de material Ead para cursos de graduação e pós-graduação. Professora conteudista de questões para provas externas e de material didático de editoras como FTD e formadora externa para cursos e palestras para professores de educação infantil, anos iniciais e finais.

João Paulo Massotti

FTD - Educação


Possui Mestrado em Letras pela URI de Frederico Wesphalen (2016). Atualmente é doutorando do PPGL da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas sobre a repressão e ditadura militar no Brasil, com foco na obra de Caio Fernando Abreu. Atuou como professor das séries finais do Ensino Fundamental, e Médio em escolas estaduais no Rio Grande do Sul. Foi professor dos Cursos Técnicos do Senac (Técnico em Transações Imobiliárias, Administração e Informática). Professor dos Cursos de Idiomas e Jovem Aprendiz do Senac. Foi docente do Curso Pré-Vestibular do POD (Programa de Oportunidades e Direitos) da rede Pró-Aprendiz do Governo Estadual. Também atuou como professor substituto no IFF Campus Santo Augusto.

Jaqueline Lisbôa Lumertz

FTD - Educação


Possui Graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), Especialização em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela ULBRA Canoas (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é professora da Graduação nos cursos de Admistração e Pedagogia e na Pós Graduação em Psicopedagogia nas Faculdades Equipe e na Pós Graduação em Engenharia da Produção, Psicopedagogia e Alfabetização e Letramento na IERGS. Tem experiência na área de Educação, Administração e Engenharia da Produção, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas:estatísca, pesquisa operacional, matemática financeira, matemática aplicada, construção dos conceitos matemáticos e os de ciências naturais, intervenção pedagógica, interdisciplinaridade, dificuldades de aprendizagem.

Laís Cavalheiro Rigo

FTD - Educação


Graduação em Educação Física - licenciatura. Especialização em Educação Física Escolar. Mestrado em Educação Física - Aspectos Pedagógicos e Sociológicos da Educação Física. Atuação com formação de professores de Educação Física. Experiência com Danças circulares e Dança Terapia para grupo de Mulheres.

Mônica Cristina Ferreira

FTD - Educação


Atua como professora de Língua Inglesa em São Paulo. Possui experiência de 15 anos como professora do Ensino Fundamental I e II na rede municipal de São Paulo e atualmente trabalha como coordenadora no Centro de Línguas (Celp). Além disso, Mônica é formadora de professores e oferece cursos para auxiliar no planejamento de aulas de inglês. 

Daniela Gomes de Mattos Pedroso

FTD - Educação


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação. Mestra em Educação pela Universidade Tuiutí do Paraná, Linha de Pesquisa Praticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura em Artes Plásticas - pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Psicomotricidade pela Fundação da Universidade Federal do Paraná. Professora de Ensino Superior. Atuou durante 15 anos como membro da equipe de Arte de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação - Curitiba. Possui 30 anos de experiência na Educação Básica. Atua principalmente nos seguintes temas: arte, artes visuais, educação e ensino de arte.

Ricardo Tavares

FTD - Educação


Executivo da área de soluções educacionais, ocupa o cargo de diretor-geral da FTD Educação, uma empresa com a qual se identifica muito e que tem como missão transformar a sociedade através da educação. O caminho que lhe trouxe até aqui passou por uma longa jornada como feirante, metalúrgico, professor e divulgador. Ainda se considero um vendedor de livros, mas também de esperança, sonhos e atitudes positivas, em essência. Mas como esses maravilhosos livros transformaram sua vida profissional e agora já assumem tantas outras formas de entrega, muito além do papel? Para falar sobre isso, precisamos de mais tempo de conversa. Estar há tantos anos no mercado editorial fez com que se apaixonasse ainda mais pela inovação como ferramenta para superar os desafios de um mundo que está em transformação numa velocidade assustadora, especialmente com a realidade da IA. A ótima notícia é que tem muita gente séria e competente para viabilizar essa transformação e ajudar nosso país a ser mais competitivo globalmente, o que só se dará através de uma educação de qualidade. 

Fernando Schena

FTD - Educação


Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Antropologia Social (UFPR), especialista em Psicanálise e Psicologia (Faculdade Metropolitana), Especialista em Gestão de Pessoas (Faculdade Metropolitana), especialista em Gestão e Engenharia Ambiental (UFPR) e bacharel em Geografia (UFPR). Atua profissionalmente como professor, escritor, consultor e empreendedor.

Joyce Cristina de Souza

FTD - Educação


Atualmente está professora de Projetos e Coordenadora Docente na Escola Professor Luiz Rosa no município de Jundiaí (SP). Nesta instituição atua como orientadora de Projetos Integradores e presta serviços de Formação de Professores uma vez que é responsável pela Orientação Didática, departamento que tem como atribuição subsidiar a prática docente, com conteúdos em palestras, oficinais e encontros formativos. Desenvolve ainda atividades de consultoria educacional  junto a empresas privadas e do terceiro setor. Em 2023 atuou como coautora da proposta pedagógica de educação integral em tempo integral no município de Benevides (Pará).  Atuou no Projeto PROL IDEB 2023, projeto coordenado pela FTD Educação com o objetivo de oferecer conteúdos referentes à estrutura e organização do SAEB. Em 2024 integrou a equipe de consultoria em currículo e na área de Ciências Naturais junto ao CENPEC no Programa Escola Nota 10 nós municípios de Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul no Mato Grosso do Sul. O projeto consistia na elaboração de jornadas formativas que apoiassem o professor no desenvolvimento de planejamento a partir dos livros do PNLD. É formada em Química e Pedagogia e atualmente cursa Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Walfrido Soares de Oliveira Júnior

FTD - Educação


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001). Professor da Educação Básica entre 1987 a 2005, professor do Ensino Superior entre 1992 a 2005, assessor pedagógico da Editora Positivo entre 2005 a 2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: História e trabalho, História e empresa, historiografia sobre trabalho, fábrica Venske e História do Brasil, ensino de História. Produtor e editor de material didático para o Ensino Básico e Ensino Superior.

Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Secretaria Municipal de Educação de Erechim


As Equipes Diretivas das 19 escolas Públicas Municipais de Erechim irão organizar com seus servidores os espaços da escola e repassar recados administrativos que julgarem necessários e importantes para o início do ano letivo e andamento das atividades.

Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Secretaria Municipal de Educação de Erechim


As Equipes Diretivas das 19 escolas Públicas Municipais de Erechim irão organizar com seus servidores os espaços da escola e repassar recados administrativos que julgarem necessários e importantes para o início do ano letivo e andamento das atividades.

Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Secretaria Municipal de Educação de Erechim


As Equipes Diretivas das 19 escolas Públicas Municipais de Erechim irão  realizar atividade de acolhimento junto aos seus professores e servidores

Equipes Diretivas das Escolas Públicas Municipais de Erechim

Secretaria Municipal de Educação de Erechim


As Equipes Diretivas das 19 escolas Públicas Municipais de Erechim irão  realizar atividade de acolhimento junto aos seus professores e servidores.

Marcio Tonelli Bernardes

FTD Educação


Formado em Educação Física e Pós-Graduado em Jogos Cooperativos. É Mestre em Práticas Docentes no Ensino Fundamental - UNIMES além de Professor do Curso de Educação Física na Universidade Metropolitana de Santos - FEFIS/UNIMES - Presencial e EaD. Professor concursado como Técnico Desportivo em Recreação e Lazer na Secretaria de Esportes de Santos. Além disso é professor Convidado em Cursos de Extensão e de Pós Graduação em SP/MG/MS e palestrante em Congressos e Eventos por todo Brasil.